SóProvas


ID
2266372
Banca
Alternative Concursos
Órgão
Câmara de Bandeirantes - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder a questão a seguir.

                    O NAVIO NEGREIRO - Castro Alves

                                          Parte IV

Era um sonho dantesco... O tombadilho

Que das luzernas avermelha o brilho,

Em sangue a se banhar.

Tinir de ferros... estalar do açoite...

Legiões de homens negros como a noite,

Horrendos a dançar...


Negras mulheres, suspendendo às tetas

Magras crianças, cujas bocas pretas Rega o sangue das mães:

Outras, moças... mas nuas, espantadas,

No turbilhão de espectros arrastadas,

Em ânsia e mágoa vãs.


E ri-se a orquestra, irônica, estridente...

E da ronda fantástica a serpente

Faz doudas espirais...

Se o velho arqueja... se no chão resvala,

Ouvem-se gritos... o chicote estala.

E voam mais e mais...


Presa nos elos de uma só cadeia,

A multidão faminta cambaleia,

E chora e dança ali!

Um de raiva delira, outro enlouquece...

Outro, que de martírios embrutece,

Cantando, geme e ri!


No entanto o capitão manda a manobra

E após, fitando o céu que se desdobra

Tão puro sobre o mar,

Diz do fumo entre os densos nevoeiros:

"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!

Fazei-os mais dançar!..."


E ri-se a orquestra irônica, estridente...

E da roda fantástica a serpente

Faz doudas espirais!

Qual num sonho dantesco as sombras voam...

Gritos, ais, maldições, preces ressoam!

E ri-se Satanás!... 


Disponível: www.poetacastroalves.blogspot.com.br Acesso: 02/12/2016.  

1. Os vocábulos orquestra e serpente foram usados metaforicamente e se referem, respectivamente, aos lamentos emitidos pelos negros maltratados e ao movimento do chicote.
2. O texto, com predomínio da linguagem coloquial, retrata o que se via e acontecia no interior de um navio negreiro.
3. As cores usadas no primeiro e no segundo verso ilustram a comiseração do homem branco para com o negro.
4. O poeta retrata o suplício da escravidão com a intenção de sensibilizar o interlocutor diante do sofrimento das “cenas” descritas.

Alternativas