SóProvas


ID
2266708
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No ambiente das organizações, o gestor é o elemento chave para o estabelecimento de um processo de mudança organizacional, devendo minimizar possíveis resistências internas.

É fundamental que o gestor saiba reconhecer as características que permitem que o processo de mudança transcorra da melhor forma possível, tais como: adaptabilidade, consciência, envolvimento, visão e objetivos claramente definidos.

Assinale a opção que apresenta o nome dado a esse conjunto de características e o nome do processo ao qual elas dão suporte.

Alternativas
Comentários
  • Mudança da cultura e do clima organizacional

    A organização é um sistema humano e complexo, com características próprias típicas da sua cultura e clima organizacional. Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resultem em motivação e produtividade. Para mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora:

     

    a)    Adaptalibilidade: Capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.

     

    b)    Senso de identidade: É o conhecimento e compreensão do passado e do presente da organização e a compreensão e compartilhamento dos seus objetivos por todos os participantes.

     

    c)    Perspectiva exata do meio ambiente: É a percepção realista e a capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente.

     

    d)    Integração entre os participantes: Para que a organização possa se comportar como um todo orgânico e integrado.

    Fonte: http://admgroup.blogspot.com.br/2012/05/desenvolvimento-organizacional.html

  • só eu que não entendo a FGV? :-(

  • Como que os objetivos claramente definidos dão suporte a mudança de cultura organizacional?????

  • Ainda que adaptabilidade seja ambíguo, consciência e envolvimento são claramente competências essenciais, o que torna o gabarito, no mínimo, inconsistente.

  • Questão genérica. Ao meu ver, aquele tipo de questão que prejudica o aluno que estudou, pois nivela quem se dedicou a estudar a teoria com que nunca viu nada. De toda forma, vamos deixar para reclamar da banca depois de empossados, ok?

    Por partes:

    “É fundamental que o gestor saiba reconhecer as características que permitem que o processo de mudança transcorra da melhor forma possível”

    Nesse trecho identificamos que o enunciado está falando sobre as forças impulsionadoras da mudança. Devemos analisar cada uma das alternativas para verificar se apresentam possíveis forças impulsionadoras da mudança. Vejamos:

    a) Capacidade Inovadora. Correto. A capacidade inovadora de uma organização atua como uma força propulsora da mudança.

    b) Competência Essencial. Errado. Competência essencial, dentro da classificação proposta Chiavenato, são as competências básicas e fundamentais para o sucesso de uma organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. Portanto, não se relaciona necessariamente à capacidade de impulsionar mudanças.

    c) Vantagem Competitiva. Errado. Corresponde aquilo que os clientes reconhecem como uma característica diferenciadora da empresa em relação ao seus concorrentes.

    d) Capacidade Inovadora. Correto.

    e) Competência Essencial. Errado.

    Ficamos entre as alternativas “A” e “D”. Vamos ler a segunda parte do enunciado:

    “Nome do processo ao qual elas dão suporte”

    As forças impulsionadoras favorecem o processo de mudança organizacional, por isso temos como gabarito a alternativa A.

    A aprendizagem organizacional (alternativa D) é uma estratégia de como implantar a mudança, não se confunde com o processo de mudança em si.

    Gabarito: A

  • HORA DE ERRAR É AGORA!!!!!!

  • Gabarito letra "A"

    Capacidade Inovadora e Processo de Mudança de Cultura Organizacional: No ambiente das organizações, o gestor é o elemento chave para o estabelecimento de um processo de mudança organizacional, devendo minimizar possíveis resistências internas.

    É fundamental que o gestor saiba reconhecer as características que permitem que o processo de mudança transcorra da melhor forma possível, tais como: adaptabilidade, consciência, envolvimento, visão e objetivos claramente definidos.

    Bons estudos

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre mudança da cultura e do clima organizacional.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    As organizações que atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos demandam diversas capacidades inovadoras que possibilitam alterar tanto a cultura quanto o clima organizacional.

    Em se tratando de clima organizacional, podemos afirmar que para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora.

    O conjunto de características que chamamos de capacidade inovadora são:

    - Adaptabilidade: capacidade de resolver problemas e de reagir de forma flexível as exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.

    - Consistência: conjunto de valores e princípios, que juntos criem o senso de identidade coletiva entre os indivíduos da organização.

    - Envolvimento: interação entre os indivíduos, o que gerará o compartilhamento e o comprometimento de todos os participantes quantos aos objetivos da organização.

    - Visão e objetivos claros: perspicácia realista através da capacidade de investigar, diagnosticar e compreender o meio ambiente e estabelecer objetivos de longo prazo.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que, conforme o observado anteriormente, segundo Chiavenato (2002, pág. 184) a capacidade inovadora e o processo de mudança de cultura organizacional englobam: adaptabilidade, consistência, envolvimento, visão e objetivos claramente definidos.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6ª ed. Rio de Janeiro (2002, pág. 184).


    Gabarito do Professor: Letra A.