SóProvas


ID
2267290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Aleppo, a maior cidade da Síria, tem estado no noticiário internacional como um eixo do carrossel de terror que roda na região, com turcos atacando curdos, tropas sírias e o Estado Islâmico, este atacando os turcos, os curdos e tropas sírias, tropas sírias atacando os turcos, os curdos e o Estado Islâmico, e ninguém se entendendo.

L. F. Veríssimo. Aleppo. In: O Globo, 8/9/2016, p. 17 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito do atual conflito na Síria.

Mencionado no texto, o Estado Islâmico é um grupo de inspiração religiosa que prega a tolerância e a convivência harmoniosa com as demais religiões.

Alternativas
Comentários
  •  

     '' que prega a tolerância e a convivência harmoniosa com as demais religiões.''

     

    HAHAHAHA

  • O item está eRrado por causa desse final "o Estado Islâmico é um grupo de inspiração religiosa que prega a tolerância e a convivência harmoniosa com as demais religiões". O ESTADO ISLÂMICO É UM GRUPO EXTREMISTA. AQUI , NÃO CABE TOLERÂNCIA, E SIM INTOLERÂNCIA.

  • Gabarito: Errado

    Parei de ler no TOLERÂNCIA.

     

    O Estado Islâmico (EI) é um grupo radical sunita (um dos ramos do Islamismo) regido pelo autoproclamado califa (sucessor de Maomé) Abu Bakr al-Bagdadi. Atualmente, domina áreas do Iraque e da Síria, impondo uma visão radical e distorcida do Islamismo. O grupo foi criado a partir do braço iraquiano da Al-Qaeda, rede responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Mas os movimentos têm relações rompidas desde 2014.

     

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/o-que-e-o-estado-islamico.html

  •  A história do grupo terrorista Estado Islâmico está relacionada com o processo de crise política que se desencadeou no Iraque após a guerra iniciada em 2003. Como sabemos, a Guerra do Iraque se deu dois anos após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, chefiados por membros da organização Al-Qaeda, então liderada por Osama Bin Laden. A Al-Qaeda possuía grande espaço de atuação no território iraquiano e em parte da Síria. O grupo Estado Islâmico nasceu como uma derivação da Al-Qaeda, fundamentado nos mesmos princípios desta organização, que remontam à ideologia pan-islâmica de Sayyid Qutb, antigo líder da Irmandade Muçulmana. Contudo, as ações do EI ficaram gradativamente mais radicais, até mesmo para os padrões da Al-Qaeda, o que provocou a separação entre as duas organizações terroristas.

    Os objetivos do Estado Islâmico é expandir o seu califado por todo o Oriente Médio, que se pautaria pela Sharia, a Lei Islâmica interpretada a partir do Alcorão, e estabelecer conexões na Europa e outras regiões do mundo, com o propósito de realizar atentados que lhes possam conferir autoridade através do terror. A concepção de Jihad, ou Guerra Santa para o Islã, que o EI possui é a mesma de outras organizações terroristas, como a Al-Qaeda ou o Hamas: expandir o modelo teocrático radical islâmico de governo pelo mundo, por meio dos métodos terroristas.

     

    GABARITO: CERTO.

     

    http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/estado-islamicogrupo-terrorista.htm

  • O grupo diz controlar uma área equivalente ao território do Reino Unido no Iraque e na Síria, a qual chama de "califado".

     

    Conheça seis fontes de renda do 'Estado Islâmico:

     

    Doações

    Petróleo

    Sequestros

    Roubo, extorsão

    IMPOSTO SOBRE MINORIAS RELIGIOSAS

    Escravidão

     

    **Estado Islâmico

     

    - É um grupo terrorista formado por jihadistas muçulmanos ultraconservadores, que defendem fundamentos radicais do islamismo, também conhecido por ISIS (Islamic State of Iraq and ash-Sham) ou Daesh (transliteração do acrônimo árabe).

     

    - Utiliza de táticas brutais contra todas as pessoas que não seguem a Sharia (lei religiosa islâmica), como a crucificação, a decapitação e outros atos que provocam a indignação e o medo em todo o mundo.

     

    - O Estado Islâmico (EI) segue os ensinamentos descritos no Alcorão.

     

    - Seu principal líder é Abu Bakr al-Baghdadi.

     

    - As atividades do grupo se concentram no Iraque e na Síria.

     

    - Os Peshmergas ou forças curdas (exército do Iraque) são inimigos do EI.

     

    - O controle sobre poços de petróleo e refinarias, a cobrança de tributos, o contrabando e resgates estão na base do financiamento das ações do Estado Islâmico.

     

  • Chorei, :). Cespe dando uma questão de graça.

     

  • Errado! Jovens Padawans!

    O Estado Islâmico é um grupo de inspiração religiosa (SIM - que prega a Sharia, Lei Islâmica) que prega a INTOLERÂNCIA e O CONFLITO com as demais religiões.

    “Poderoso ele (o ISIS - Estado Islâmico) se tornou, o lado escuro sinto NELES."

  • Claro, harmoniosos !! só decepam a cabeça, afogam, queimam vivo e atiram em quem não é Sunita.

  • HAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHA Para a pessoa errar essa questão só estando em órbita.
  • gente, essa banca dando questão de bandeja..não creio!kkkkk

  • TOLERÂNCIA? KKK O Isis decapitam Cristãos. se caíse na prova séria ótimo. 

  • QUESTÃO "PARA TUDO" ESTOU VENDO ISSO?????????

  • Tem gente que realmente acha isso?!!... Marcaram a questão como certa...kkkk

  • kkkkkkkk o que foi isso CESPE?

  • Misericórdia... 142 pessoas marcaram que sim.

    Estudar meu povo...

  • Pelo amor de Deus!

  • Sério essa questão ???

  • Questão para não zerar em atualidasdes!

  • Estado Islâmico é grupo tão intolerante que foi renegado pela al-quaeda
  • O Estado Inslâmico é uma ONG (portanto, não paga IPTU) fundada em Montes Claros, lirotal goiano, que prega a busca pela felicidade nas estrelas e a convidência pacífica com animais domésticos. Eles são veganos, amantes de incensos, do nudismo e da tolerância política. Fazem protestos pacíficos em defesa das plantinhas, não bebem, não fumam e gostam de meditar no alto de prédios públicos para chamar a atenção para o o amor e a fé. 

  • Sério que o CESPE fez isso? 

  • Atualizando: 225 marcaram certo. Isso é caso de Globo Repórter: quem são estas pessoas? Onde vivem? Do que se alimentam? Misericórdia....

     

  • E tem como lazer preferido: decapitar pessoas; sequestrar jovens e as tornarem escravas sexuais; incêndiar ou afogar presos prisioneiros em gaiolas; lançar homossexuais de prédios com os peś´amarrados; fuzilar carros aleatorios em auto estrada, entre outras formas de entreterimento. Fonte: youtube.com 

  • essa eh oficialmente a questão mais fácil que já vi de atualidades. kkkkkk pra não zerar mesmo na prova , questão dada 

  • Risos.

  • Desta vez dona CESPE se superou, agora ela virou piadista !!!  o EI é harmonioso e prega a PAZ, explodindo os outros e degolando os outros e ensinando as crianças a matarem...

     

     

     

  • kkkk que questões como essa não caia na minha prova!

  • O "E.I." é muito bonzinho...só que não!!

    :)

     

  • Aquele momento em a resposta é tão óbvia e você nem responde à questão para não gastar o limite de 10 por dia... Mas ainda vou assinar em breve o site, muito bom.

  • Nas provas do CESPE que eu faço não tem esse tipo de questão, é tudo nível SUPER-MEGA-HIPER-HARD

  • E que convivência harmoniosa.

  • "Mencionado no texto, o Estado Islâmico é um grupo de inspiração religiosa que prega a tolerância e a convivência harmoniosa com as demais religiões".

     

    Sem comentários para está afirmativa.

     

    GABARITO: E

  • queria saber quem foram essas 291 pessoas que marcaram certo? kkk
  •  Seu líder Abu Bakr al-Baghdadi, morreu ontem dia 26 de outubro de 2019. Morte confirmada hoje no dia que fiz a questão. O que isso significa?? rs

  • A organização Estado Islâmico (EI) nasceu no Iraque, a partir do contexto de profunda instabilidade que resultou da invasão dos EUA em 2003. A situação permitiu que vicejassem grupos jihadistas de vários matizes. 

    A Al Quaeda, cuja origem está vinculada à luta dos mujahedim no Afeganistão, quando da invasão da antiga União Soviética, também se instalou no Iraque. Ela foi liderada pelo jordaniano Abu Musab Al-Zarqawi (morto em 2006). Com o início da guerra civil iraquiana em 2006, o grupo rompeu com a Al-Qaeda e concentrou suas atenções no Iraque, recebendo a denominação de Estado Islâmico. 

    A primavera Árabe de 2011 deu margem a que o grupo passasse a atuar em outras regiões, primordialmente na Síria. Daí sua esfera de ação passou a ter como epicentro o Iraque e a Síria, dividida pela guerra civil. Toda a atuação do EI tem como base ideológica/filosófica o wahabismo, doutrina de Al-Wahhab que defende uma interpretação literal do Corão e de outros escritos sagrados do Islamismo. O wahabismo também é a ideologia religiosa oficial da Arábia Saudita . Há também, no ideário do EI, propostas dos salafitas, que são sunitas radicais. De qualquer forma, o fundamentalismo extremo rege as ações do Estado Islâmico. Desde 2004, a principal meta do grupo é a fundação de um Estado islâmico, ou seja, com fundamentação territorial, como um califado, um tipo de Estado islâmico liderado por um grupo de autoridades religiosas sob o comando de um líder supremo, o califa, que se acredita ser o sucessor de Maomé.

    Os participantes defendem a jihad global , tem uma interpretação antiocidental extrema do Islã, promovem a violência religiosa e consideram aqueles que não concordam com a sua interpretação como infiéis e apóstatas. O EI obriga as pessoas que vivem nas áreas que controla, sob ameaça de pena de morte, tortura ou mutilação, a se converter ao islamismo e viver de acordo com a sua interpretação do islã sunita e a charia. O grupo direciona a violência principalmente contra outros grupos muçulmanos, além dos não islâmicos.

    Portanto, é fácil perceber que a afirmativa está incorreta. Aliás, o mero conhecimento de notícias acerca das ações do EI nos permite concluir que a afirmativa não é verdadeira. Há, no entanto, que buscar fontes que corroborem a conclusão. Acerca do Terrorismo Internacional há boas publicações em formato digital e artigos elucidativos no site Stratfor , na Revista Contexto Internacional da PUC do Rio de Janeiro e no Le Monde Diplomatique. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.