-
Gabarito Certo
Em geral, mas não exclusivamente, a Europa tem sido o destino de migrantes que saem de países em conflito no Oriente Médio e de várias regiões africanas. Os migrantes fogem de conflitos armados, da perseguição política e religiosa e de situações de pobreza.Originam-se principalmente da Síria, Iraque, Afeganistão, Líbia, Nigéria e Eritreia. As principais portas de entrada são a Itália e a Grécia. Os principais destinos são a Alemanha, França, Áustria, Suécia e Inglaterra.
Comentários à prova de Atualidades da FUB
Leandro Signori
-
Considero ERRADA a questão, pois, EM GERAL o destino tem sido os países vizinhos dos conflitos e não a Europa.
-
eu acertei, mas concordo com o gabriel, a maior parte dos sírios refugiados não entram na europa, ficam na propria Ásia, nos países vizinhos.Já vi vários dados a respeito.
-
Gustavo, é só prestar atenção na parte da questão que diz "não exclusivamente", o que abre margém para outros lugares.
-
Segundo o Relatório da ONU são maiores os deslocamentos internos. Além disso:
For the third consecutive year, Turkey hosted the largest number of refugees worldwide, with 2.9 million people. The main countries of asylum for refugees were: Turkey, Pakistan, Lebannon, Iran, Uganda, Ethiopia.
Nenhum europeu. (No máximo a Turquia, país euro-asiático).
http://www.unhcr.org/dach/wp-content/uploads/sites/27/2017/06/2016_Global_Trends_WEB-embargoed.pdf
-
Keyla Angelo,
mas para usar a expressão "em geral" se esperaria que pelo menos mais da metade dos fluxos migratórios fossem para a europa, e isso não é verdade (na verdade eu diria até que 1/2 ainda é pouco para usar a expressão 'em geral', diria que a partir de 3/4 faria mais sentido utilizá-la, mas aí já é um pouco subjetivo, cada um dirá um percentual diferente). Eu diria ainda que a expressão "mas não exclusivamente" não tem nenhuma utilidade nessa afirmativa porque ninguém, com o mínimo de conhecimento sobre o mundo, esperaria que todas as correntes migratórias fossem para a Europa.
Além disso, apesar do texto usado como referência falar de refugiados, a afirmativa era sobre "correntes migratórias" o que é um termo muito mais abrangente e envolve qualquer tipo de migração (todo refugiado é um migrante, nem todo migrante é um refugiado). Como bem disse a Phoebe: "Segundo o Relatório da ONU são maiores os deslocamentos internos". Aqui mesmo na américa do sul, atualmente, há mais migrações entre os países do próprio continente do que para fora dele.
Bons Estudos.
-
Meio Lógico, né, pessoal. Questão assim, se tu ficar namorando a questão e procurando "cabelo em ovo", acaba errando. Responde pela lógica e parte para a próxima.
-
O dia 18 de dezembro marca , em várias partes do mundo, o Dia Global de Ação contra o Racismo e para os Direitos dos Migrantes, Refugiados e Pessoas Deslocadas (ou Dia Internacional dos Migrantes) .
O mundo tem visto uma movimentação crescente de migrantes por variadas razões.
A maior crise migratória, desde a segunda guerra mundial, por conta de guerras como a da Síria, desastres ambientais, perseguição por motivos religiosos, políticos e econômicos, tem acontecido desde 2014. Grande parte destes migrantes demanda o status de refugiado.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados , que foi formalmente adotada em 28 de julho de 1951 , é entendido como refugiado aquele que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas", em situações nas quais “não possa ou não queira regressar".
E, da mesma forma que a pandemia parece ser a maior crise sanitária do século, a crise dos refugiados foi entendida pela ONU como a maior crise humanitária. Em 2016, o grupo de pessoas que se deslocou de seus países fugindo de perseguições políticas e guerras chegou a 65,6 milhões.
As guerras por questões étnicas e religiosas , fome e miséria, são as causas mais constantes que levam refugiados de regiões africanas e do Oriente Médio em direção à Europa. Eles enfrentam os perigos da travessia pelo Mediterrâneo em embarcações precárias, buscando segurança e melhores condições de vida.
Há, tanto no Oriente Médio quanto em países africanos, a atuação de grupos como o auto-proclamado Estado Islâmico, que atua principalmente na Síria e no Iraque, e o Boko- Haram, que tem como alvo a população cristã da Nigéria. São grupos terroristas portanto, fazem da violência seu mecanismo de ação por excelência. E, como motor de suas ações, há uma perigosa fusão entre fanatismo religioso e objetivo político de criação ou controle do aparelho de Estado.
Pelo exposto é possível entender a afirmativa da questão como correta. Acerca da questão de refugiados há publicações importantes do ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, disponíveis em formato digital
Gabarito do Professor: CERTO.