SóProvas


ID
2267452
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando há diferença de temperatura entre duas regiões do espaço, esta tende a ser eliminada pela passagem espontânea de calor de uma região para a outra. Ao conjunto dos fenômenos responsáveis por essa passagem dá-se o nome de transmissão de calor. Estes fenômenos podem se manifestar de três formas distintas: condução, convecção e radiação. Assinale a alternativa correta sobre as formas de transmissão de calor.

Alternativas
Comentários
  • Condução Térmica: A energia calorífica é transmitida por meio de corpos sólidos que aquecem, seja pelo calor do fogo, ou pelo contato com outro mais quente. Assim, quando aquecemos um corpo sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.

    Convecção Térmica: esse tipo de transmissão de calor ocorre em substâncias que estejam no estado líquido ou gasoso. Criam-se correntes circulares chamadas de "correntes de convecção", as quais são determinadas pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o mais frio.

    Irradiação Térmica: por meio das ondas eletromagnéticas ou ondas de calor de um corpo ocorre a transferência de energia térmica. Nesse caso, as partículas elétricas de um objeto aumentam, da mesma forma que sua energia cinética.


    Fonte:https://www.todamateria.com.br/propagacao-de-calor/

  • Alguém sabe dizer o erro da letra C?

  • lei de Fourier diz que a quantidade de calor Q que atravessa uma parede, sob uma diferença de temperatura constante, é diretamente proporcional à área da secção transversal, não à superfície de transmissão.

  • a.      Condução é a transmissão de calor de uma parte para outra do mesmo tipo de corpo. Uma sequência de brises solares metálicos separados por 5 cm, por exemplo, representam bem este tipo de transmissão. O primeiro brise aquecido pelo sol resfria conduzindo o calor para o brise seguinte, uma vez que ambos são compostos pelo mesmo tipo de material. Condução é um troca de calor entre dois corpos que se tocam ou mesmo partes do corpo que estejam em temperaturas diferentes. Os corpos vão trocar calor até atingir o equilíbrio térmico. Nesse caso, como o brise inicial está sendo aquecido pelo sol, ele vai ser aquecido até que todos os brises estejam na mesma temperatura do brise que recebe sol diretamente.

    b.      Convecção é a passagem de calor de uma parte para outra de um mesmo corpo, quando há condução direta e esta age inversamente sobre a transmissão, pela tendência da parte inferior do corpo estar mais fria que a parte superior. Convecção pe a troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro fluido.

    c.      Radiação é a passagem de calor que irradia radialmente. Um forno circular composto por tijolos cerâmicos se beneficia da radiação de calor para manter sua temperatura interna. Radiação é um mecanismo de troca de calor entre dois corpos que guardam entre si uma distância qualquer, através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica. Acho que o erro está em inferir que o tijolo vai funcionar como isolante térmico, quando na verdade tudo que ele faz é diminuir o tempo da troca de calor.

    d.      Se posicionarmos um corpo quente no vácuo, isolado do contato de qualquer meio passível de ser ponderado, perceberemos que ele perderá calor por radiação, em maneira não necessariamente proporcional à diferença de temperatura entre o corpo e o meio.

    e.      A transmissão de calor por radiação obedece à chamada lei de Fourier, considerando que o fluxo térmico é diretamente proporcional à superfície de transmissão, por meio da qual se verifica a passagem de calor e o gradiente de temperatura. A lei que rege o processo de transmissão de calor por condução é a Lei de Fourier. Ela diz que a quantidade de calor (Q) que atravessa uma parede, sob uma diferença de temperatura constante, é diretamente proporcional à área da seção transversal A, à diferença de temperatura (Dq) entre as regiões separadas pela parede e ao tempo (Dt) de transmissão e inversamente proporcional à extensão atravessada, ou espessura (e) da parede.