SóProvas


ID
2267482
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos conceitos de topografia relacionados à arquitetura e à tecnologia atual de medição de terrenos e edificações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para a realização de análises topográficas voltadas à construção civil, os equipamentos mais utilizados são os taqueômetros, conhecidos também como estação total; os níveis; e os aparelhos de geoprocessamento de alta precisão. Esses instrumentos podem ser combinados de modo que um complemente o trabalho do outro.


    Evolução do antigo teodolito, as estações totais medem os ângulos horizontais e verticais e as distâncias lineares. Esse equipamento óptico e eletrônico é fixado sobre um tripé metálico e faz medições por meio de um feixe de laser e prismas. Diferentemente dos teodolitos, a estação total é capaz de armazenar os dados recolhidos e de executar alguns cálculos mesmo em campo.


    Com baixo custo e operação simplificada, o nível topográfico serve para determinar desníveis entre pontos. Também chamados de nível óptico ou equialtímetro, esses instrumentos podem ser manuais (em desuso) ou automáticos.


    No rol dos equipamentos de topografia, destacam-se ainda os aparelhos de geoprocessamento, que utilizam o sistema de posicionamento geográfico (GPS) para determinação das coordenadas. Eles podem ser pós-processados ou RTK (real time kinematic) e têm como pontos fortes a facilidade de manipulação, a agilidade de medição e a elevada precisão.


    Fonte: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/equipamentos-topograficos-uso-correto-garante-assertividade-a-obras_15864_39_0

  • Acho que o teodolito fica sobre um tripé, e aí se permite movimentar a luneta para pegar os ângulos horizontais e verticais, inclusive é necessário deixar o tripé bem nivelado para evitar erros na medição. É um instrumento óptico, tipo telescópio, luneta.

    A estação total é um teodolito digital, ele faz as medições e registra, além de utilizar esses dados gravados para gerar os cálculos automaticamente.

  • A Estação Total revolucionou a topografia no final do último século. Consiste no acoplamento de um distanciômetro à um teodolito eletrônico. Da Estação é emitido um feixe de raios laser infravermelhos que, ao refletirem num prisma colocado na distância que se deseja medir, retorna novamente para a Estação. Nesta, através do cálculo do tempo de retorno, com base na velocidade da luz, ficam memorizadas as medidas de cada ponto referência onde o refletor for posicionado. Posteriormente estes dados permitirão o processamento de mapas planimétricos e altimétricos com precisão de milímetros. A localização geográfica da Estação Total se dá com a utilização de outro equipamento complementar: o GPS — Global Positioning System. Através da trilateração espacial, localizando instantaneamente três satélites e aplicando as Leis de Kepler, os GPSs são capazes de precisar, em centímetros, qualquer ponto sobre a superfície do planeta.

    fonte: http://www.forumpatrimonio.com.br/seer/index.php/forum_patrimonio/article/view/94/86

  • teodolito: angulos verticais e horizontais

    estação total: teodolito (ang vertical e horizontal) + medidas lineares