SóProvas


ID
226783
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O achatamento da hierarquia e a simplificação de processos, na busca de maior eficiência na utilização dos recursos e redução de custos, é uma técnica conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • DOWNSIZING (achatamento em português) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária.

    Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com a Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.

    Letra D - Correta

  • A reengenharia também não leva ao achatamento e simplificação dos processos, já que diminui os níveis hierárquicos, elimina mão de obra, troca os processos atuais por processos mais simples?

    Alguém sabe mais e pode responder?

  •  A reengenraia seria reiventar/reformular os processos, começar do zero.

    A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.

  • Bom lembrar que o downsizing, normalmente, leva à terceirização (outsourcing) de processos marginais, transformando-os de custo fixo em custo variável

  • A)  vejamos o real significado:

    Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark

  • Segundo o wikipédia: Downsizing (em português: achatamento) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH).

    Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.

    A curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.

    A longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolve melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.

    O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.

    O termo downsizing também é usado para definir uma situação onde sistemas originalmente hospedados em um computador de grande porte (mainframe) são adaptados para computadores de menor porte (mini/microcomputadores) e esse processo se dá em função da redução do porte da empresa ou do aumento da capacidade computacional dos computadores de menor custo.

  • O downsizing promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial(core business) do negócio e transferir o acidental para terceiros quesaibam fazê-lo melhor e mais barato (terceirização). O enxugamento substitui a antiga cultura baseada na desconfiança –que alimentava um contingente excessivo de comandos e de controles –para uma nova cultura que incentiva a iniciativa das pessoas.

    PROFESSOR JOSÉ CARLOS OLIVEIRA DE CARVALHO





     



  • Letra D

  • O Downsizing siginifica enxugamento, ou seja, simplificação dos processos, redução.

  • Simplificação (e achatamento) dos processos é downsizing,  mudança radical destes seria REENGENHARIA.

  • O Downsizing siginifica enxugamento, ou seja, simplificação dos processos, redução de custos

  • TAMBÉM COMHECIDO POR ENXUGAMENTO (DOWNSIZING). O DOWNSIZING PROMOVE REDUÇÃO DE NÍVEIS HIERÁRQUICOS E ENXUGAMENTO ORGANIZACIONAL PARA REDUZIR AS OPERAÇÕES AO ESSENCIAL DO NEGÓCIO E TRANSFERIR O ACIDENTAL PARA TERCEIROS QUE SAIBAM FAZÊ-LO MELHOR E MAIS BARATO (TERCEIRIZAÇÃO). O ENXUGAMENTO SUBSTITUI A ANTIGA CULTURA BASEADA NA DESCONFIANÇA - QUE ALIMENTAVA UM CONTINGENTE EXCESSIVO DE COMANDOS E DE CONTROLES - PARA UMA NOVA CULTURA QUE INCENTIVA A INICIATIVA DAS PESSOAS. O POLICIAMENTO EXTERNO É SUBSTITUÍDO PELO COMPROMETIMENTO E AUTONOMIA DAS PESSOAS, ALÉM DO INVESTIMENTO EM TREINAMENTO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE.

     

     

    ESSE ''ENXUGAMENTO'' É EXATAMENTE O QUE O GOVERNO DE TEMER QUER FAZER: REDUZIR O ESTADO, PARA QUE ELE POSSA SAIR DESSA CRISE POLÍTICA E, PRINCIPALMENTE, ECONÔMICA. ELE QUER FAZER ISSO PASSANDO PARA A INICIATIVA PRIVADA ALGUMAS ATIVIDADES-FIM DO ESTADO ATRAVÉS DA TERCEIRIZAÇÃO. COM ISSO ELE CONSEGUE REDUZIR OS CUSTOS COM A MÁQUINA PÚBLICA. O MESMO OCORREU COM A CRISE DO PETRÓLEO APÓS DA CRISE FISCAL DE 70: ESTADO MÍNIMO, ENCHUGAMENTO DAS ATIVIDADES E DESCENTRALIZAÇÃO PARA A INDÚSTRIA (INICIATIVA PRIVADA).

    Não estou dando minha opnião a respeito dessa medida, estou - apenas - fazendo uma comparação para um entendimento melhor.

     

     

     

     

     

    GABARITO ''D''

  • DOWNSIZING (ENXUGAMENTO)

    SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCESSOS

    REDUÇÃO DE CUSTOS

    ACHATAMENTO DA HIERARQUIA

    BUSCA DE MAIOR EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre conceitos diversos. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que apresenta o termo que se refere ao achatamento da hierarquia e a simplificação de processos, na busca de maior eficiência na utilização dos recursos e redução de custos.

    A - incorreta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    B - incorreta. Não um consenso sobre o conceito de liderança na literatura especializada. Os principais, segundo Ribas (2013), são:

    • “É como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATO, 2006).
    • “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS, 2005).
    • “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2007).

    C - incorreta. Segundo Ribas (, palavra motivação tem origem no Latim (movere) e designa a condição do organismo que influencia a direção do comportamento.

    D - correta. Downsizing é uma estratégia que visa promover a redução de níveis hierárquicos e o enxugamento organizacional para reduzir as operações ao core business, isto é, ao negócio essencial da organização.

    E - incorreta. reengenharia pode ser definida como o redesenho de processos, readequando-se não só os processos organizacionais, mas também as estruturas, os sistemas d informação e os valores organizacionais.

    Tendo visto as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "D" é a correta.

    Fontes:

    FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

    RIBAS, A.; SALIM, C, R. Gestão de Pessoas para concursos. Brasília: Alumuus, 2013.