SóProvas


ID
2268517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito aos poderes e deveres dos administradores públicos, julgue o item que se segue.

Atos de improbidade administrativa ferem o dever de probidade dos administradores públicos e sujeitam esses administradores a punições nas esferas administrativa e penal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    -

    Lei n° 8.429/92 - CAPÍTULO III - Das Penas - Art. 12Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

    -

    Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8429.htm

    -

    -

    Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm valor em comparação com a glória que há de ser revelada em nós.  A ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Na esperança de que também a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Romanos 8:18,19 e 21 (Bíblia)

     

     

  • Muito cuidado com a redação do item!

     

    Conforme MA e VP (24ª edição), a Lei 8.429/92 prevê, quanto às penalidades pela prática de atos de improbidade administrativa, sanções de natureza administrativa (perda da função pública, proibição de contratar com o Poder Público, proibição de receber do Poder Público benefícios fiscais ou creditícios), civil (ressarcimento ao erário, perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, multa civil) e política (suspensão dos direitos políticos), e não estabelece sanções penais (lembrando que o art. 19, único crime previsto na lei, não trata de ato de improbidade). Ocorre que, muitas das condutas descritas como atos de improbidade na Lei 8.429/92, coincidem com tipos penais, ou seja, também constituem crimes, previstos em leis penais. Nesses casos, além das penalidades estabelecidas na Lei 8.429/92 para o ato de improbidade, o agente responderá na esfera penal pela mesma conduta, tipificada como crime em uma lei penal

     

    --> Como o item generalizou e não citou a lei de referência, a banca considerou como certo.

  • Errrei por achar que estava incompleta (que na verdade está), por não ter a civil.. :(

  • Quase pensei como o Franklin, mas achei que estava muito certinha e portanto somente faltando o "Civil". É complicado isso. O fato de estar incompleta a assertiva as vezes tá certa e as vezes não. =/
  • dica : uma mão tem 4 dedos ?

    certo , p o cespe questão meio q incompleta esta correto.

  • A cespe é assim, cada hora um entendimento, mas pelas várias questões que já respondi, percebi que ela considera mais CERTO que ERRADO as questões incompletas.

  • Sim, Simone Senhorinho. Também estava pensando igual a você, sempre que estou na dúvida das incompletas eu opto pela correta. Mesmo que erre algumas, a maioria está correta. Tentem observar aí quando responderem.

  • Se na questão dissesse: ...sujeitam esses administradores a punições "apenas" nas esferas administrativa e penal, aí sim estaria errada! 

  • Certo!!!

    Guerreiro, vá pegando o jeito que a banca cobra. Ela não disse SOMENTE.. EXCLUSIVAMENTE.. Pois há ainda a esfera civil. Como ela nao utilizou estas restrições, correto.

  • A colega Marina foi perfeita em seu comentário, parabéns!

     

    Bons Estudos!!!

  • Gab. Certo.

    Mesmo faltando "civil", pois a banca não disse "apenas", então está valendo o incompleto.

    É questão de raciocínio lógico. :D

  • -        REGRA, independência entre as instâncias entre si e cumulativa.

            EXCEÇÃO:  Absolvição pela negativa do fato ou da autoria

  • Questão vaga. Não é por que o adm cometeu um ato de improbidade que ele será resposabilidado penalmente.

  • Lei 429/92

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação
    específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser
    aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato
     

  • Questão mal feita. 

  • CERTO.

    LEI 8429

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (...)  

  • Da até medo de marcar certo nessas questões da cespe que faltam alguma palavra, no caso, civil rsrs

  • Incompleto não é errado!

    FFF e fiquem todos com Deus!

  • Incompleta, mas correta. O examinador não disse "apenas".
  • Esse é o tipo de questão em que você fecha o olho e marca no cartão resposta com a técnica

     u-ni-du-ni-tê.....sa-la-me-min-guê....

    kkkkkk

  • PESSOAL!!

    A maioria das questões incompletas da CESPE que vejo sao verdadeiras. Além disso, nesta questão não foi dito "apenas" ou "somente" nas esferas administrativas e penal.

    GABARITO: CERTO

  • CERTA

     

    Art. 12. INDEPENDENTEMENTE das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas ISOLADA ou CUMULATIVAMENTE, DE ACORDO COM A GRAVIDADE DO FATO: (...)

    Art. 19. CONSTITUI CRIME a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, QUANDO O AUTOR DA DENÚNCIA O SABE INOCENTE.
    Pena:
    DETENÇÃO de 6 a 10 MESES e MULTA.

  • Para CESPE questão INCOMPLETA NÃO É ERRADA!

     

    Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: CERTO

  • Isso se houver crime tipificado concomitante ao ato de improbidade.... A questão generalizou ao meu ver a questão está errada!
  • E outra coisa, a questão está dando a entender que a própria lei responsabilizará o agente por crime....e isso não é verdade!
  • Apenas complementando, a improbidade por si só não caracteriza crime (como há diversas questões tentando pegar o candidato). 

  • CORRETO

    Quem comete improbidade está SUJEITO também a punições na esfera penal. Não disse que DEVERÁ.

  • Me amarro nesse povo falando que para o cespe questão incompleta não  é questão errada kk (  responde essa lá então Q483941 )

  • A questão é certamente errada, pois existem atos de improbidade que não levam a repercussão penal. O elaborador errou ao generalizar.

    Porém, a banca manteve como certa.

     

  • Por isso é importante fazer muitas questões. Todo mundo que respondeu e errou, como eu. Leu e releu a lei e errou de "boa fé"

    A banca induziu ao erro de 2 formas:

    1 - existem atos de improbidade que não levam a repercussão penal e

    2 -pelo uso da palavra "sujeita", que abre espaço para entendimento de que "implica necessariamente em", quando, ao que parece, não foi usada nesse sentido de obrigatoriedade, apenas de sujeição.

    Gabarito: certo.

    atos de improbidade SUJEITAM o autor a repercusões civis, administrativas, políticas e até penais conforme o caso concreto.

  • Além das sanções da LIA, o agente ímprobo está sujeito a sanção civil, penal, administrativa e ética. Lembrando que na LIA não há sanção penal para quem comete ato de improbidade, somente pra quem faz a denunciação caluniosa.

    Errei a questão porque achei que ela se referia apenas à lei de improbidade.

  • De acordo com a Constituição Federal, Art. 37, § 4º : "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível."

     

    Corretíssimo

  • Lei n° 8.429/92 - CAPÍTULO III - Das Penas - Art. 12Independentemente das sanções penais, civis e administrativas .

  • Questão pegadinha. Devemos ler com calma, pois em nenhum momento houve restrição, tampouco algo que remetesse a lei 8.429.

  • administrativa, civil e penal 

    CORRETO 

  • Lei n° 8.429/92 - CAPÍTULO III - Das Penas - Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

     

    Gabarito: Certo!

     

  • Não estava escrito civil também..acabei marcando errado...

  • Faz-se necessário ressaltar que os atos de improbidade Administrativa punidos pela Lei 8479/92 são de natureza CÍVIL.

  • esqueci q no Cespe questão inconpleta não está errada

  • Essa prova tiveram várias questões incompletas que induzem ao erro.

  • Questão incompleta, mas já conhecemos a CESPE. Só acertei por conhece-la.

  • CF, art. 37, §4º 

    "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • é lembrar que para Cespe a frase: "Uma mão tem 3 dedos" está correta (se tem 5, tem 3...)

  • Verdade Alan.

  • Cespe escrota !!! rsss questão incompleta ...

  • Questão incompleta não quer dizer que está errada.

  • e civil.

  • Repararam que se a banca quiser o intem pode estar certo ??

  • ATENÇÃO!!!

    A Lei nº 8.429/92 não estabelece sanções PENAIS pela prática de improbidade administrativa. Entretanto, as penalidades nela cominadas são aplicáveis independentemente de outras sanções, previstas em outras leis.

    A Lei nº 8.429/92 estabelece sanções de natureza administrativa (perda da função pública, proibição de contratar com o Poder Público, proibição de receber do Poder Público benefícios fiscais ou creditícios), civil (ressarcimento ao erário, perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, multa civil) e política (suspensão dos direitos políticos). Grosso modo, pode-se dizer que essa lei só prevê sanções de natureza cível (em contraposição à expressão “sanção penal”).

     

  • Atos de Improb são de natureza CIVIL | Sanções podem ser de Ntza ADM, CIVIL, POLÍTICA.
    Sem palavras mágicas SOMENTE/APENAS, por isso, Certa a questão. 

  • Art. 37, §4º 

    Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  •  NA MAIORIA DA VEZES,ASSERTIVA INCOMPLETA,MAS NÃO RESTRINGE= CORRETA

  • Porra, sempre me lasco com a assertiva incompleta! 

  • Assertiva incompleta= fode a maioria

  • incompleta cespe é correta!

     

  • Incompleta não é incorreta. Ass.: CESPE. 

  • Atr. 12 (Lei de Improbidade). Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes sanções, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente. 

  • Correto. Os agentes podem ser punidos nas esferas administrativa e penal, além da cível.

    A assertiva está incompleta, mas não está errada. Estaria errada se viesse um "apenas" no final da frase.

    Pra frente!!

  • Correta a questão,mas um tanto capciosa.

     

    Sigamos...

  • Faltou o Civil... errei essa m...

  • Errei pelo verbo FERIR.

    Atos de improbidade administrativa" FEREM "o dever de probidade dos administradores .....

    Pelo Amor de Deus, onde Atos Adm ferem o dever de probidade.

    Deus na causa.

  • CORRETO

     

    Estão sujeitos à sanções penais e administrativas? Sim,  incluvise na esfera civil.

  • Andreliana,

     

    A questão não diz que atos ferem a probidade, mas que ATOS ÍMPROBOS ferem o DEVER DE PROBIDADE. 

  • Além das sanções da LIA, o agente ímprobo está sujeito a
    outras sanções de natureza civil, penal ou administrativa (art.
    12). GAB: CERTA

  • Estaria errado se dissessse apenas civil e adm... Mas como não, esta certa.
  • Aeeeeeee \o/

    Em 16/07/2018, às 10:30:01, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 09/07/2018, às 09:51:17, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 16/03/2018, às 08:39:51, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 09/02/2018, às 16:45:44, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 13/01/2018, às 20:21:41, você respondeu a opção E.Errada!

  • O problema de questões desse tipo é que dá margem pra banca escolher a resposta que quer dar...

  • Cespe sendo Cespe, aff!

  • Veja:


    "[...] sujeitam esses administradores a punições nas esferas administrativa e penal." - CERTO



    "[...] sujeitam esses administradores somente a punições nas esferas administrativa e penal." - ERRADO


    Típica questão Cespe!


    GAB. CERTO


  • Galera que está começando agora , não vai nessa de "incompleta para o CESPE não é errada " sempre não , já vi uma porrada de questão desse tipo que o gabarito veio como FALSO.

     

    A grande verdade é que esse tipo de questão vaga é loteria , pode vir considerando a regra ou pode vir considerando a exceção , por isso que toda prova é a mesma ladainha , a mesma discussão , a mesma queda de braço: chove recurso tentando anular , chove gente defendendo o gabarito.

     

    A conclusão que se chega é que você tem MAIOR CHANCE de acertar a questão se considerar essa canalhice do CESPE. Mas na hora da prova , meu conselho , se você já conseguiu marcar com segurança muitas questões , deixe esse tipo de questão em branco!  (-1) ponto pode custar muito caro.

  • E tem gente que prefere a CESPE. Em toda prova da CESPE sempre tem uma ou outra questão que a banca vai te sacanear. O foda é você ficar fora da nomeação por causa de uma questão dessas.
    Sanção civil, ok; administrativa, até vai, já que você pode perder o cargo; agora, penal é um tapa na cara de quem estuda.

  • Gabarito CErto.

    Veja a lei 8429 dispõe - Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato (...)

    Ou seja, para o ato de improbidadade há previsão de punição nas 3 esferas, embora a lei não estabeleça sanção penal.

     

  • Cuidado com as artimanhas dessa banca! Da forma como a assertiva foi escrita, ou seja, não restringindo a repercussão do ilícito às esferas administrativa e penal, mas apenas citando essas possibilidades, o gabarito é correto, porquanto, de fato, a repercussão se dá, em tese, nas esferas contidas na questão, bem como é aceitável que incida também no âmbito cível. 

  • Errei pois não lembrei que: algumas várias infrações da Lei 8.429 são comuns a alguns delitos do CP. Logo, não há óbice para que um servidor improbo responda admnistrativa e penalmente em um caso concreto. 

  • Você errou!Em 31/08/18 às 14:44, você respondeu a opção E.!

    Você errou!Em 27/12/17 às 15:41, você respondeu a opção E.!



    Parece que, dos Pokémon, eu sou o Pikachu. Tenso hein.

  • Comentário abaixo do ANDRE, perfeito...

     

    "Cuidado com as artimanhas dessa banca! Da forma como a assertiva foi escrita, ou seja, não restringindo a repercussão do ilícito às esferas administrativa e penal, mas apenas citando essas possibilidades, o gabarito é correto, porquanto, de fato, a repercussão se dá, em tese, nas esferas contidas na questão, bem como é aceitável que incida também no âmbito cível. "

     

    #LÁGRIMAS

  • A questão fala em Sanções penais e administrativa --> entende-se que o "E" restringie como se faltasse o Civil.

  • GABARITO: CERTO

     

    LIA. Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

  • Certa

    Não houve restrições

       Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

  • Não concordo com essa questão, poder ser julgado penalmente não garante que SERÁ julgado, como diz a questão.. indignada

  • Cespe: se está incompleto, não quer dizer que está errada.

  • As penas previstas na Lei de Improb. são aplicáveis ISOLADA ou CUMULATIVAMENTE.

  • Ele não falou apenas, mesmo faltando uma esfera, tá certo.

  • Questão lixo.

    "os atos de improbidade administrativa sujeitam os administradores à responsabilização cível e criminal."

    Concordo, utilizando-se do raciocínio TJCESPE, que a falta da esfera administrativa não fere o Princípio Cespe de fazer questões, devido ao famoso argumento do "minha mão tem 54 dedos e 3 narizes e bla bla bla";

    No entanto, afirmar que "os atos de improbidade adm" SUJEITAM à responsabilização cível e criminal é o mesmo que informar que todo ato de improbidade administrativa sujeita o transgressor a essas esferas.

    Tem tanta coisa que eu posso fazer, por exemplo, peculato de uso com bem infungível e não consumível (usar o carro da repartição para ir ao dentista, por exemplo), e isso não enseja responsabilidade penal alguma, niente, é fato atípico.

    O certo seria: atos de improbidade administrativa ensejam responsabilização cível e podem responsalizar o autor na esfera penal.

  • não caio mais na canalhice desta banca a questão está incompleta para induzir ao erro imagina isso na hora da prova....

  • A questão está só incompleta, mas não errada. Sanções penais, civis e administrativas previstas na LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA.

  • PARA CESPE: Questão incompleta é questão certa!!!

  • canalhas 1000 x

  • Tem dois erros nessa questão, quando não cita todas as esferas em que pode ser punido, e em dizer que os atos ferem o dever de probidade dos administradores, que também está incompleto. Não fere apenas os administradores, fere particulares que se beneficiam ou induzem o ato de improbidade. Questão ridícula

  • GABARITO CERTO

  • Questão Cespe não se deve confundir com questões múltipla escolha, embora a própria Cespe já tenha contrariado a máxima :"Incompleto não é errado."

    Cresçamos.!

  • As sanções da Lei de Improbidade Administrativa só podem ser aplicadas pelo Poder Judiciário.

    LIA só no PJ.

  • Questões incompletas para o Cespe está CORRETÍSSIMA mas para outras bancas está errada. Essa banca deveria ser investigada!

  • Meu pé têm 5 dedos. Quem têm 5 também têm 4... kkk

  • Errei essa por está incompleta. esferas administrativa e penal. Civil

  • GABARITO: CERTO

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

  • GAB: C

    porém vale ressaltar que poderá ser penalizado tbm na esfera cívil.

  • Se a banca tivesse dito que era apenas a esfera penal e administrativa, estaria errado.
  • O indivíduo que cometer ato de improbidade só será responsabilizado na esfera penal, se, e somente se, houver crime compatível para com a conduta praticada; nem todo ato de improbidade administrativa importa, também, em ilícito penal; assim sendo, julgo a assertiva errada.

    Pois, repito, o administrador que cometer ato de improbidade só será responsabilizado na esfera penal, se, e somente se, houver crime compatível com a conduta, seja no Código Penal ou na Legislação Penal Especial.

    Julgar a assertiva como correta, é o mesmo que afirmar um Direito Penal Objetivo.

    Abraço, bons estudos!

  • para cespe assertiva íncompleta´nao esta necessariamente errada

  • Inicialmente, é importante ressaltar que apesar de incompleta, a assertiva foi considerada correta pela banca examinadora. Sobre o assunto abordado na questão, vale a pena mencionar as lições de Matheus Carvalho: 

    "É cediço que as instâncias penal, administrativa e cível são independentes e que os atos de improbidade podem ser sancionados nas três instâncias. Importante saber que as sanções de improbidade previstas na Lei 8429/92 têm natureza civil, não impedindo, contudo, a apuração de responsabilidade na esfera administrativa e na esfera penal. Frise-se, portanto, mais uma vez que a natureza da ação de improbidade é cível.

    Logo, ao praticar um ato de improbidade, o servidor estará sujeitos às sanções administrativas (conforme processo administrativo disciplinar estipulado no seu estatuto), sem prejuízo da ação penal nos moldes da legislação pertinente.

    Por fim, haverá a responsabilização civil deste servidor, conforme a Lei de Improbidade Administrativa.

    As sanções de improbidade serão aplicadas mediante a propositura da Ação Civil Pública por ato de improbidade (ou, simplesmente, Ação de Improbidade). Não obstante tenha natureza de Ação Civil Pública, a Ação de Improbidade não é regulamentada pela Lei de Ação Civil Pública (Lei 7.347/85). Isso porque a própria Lei 8429/92 define os contornos dessa ação".

    Gabarito do Professor: CERTO

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 6. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2019. p. 986-987.
  • Quando estiver na dúvida sobre o item, coloque um ponto de interrogação no final.

    Na maioria das vezes, ajuda a responder.

    Atos de improbidade administrativa ferem o dever de probidade dos administradores públicos e sujeitam esses administradores a punições nas esferas administrativa e penal ? sim!!

    Gab. certo.

  • CERTO

  • Faltou civil, porém já sabemos que pra CESPE incompleta é correta.

  • Incompleta.

  • ter um dedo não significa que só tenha um! questão incompleta não é questão errada!
  • PENAL ? improbidade ?

  • Apesar da lei possuir natureza cível-administrativa, o item diz sobre SANÇÕES, e nesse caso cabe punição na esfera penal.

  • Estar sujeito a não significa que será ou acontecerá. quem sai na chuva está sujeito a se molhar... não quer dizer que vai se molhar.

    Assertiva correta. Ato de improbidade sujeita o autor a ser penalizado nas esferas administrativa e penal.

    A cível é certa, as outras possibilidades.

    GABARITO: correto.

  • Ora pode incompleta, ora não. A cespe sempre sendo cespe.

  • Minha contribuição.

    8429/92 - LIA

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

    (...)

    Abraço!!! 

  • Não é pq esta incompleta, que esta errada, oras, ainda mais para o cespe. Não restringiu, não colocou ''somente'' nem ''apenas'', portanto.. CERTO

  • No que diz respeito aos poderes e deveres dos administradores públicos, é correto afirmar que: Atos de improbidade administrativa ferem o dever de probidade dos administradores públicos e sujeitam esses administradores a punições nas esferas administrativa e penal.

  • Achei mal redigida, mas enfim, vamos q vamos

  • penal, civil e administrativo... questão incompleta não está errada

  • Certo

    CF. Artº37, § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível

    LIA, Art.12 - Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente...

  • Questão incompleta não é errada.

  • Constituição Federal

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    [...]

    § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • tá incompleto, mas tá certo

  • Quanta choradeira, e lá se vão anos de mimimi

  • FALTOU RESPONSABILIDADE CIVIL. O NOSSO PROBLEMA É ACHAR QUE IMCOMPLETA ESTÁ INCORRETA. CESPE FAZ UMA AFIRMAÇÃO DE ALGO IMCOMPLETO PRA NOS PEGAR HAHAAHHA. ERREI :(

  • Atos de improbidade administrativa ferem o dever de probidade dos administradores públicos e sujeitam esses administradores a punições nas esferas administrativa e penal. A própria lei de improbidade administrativa (lei 8.429/1992) ressalta essa independência entre as instâncias, em seu art. 12:

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato