SóProvas


ID
2268535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O processo de seleção deve ser amplamente abastecido com candidatos em potencial pelo processo de recrutamento. Este processo é um comparativo, de um lado as definições do perfil de cargo e de outro as características dos candidatos, a fim de averiguar qual deles atende as exigências do cargo (CHIAVENATO, 2006).

  • O objetivo da seleção é escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização. A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção.

     

    Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas

  • A seleção de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema de gestão de pessoas, que tem por finalidade escolher, sob metodologia específica, candidatos ao emprego recebidos pelo setor de recrutamento para o atendimento das necessidades internas da empresa.

    A seleção é o complexo de conjunto de práticas e processos usados para escolher dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais acertado para o cargo existente. O candidato mais adequado será o que trará mais resultados, tem o perfil que a empresa precisa e o que mais poderá se ajustar ao cargo

  • Gab- E . 

    Não consegui compreender muito as explicações dos colegas.  "O
    processo de seleção segundo CHIAVENATO (1999) é precedido pelo de
    recrutamento com a função de identificar o candidato mais apto a desenvolver
    as atividades propostas pelo cargo em questão ( noção de seleção com base no cargo), já competência é definida por
    GRAMIGNA (2002) como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes
    transformadas em resultados(
    seleção com base na competência)."  Com isso, concluo que o erro se encontra neste trecho:  ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão (...) . Não pode ser em ambos os casos 

  • Errado!

     

    Seleção determinada em razão dos conteúdos das atividades e requisitos relativos ao posto de trabalho é feita apenas na noção de seleção por cargos. A noção de seleção por competência leva outros aspectos em consideração, como conhecimentos e habilidades dos candidatos.

  • R: ERRADA. Caso minhas colocações estejam equivocadas, aceito opiniões, são elas que aprofundam nosso conhecimento.

    Como estamos falando em seleção, teremos que levar em consideração tanto o cargo quanto a competência. Ocorre que, a seleção poderá ser baseada dando maior atenção para um ou para outro e isso dependerá do desejo da organização. Conforme CHIAVENATO: “existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido OU as competências a serem preenchidas. Assim, de um lado, o processo seletivo baseia-se em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido OU, de outro lado, EM função das competências desejadas pela organização ... a melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e analise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção. (x =  requisitos do cargo a ser preenchido  - descrição e analise do cargo /  y = perfil das características dos candidatos - aplicação das técnicas de seleção.). Quando X é maior do que Y, dizemos que o candidato não atinge as condições ideais para ocupar um determinado cargo .... quando X e Y são =, dizemos que o candidato reúne as condições ideais para tanto ..... quando a variável Y é maior do que a X, o candidato reúne mais do que as condições necessárias para o cargo (superdotado) ..... geralmente, essa comparação exige que a descrição e analise do cargo ou a definição da competência desejada seja transformada em uma ficha de especificações que funcionará como instrumento de medida a partir da qual se possa estruturar o processo seletivo com maior rigor.”

  • O erro está no OU?

  • Gabarito: Errado.

    O erro da questão está em afirmar que o processo de seleção se respalda no cargo ou na competência, quando na verdade tanto o cargo como a competência devem ser levandos em consideração quando se realiza um processo seletivo.

  • FCC/TRF5 /ANALISTA/2012

    Todo processo de seleção de pessoal baseia-se ,fundamentalmente,na análise comparativa de dois campos:

    b)  exigências do cargo e características do candidato .(gabarito)

    SELEÇÃO :processo comparativo-->(descrição do cargo) + ( competência)

    ERRO DA QUESTÃO: Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo OU de competência

     

    SEJA  FORTE ,NÃO DESISTA !!!!

  • QUESTÃO: Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência (CORRETO)¹: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho (ERRADO)²

    ______________________________

    BASE TEÓRICA 

    ¹ Segundo Chiavenato, o processo de seleção pode ser baseado em: cargo ou competência.

    ² Quando o processo é baseado em CARGO, o objetivo primário é preencher os cargos vagos (independente dos requisítos ou competências do candidato) da organização e objetivo final é manter o nível adequado de força de trabalho.

    Quando o processo é baseado em COMPETÊNCIA, o objetivo primário é agregar competências individuais e objetivo final é aumentar o capital humano da organização.

     

    Fonte: Gestão de Pessoas- Chiavenato.

  • O que a questão afirma ->  A seleção de pessoas, tanto a baseada em cargo quanto em competências, orienta-se por dois critérios: "conteúdos das atividades e tarefas", que acredito tratar-se da definição de descrição de cargos, e "requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho", que é a definição de análise de cargos.

    Entretanto, sabe-se que o processo seletivo baseia-se na comparação objetiva de dois quesitos: de um lado os requisitos do cargo (análise de cargo) e de outro as características do candidato, obtidas por meio das técnicas de seleção. 

    Dessa forma, acredito que a questão encontra-se equivocada, tendo em vista relacionar o processo de seleção de pessoas à descrição de cargos + análise de cargos, quando o correto é que se relaciona à análise de cargos + características dos candidatos.

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim, página 128.

  • Existem duas formas de se conduzir um processo seletivo: o cargo a ser
    preenchido
    ou as competências a serem capturadas.


    Baseada em cargos;
    • Objetivo primário é preencher cargos vagos na organização.
    • Objetivo final é manter o nível adequado de força de trabalho.
    • Busca rapidez no preenchimento das vagas.
    • O indicador é o número de cargos preenchidos e força de trabalho plena
    e completa.
    • Preenchimento adequado de cargos na organização.


    Baseada em competências:
    • Objetivo primário é agregar competências individuais.
    • Objetivo final é aumentar o capital humano da organização.
    • Busca a agregação de competências necessárias à organização.
    • Novas competências aplicáveis no negócio e força de trabalho
    competente.
    • O indicador é o ingresso adequado de novas competências na
    organização.

  • Critério de comparação e de escolha na seleção de pessoal:

     

    •         Informações sobre o cargo a ser preenchido;

    •         Informações sobre os candidatos ao cargo.

  • Minha interpretação é de que realmente é possível a seleção tanto com base no cargo quanto com base na competência. No caso da seleção por cargo, de fato considera-se tanto o conteúdo (descrição), quanto os requisitos (análise). Porém, na seleção por competências o mais relevante não é o conteúdo  e os requisitos dos POSTOS DE TRABALHO, e sim como as competências do candidato podem contribuir para a organização como um todo, independentemente da existência de um posto/cargo específico.

  • Pode ter certeza quem acertar uma questão de gestão de pessoas  são na frente dos demais. Assunto chato.

  • Agora eu entendi. É errado pq ele falou " em ambos os casos" os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    Não!

    Conteúdos das atividades e tarefas é relacionado a conteúdo do cargo.

    Requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho é relacionado a compentência do cadidato. 

  • DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO CARGO                                                  PADRÕES DE DESEMPENHO                              

    - atividades a executar                                              +                     - desejados para cada atividade    

    - responsabilidades                                                                               

                                                                           

                                                          ESPECIFICAÇÕES DAS PESSOAS

                                                    - relação das qualificações pessoais necessárias

     

     

    O PROCESSO DE SELEÇÃO TRATA-SE DE UM PROCESSO DE COMPARAÇÃO ENTRE A DESCRIÇÃO DO CARGO E PADRÕES DE DESEMPENHO COM AS INFORMAÇÕES DO CANDIDATO, PARA A TOMADA DE DECISÃO.

     

     

    MODELO DE COLOCAÇÃO: CADA CANDIDATO PARA UMA VAGA.

    MODELO DE SELEÇÃO: VÁRIOS CANDIDATOS PARA UMA VAGA. (somos nós para concursos)

    MODELO DE CLASIFICAÇÃO: VÁRIOS CANDIDATOS PARA VÁRIAS VAGAS.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Na seleção são observados os requisitos do cargo a ser preenchido, fornecidos pela análise de cargo e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, obtido por meio da aplicação de técnicas de seleção.

     

  • e compentências do candidato ao cargo.

  • A seleção configura-se da seguinte maneira: vários candidatos disputando uma única vaga. É realizado uma comparação entre os candidatos (diferentes perfis), e é feito uma escolha baseado no perfil do candidato que se aproxima com as características da vaga. É feito necessáriamente rejeições e escolhas.

  • Não são critérios. É feito, na verdade, o cotejamento entre os dois.

  • Seleção baseada em cargos: Tem como obejtivo primário preencher cargos vagos na organização enquanto a baseada em competências agregar competências individuais; Como objetivo final a seleção baseada em cargos objetiva manter o nível adequado da força de trabalho a baseada em competências aumentar o capital humano da organização. Algumas outras diferenças: 

    Baseada em cargos: Rapidez no preenchimento das vagas; cargos preenchidos e força de trabalho plena e completa; preenchimento adeuqado de cargos na organização.

    Baseada em competências: Agregação de competências necessárias a organização; Novas competências aplicáveis no negócio e força de trabalho competente; Ingresso adequado de novas competências na organização.

  • Está incompleta a questão. Falta a análise do perfil com as características dos candidatos.

  • questão interpretativa: CESPE SENDO CESPE;

    OU= na realidade o termo correto era E

    Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou (e) de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho

  • Competência (CHA) é relativo ao indivíduo. 

  • Meu DEUS, n acerto uma de gestão de pessoas --'

  • Corrigindo o item:

     

    Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: naquele, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas, e neste, dos requisitos (competências) de acesso relativos ao posto de trabalho.

  • Até agora não vi nada de objetivamente teórico e preciso a respeito do erro da questão. Apenas suposições nesses comentários... se alguém de fato souber... cite a fonte por favor.

  • Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    Errada! No processo seletivo em função do cargo baseia-se em dados e informações do cargo (razão dos conteúdos das atividades e tarefas). Já o processo em função de competência será feito em função das competências desejadas pela organização.

    Segundo Chiavenato, segue as diferenças entre seleção baseada no cargo e na competência:

    Baseada no Cargo:

    preencher cargos vagos na organização, manter o nível adequado de força de trablho, rapizez no preenchimento de vagas, cargos preenchidos e força de trabalho plena e completa, preenchimento adequado de cargos nas organizações, cargos preenchidos/custos de seleção.

    Baseado em competências:

    agregar competencias individuais, aumentar o capital humano da organização, agregação de competências necessárias à organização, novas competências aplicáveis no negócio e força de trabalho competente, ingresso adequado de novas competências na organização, competências agregadas/custo de seleção.

     

  • Essa questão é perigosa exige muita atenção pois está incompleta. 

  • "Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: (corretoem ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.(errado)"

     

    Quando fundamentado por Cargo não importa o requisito, e sim mater o nível de funcionário..manter o quadro de cargos..Não há aqui uma análise de conteúdo das atividades e tarefas..é questão de efetivo/funcionário/força de trabalho

     

    Quando fundamentado por Competência importa o requisito, o patrimônio intelectual do indivíduo, e o que isso gera de forma benéfica como capital humano para a organização..

  •  Karen Estefan Dutra , Mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Educação na Universidade Del Mar (Chile), essa professora é Doutora e Mestra , porém, todo conteúdo - aprendizado- serve apenas para ela mesma. Péssima nas explicações !!!! Misericórdia, senhor Jesus !!!!!

  • Chiavenato, Gestão de pessoas, pág. 139.

     

    As bases para a Seleção de Pessoas:

     

    1. Descrição e análise do cargo. A descrição e análise do cargo constituem o levantamento dos aspectos intrínsecos (conteúdo do cargo) e extrínsecos (requisitos que o cargo exige do seu ocupante, também chamado de fatores de especificações) do cargo.A descrição e a análise do cargo proporcionam informações a respeito dos requisitos e das características que o ocupante do cargo deverá possuir para ocupá-lo adequadamente.

     

    Página 142,

     

    Mapeamento de competências

     

    Quando o processo seletivo se baseia em competências desejadas pela organização, a colheita de dados se concentra na definição das competências individuais.Uma competência constitui um repertório de comportamentos capazes de integrar, mobilizar, transferir conhecimentos, habilidades, julgamentos e atitudes que agregam valor econômico à organização e valor social à pessoa.

     

     

  • Ser bom em Gestão de pessoas e em todas as outras matérias é no mínimo Surreal! rs

  • Acertei. Eu tomei como base a palavra "podem". Corrijam-me.

  • Em ambos os casos, não.

     

    Seleção por competências é baseada na análise e descrição das competências necessárias para executar o cargo e não baseada no cargo. Analisa-se as competências que o candidato tem e se são adequadas à vaga.

     

    Ex. Vaga pra seretária, seleção baseada em competências: Deve ter diploma em secretariado, no mínimo 6 meses de experiência, falar inglês fluente, word e excel avançados, boa escrita e comunicação oral, proativa, bom relacionamento interpessoal... enfim. (se não encontrar alguém assim, não contrata ninguém até aparecer quem se encaixe nas competências exigidas pela vaga)

     

     

    A questão define a seleção baseada no cargo apenas.

     

    Quando seleciona baseado no cargo, busca-se apenas o preenchimento da vaga, manter a função ocupada e a força de trabalho funcionando normalmente, sem desfalques. 

     

    Ex. para o mesmo cargo de secretária, a seleção pode escolher dentre as candidatas, a que mais agrade, tenha mais tempo de experiencia, seja mais simpática e tenha uma boa formação (quem nem precisa ser secretariado)... enfim...

     

  • Não entendi nada, por isso maarquei E kkkkk

  •  "requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho" imagino ser no recrutamento.

    Corrijam-me se estiver errado.

    vlw.

  • Não gostei da explicação da professora Karen. Na verdade ela leu, sem explicar.

  • A leitura da professora não ajudou em absolutamente nada. Que lástima, QC! :( 

  • Gabarito Errado

     

    Em 08/03/2018, às 20:12:47, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 01/03/2018, às 10:24:33, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 20/02/2018, às 10:38:33, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 25/01/2018, às 22:36:39, você respondeu a opção C. Errada!

     

    Após errar várias vezes fui busca o conceito mais a fundo e tentar compreender a assertiva a parte que irei destacar em vermelho  que deixa a assertiva incorreta.

     

    Julgue o item a seguir, relativo a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

    Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

     

    Após  analisar com cuidado e com critério pôde perceber que a seleção é mais em especifico sobre a competência ela está envolvido com o desempenho do servidor com a administração e não as características dos cargos como está mencionando na assertiva. Agora irei transcrever o  conceito de seleção a baixo

     

    * Seleção: pode ser comparação das características dos candidatos com (1) as características do cargo a ser preenchido ou (2) com as necessidades de competências a serem capturadas pela organização. Esta última abordagem se concentra sobre a trajetória a ser percorrida pelo individuo que ocupará o cargo e os resultados que poderão ser produzidos para a organização ao longo do tempo, e não sobre as necessidades do cargo em si.

  • A grosso modo, o examinador está dizendo na questão, que a ocupação de cargo e o exercício da competência, é feita de maneira simples/relativa. O que sabemos que não é verdade. ERRADA

  • Segundo Chiavenato, nem sempre é o cargo o elemento básico de comparação para escolher os candidatos. Muitas empresas adotam as competências individuais como critério de escolha dos candidatos.

     

    Desta forma podemos observar dois modos de escolha:

    1) Pelo cargo (geralmente o escolhido pelas empresas)

    2) Pelas competências.

  • Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido ou as competências a serem preenchidas. Assim, de um lado, o processo seletivo baseia-se em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido ou, de outro lado, em função das competências desejadas pela organização.

    ERRADO.

    Chavienato.
     

  • O concurso é uma forma de recrutamento (edital) e seleção (provas).

    Seleção de pessoas = Processo de escolher PESSOAS. O melhor candidato para um determinado cargo ou empresa. 

    Para a seleção ser eficiente, depende desses conhecimentos: característica do cargo (ex: Característica do carfo de Analista Adm.), o tipo de atividade, o nível de responsabilidade e o perfil desejado. 

     

  • Questão de perturbar o juízo 

  • Ambos os casos esse é o erro

  • ERRADO

     

    A questão é fundamentada na obra de Chiavenato. Demorei a entender.... Muito confusa!

    _________________________________________________________________________________________________________________

     

    " Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido ou as competências a serem preenchidas. Assim, de um lado, o processo seletivo baseia-se em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido ou, de outro lado, em função das competências desejadas pela organização. As exigências dependem desses dados e informações para que a seleção tenha maior objetividade e precisão para preencher o cargo ou agregar as competências.Nesses termos, a seleção passa a ser configurada basicamente como um processo de comparação e de decisão."  

     

    - Adm. Geral  e pública, Chiavenato, pág. 170, ed. 2009

     

    RESUMINDO :

    Seleção com base no cargo = Baseia-se em informações sobre o cargo

    Seleção com base em competências = Baseia-se em competências desejadas pela organização.

  • Não é em ambos os casos que os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho. Ao contrário. Cada caso específico vai demandar um procedimento específico, quais sejam:

     

    seleção com base no cargo: baseia-se nas informações sobre o cargo;

    seleção com base nas competências: baseia-se nas competências desejadas pela organização.

     

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho. ERRADO.

     

    >.<

     

    Seleção - Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: 

    Seleção com base no cargo = baseia-se em informações sobre o cargo

    Seleção com base em competências = baseia-se em competências desejadas pela organização.

     

    Ou seja, não vai ser em ambos os casos pois cada um demando um procedimento específico. 

  • Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    ERRADO.

  • Quando você sentir vontade de desistir de seus sonhos lembre-se de como já esteve bem mais longe de os alcançar.

  • EM AMBOS OS CASOS NAO!!!!

    Seleção com base em competencias == baseia- se em competencias desejadas pela organização . . Identificando as competências se tem a pessoa certa, para o lugar
    certo, no momento certo.

     

  • Concordo com a Jordana.

    A questão é tão confusa, que do jeito que li, interpretei tudo junto e misturado! Depois, lendo os comentários, pude perceber que o examinador quer justamente que saibamos que os conceitos são diferentes. Ou seja:

     

    Replicando o conceito de vários colegas:

    "Seleção com base no cargo = Baseia-se em informações sobre o cargo

    Seleção com base em competências = Baseia-se em competências desejadas pela organização"

     

    [questão] Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    GAB. ERRADO

     

     

     

     

  • Professora muito insegura em certos comentários.

  • Seleção: Escolha do melhor candidato de acordo com o perfil do cargo e do emprego.

    Processo de comparação e decisão!

  • A pior professora de administração kkkkkk

  • QC, mude essa professora, pleaseeeeeeeeeee!

  • Se tirar a cola, essa professora não consegue responder a questão. kkkkk

    Aprendo mais com o comentário dos colegas.

  • QC, mude essa professora, pleaseeeeeeeeeee!

  • Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    cargo: em razão dos conteúdos das atividades e tarefas

    competência: os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho

    Cada um no seu quadrado!

  • Também não gosto das explicações dela! Nunca me esclarece, sempre fico na dúvida!

  • ERRADO!

     

     

    Segundo a explicação da professora Karen Stefan, faltou a questão mencionar a analise do cargo e as  caracteristicas dos candidatos para o cargo. Ela conceituou da seguinte forma:

     

    SELEÇÃO: escolher e classificar os candidatos adequados a necessidade da organização. Comparação entre duas variaveis que não foram mencionadas na questão de forma completa, que são:

     

    1. REQUISITOS DO CARGO: fornecidos por meio da análise dos cargos

    2. PERFIL DAS CARACTERISTICAS DOS CANDIDATOS QUE SE APRESENTAM PARA A SELEÇÃO: obtido por meio de tecnicas de seleção apropriadas.

     

    OBS: vi comentarios dizendo que não entendem nada que a professora explica, talvez por escrito possa ficar mais tranquila a compreensão do assunto!

     

     

  • o comentário da colega Super Concurseira está mais correto que a aula da professora.

    Ainda mais sendo Cespe, se uma assertiva não está completa não significa que está errada (argumento da professora)

  • QUESTÃO: Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência (CORRETO)¹em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho (ERRADO)²

    ______________________________

    BASE TEÓRICA 

    ¹ Segundo Chiavenato, o processo de seleção pode ser baseado em: cargo ou competência.

    ² Quando o processo é baseado em CARGO, o objetivo primário é preencher os cargos vagos (independente dos requisítos ou competências do candidato) da organização e objetivo final é manter o nível adequado de força de trabalho.

    Quando o processo é baseado em COMPETÊNCIA, o objetivo primário é agregar competências individuais e objetivo final é aumentar o capital humano da organização.

    FIXANDO CONTEUDO 

  • ERRADO

     

    Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

     

    Caso a seleção for  fundamentadas na noção de cargo  ---> procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas

     

    Caso a seleção for  fundamentadas na noção de competência ---> procedimentos de seleção são determinados em razão

    dos requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

     

  • Só é pensar: competência é da pessoa, mas na questão não falou nada sobre competência, apenas sobre cargo.
  • Quando a questão falar de SELEÇÃO ela sempre deve estar relacionada à PESSOA/CANDIDATO. Caso contrário, provavelmente estará errado e/ou confundindo com o conceito de Recrutramento. 

  • Gabarito: errado

     

    Cargo:  diz respeito a descrição do cargo e a análise do cargo. O que eles pedem.

    Competência: diz respeito ao indivíduo. As competências do indivíduo ao cargo que será preenchido.

     

    Assim é o meu entendimento.

  • Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho. => definição de seleção de cargo.

    Seleção de cargo (1º descrição para após selecionar) - foco: atividades e atribuições do cargo.

    Seleção de competência (1º definem-se as competências para após selecionar) - foco: CHA (nas competências).

  • Sergio Ricardo Rodrigues, faça comentários sobre a questão para nós colegas do qconcurso aprender. E deixa a professora ser feliz nos ajudando com o seu trabalho. Agora se você acha a roupa dela uma aberração, compra uma nova e der para ela, simples assim!!!!!

  • Estranho esse negócio de seleção poder ser fundamentada na noção de cargo ou competência.

    Se a seleção compara o cargo com as competências da pessoa não é um ou outro. São os dois

  • pra quem n entendeu

    https://www.youtube.com/watch?v=AMKPaba3Jp0&list=PLPjPQR5HICvUbpY2HpKUy6IFRHW17Krts&index=7&ab_channel=Prof.MarcoFerrari

  • Posto de trabalho. ERRADO

    Cargo de trabalho CERTO

  • Seleção por cargo - conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    Seleção por competência - tempo de experiência, capacidade de lidar com desafios complexos, capacidade de relacionamento interpessoal, competência, habilidades, atitudes.

    Gabarito Errado.

  • BASE TEÓRICA 

     Segundo Chiavenato, o processo de seleção pode ser baseado em:Cargo ou Competência.

    Baseada em cargos:

    Objetivo primário é preencher cargos vagos na organização.

    Objetivo final é manter o nível adequado de força de trabalho.

    Busca rapidez no preenchimento das vagas.

    • O indicador é o número de cargos preenchidos e força de trabalho plena e completa.

    Baseada em competências:

    Objetivo primário é agregar competências individuais.

    Objetivo final é aumentar o capital humano da organização.

    Busca a agregação de competências necessárias à organização.

    • O indicador é o ingresso adequado de novas competências na organização.

  • basicamente, a seleção por cargo é preguiçosa e a seleção por competência é mais elaborada.

  • Errado. A seleção que é determinada pelos conteúdos das atividades e tarefas e requisitos de acesso do posto de trabalho é a seleção baseada em cargos. A seleção baseada em competências é determinada visando suprir o gap de competências encontrado no mapeamento das competências.

    Gabarito: E

  • Questão: Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    Veja que a questão menciona somente a seleção fundamentada na noção de cargo. (habilidades necessárias que o cargo exige)

    A seleção fundamentada na noção de competência é realizada com foco nas habilidades dos candidatos. (ferramentas que verificam se os candidatos possuem tais requisitos e habilidades)

  • Gab ERRADO.

    Seleções podem ser fundamentadas na noção de cargo ou de competência: em ambos os casos, os procedimentos de seleção são determinados em razão dos conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho.

    Andréia Ribas (pag 108 )temos a definição:

    Noção de cargo: é o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar ( conteúdo do cargo), quais são os métodos de processo de trabalho, como as tarefas ou as atribuições deverão ser desempenhadas. O desenho de cargo é a especificação do CONTEÚDO dos metodos de trabalho

    Desenho de cargo que define conteúdos das atividades e tarefas e os requisitos de acesso relativos ao posto de trabalho

    Seleção por competência: seleção de pessoas com base na definição das competências e das habilidades necessárias (politica de pessoal e de plano de carreira) desenvolvimento dentro da carreira.

    Portanto a questão erra ao falar que esse conceito é de seleção por competência. Vimos que é somente na noção de cargo.

  • Errado

    Qual é o foco do processo seletivo?

    Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido ou as competências. 

    Baseada em cargos

    Preencher cargos vagos na organização (Objetivo primário)

    Manter o nível adequado da força de trabalho (Objetivo final).

    Baseada em competências

    Agregar competências individuais (Objetivo primário)

    Aumentar o capital humano da organização (Objetivo final).

    Chiavenato, Gestão Pessoas, O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª Ed.2014. pág. 120

  • Mais uma questão de "na teoria é uma coisa" "na prática é outra"

  • Gab: ERRADO

    Bom... se o objetivo da seleção for também com base na competência, então a questão deveria mencionar o CHA como complemento dessa seleção. Da forma trazida, há apenas o atendimento dos requisitos para O CARGO (conteúdo das tarefas, acesso ao posto de trabalho), nada com predominância/ características nos Conhecimentos, nas Habilidades ou nas Atitudes que a seleção por competência exige! Assim, gabarito errado.

    Erros, mandem mensagem :)