-
Para avaliar se um processo de treinamento obteve os resultados esperados, pode-se classificar essa avaliação em 4 níveis, de acordo com o autor Donald Kirkpatrick (1976):
Avaliação dos resultados de Treinamento:
- Quanto ao impacto do treinamento ou quanto ao atendimento dos objetivos do treinamento:
1. REAÇÃO = "Teste do sorriso". É a medida da satisfação do usuário do treinamento. É a percepção dos funcionários sobre as condições do treinamento, envolve a avaliação do instrutor, do ambiente, dos materiais utilizados, etc. Porém, "o nível de reação não é considerado para determinar o resultado das avaliações do treinamento em si, pois são avaliados apenas os níveis de aprendizado, comportamento e resultado (dos participantes)" (Ribas, pg. 201).
Então, como diz a questão, realmente, o nível de reação é o único que NÃO depende da qualidade dos processos de levantamento de necessidades e de planejamento instrucional.
2. APRENDIZADO = Medida sobre os conhecimentos, habilidades e comportamentos APRENDIDOS COM os TREINAMENTOS (mudança na forma de perceber a realidade, aumento dos conhecimentos e melhoria das habilidades). Esse nível e os demais dependem diretamente da qualidade dos processos de levantamento de necessidades e de planejamento instrucional.
3. DESEMPENHO/ COMPORTAMENTO (impacto) = Avalia o impacto do que foi aprendido no treinamento. É a extensão da mudança de conduta e de procedimento que ocorre porque a pessoa participou do treinamento.
4. RESULTADOS = Avalia o resultado alcançado devido à participação dos funcionários no treinamento (aumento de produção, redução de custos, melhoria da qualidade, redução de acidentes, etc).
E este último, que foi acrescentado mais recentemente:
5. RETORNO DO INVESTIMENTO = Avalia o valor agregado à organização e compara com o investimento que foi necessário para realizar o treinamento.
Fonte: conteúdo extraído de meus resumos e do Livro Gestão de Pessoas para Concursos - RIBAS e SALIM, Ed. Alumnnus, 4ª edição.
-
A abordagem que Donald L. Kirkpatrick propõe para a medição da qualidade e da efetividade do treinamento parte da análise de quatro níveis de avaliação:
Nível 1 - Reação
Nível 2 - Aprendizado
Nível 3 - Comportamento
Nível 4 - Resultados
***Nível 5. Retorno do Investimento ( acrecentado recentemente)
CERTO.
-
Meu Deus, não consigo acertar uma dessa matéria..
:,(
O que adianta se matar de estudar as outras e ser eliminado por gestão de pessoas?
-
Mas eles excepcionou o nível de reação que como bem lembrado pela Ana Paula Marques faz parte da avaliação. Por isso marquei errado. Alguém me ajuda!
-
Tô começando a achar que essa matéria é na base da adivinhação. :(
-
Eu tambem marquei errado por esse mesmo motivo a exceção,acredito que tenho que treinar mais.Mas vamos com fé rumo ao mpu.
-
Prof Julio Raizer (che) seu fdp, não ta explicando essa merda direito kkkkkk
-
O CESPE precisa parar de elaborar questões de administração. Não são questões objetivas. Ou deveriam indicar a bibliografia. Covardia com os candidatos o modo que eles elaboram essas "questões".
-
Porra o cespe pega uma fonte la da PQP e quer que advinhemos a resposta.
-
Pessoal, essa matéria é muito subjetiva... O CESPE é osso, consegue fazer a matéria mais subjetiva ainda.
-
Bom dia,
Quanto mais leio essa matéria mais questões erro, Deus toma conta.
Bons estudos
-
para quem pediu uma bibliográfia ai em cima, indico o livro de GP de chiavenato. os conceitos das questões estão no livro de modo copia e cola...
-
Etapas do Treinamento
1. Diagnóstico
2. Planejamento
3. Execução
4. Avaliação
Níveis de avaliação de treinamento
4.1. Nível 1: Reação
4.2. Nível 2: Aprendizado
4.3. Nível 3: Comportamento (Impacto)
4.4. Nível 4: Resultados
4.5. Nível 5: Retorno do Investimento (Acrescentado recentemente)
"Embora todas as avaliações mensurem determinado aspecto do sucesso de treinamento, o nível de reação não é considerado para determinar o resultado deste, sendo avaliados apenas com os níveis de aprendizado, comportamento e resultado." GP para concursos, Ribas, 4ª edição, p. 201
-
Gente eu entendi o seguinte, os níveis percebidos de aprendizagem, desempenho, resultado e retorno do investimento após o treinamento dependem tanto da percepção da organização em relação aos pontos fracos que precisam ser melhorados (se precisa melhorar atendimento ao público não deve ser feito treinamento pra excel), a partir de técnicas de levantamento que tenham QUALIDADE, quanto do planejamento do que será treinado/ensinado. Já a reação não tem como depender disso, como disse a colega ela é o "teste do sorriso", é a satisfação que o funcionário terá em relação aos elementos: tipo de treinamento, quem vai dar o treinamento e etc.
Então essa percepção inicial que a pessoa tem em relação ao treinamento é mais pessoal, já que um pode gostar de curso presencial e o outro preferir online. Logo não tem muita relação com a qualidade dos processos de levantamento das necessidades da organização nem com o planejamento de como será feito o treinamento.
-
tnc viu..... nunca deixei em branco, mais se cair umas dessas eu vou pular gostoso .
-
Pssoal, errei a questão, mas analisando bem...
Em 1º lugar temos que etender o que a questãos nos pede
Em 2º Lugar raciocinar se o que ela afirma está correto ou não.
Creio que a maioria viajou tentando entender a questão que é bem simples: O cespe está afirmando que a avaliação de reação ao treinamento independe da qualidade dos processos de levantamento das necessidades de treinamento e do planejamento instrucional, no que ela tem razão.
Vejamos o nível de reação pode ser bom tanto para um treinamento que etendas as necessidade de treinamento e o planejamento intrucional, quanto para um treinamento que em nada satisfaça as reais necessidades supracitadas. Ou seja o Nível de Reação só mede a impressão que aquele funcionário teve ao treinamento, não importando se o treinamento está condizente com as necessidades ou não.
Já as outras avaliações: aprendizagem, desempenho, resultado e retorno do investimento, estão intrinsecamente ligadas a se o treinamento satisfez ou não as reais necessidades da empresa, e para isso eles dependem se o processo de avaliação dessas necessidade foi feito de forma a supri-las com qualidade ou não. Um treinamento organizado de forma a suprir a necessidades equivocadas não retornará o investimento, não trará aprendizado, muito menos fará com o que o desempenho necessários a suprir as falhas reais seja acançado, e não terá resultado sobre o que a empresa realmente precisa.
-
Muito Bom Dário Néto.. pensando assim, entendi!
-
Deveria ser obrigatório os editais estabelecerem uma bibliografia para estudo. Claro, não uma ainda mais obscura do costumam cobrar. Vai ver que é por isso que certos "aprovados" pagavam para servidores do Cespe, agora Cebraspe, para troca de fichas de respostas.
-
SEDF 2017 - "Nas organizações, avaliações de reação de ações de capacitação de pessoal fornecem informações que contribuem para a retroalimentação dos processos de planejamento instrucional nos quais as necessidades de aprendizagem são identificadas. " Gab. C
As avaliações da reação servem para retroalimentar os processos de planejamento, mas não depende da qualidade dos processos de levantamento de necessidades e de planejamento instrucional??? Estranho hein!
-
Pode ser que seja lecionando um curso que agrade a todos, mas, por falta de planejamento, nao seja adequado para a instituição.
-
A única coisa que não depende de um bom diagnóstico e planejamento é a reação do indivíduo ao treinamento. Me parece óbvio.
-
É um tanto óbvia a questão. A reação do funcionário não tem nada a ver com a qualidade dos processos de levantamento das necessidades de treinamento e do planejamento instrucional.
Melhor comentário DÁRIO NÉTO!
-
-
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Assistente em Administração
Julgue o item a seguir, relativo a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Com exceção do nível de reação, a aplicação dos demais tipos de avaliação de treinamento — aprendizagem, desempenho, resultado e retorno do investimento — depende da qualidade dos processos de levantamento de necessidades e de planejamento instrucional. (CORRETO)
EXPLICAÇÃO:
1- NÍVEIS DE AVALIAÇÃO QUE TEM RELAÇÃO COM O RESULTADO DO TREINAMENTO, QUANTO AO ALCANCE DOS OBJETIVOS E NECESSIDADES DO TREINAMENTO:
APRENDIZADO + COMPORTAMENTO + RESULTADO + RETORNO DO INVESTIMENTO
( Esses níveis de avaliação sofrem influência da Qualidade dos processos da LNT (levantamento das necessidades de treinamento) + DI ( Desenho Instrucional ).
2- NÍVEIS DE AVALIAÇÃO DE REAÇÃO -> Mede a satisfação.
Todos as necessidade na LNT e os objetivos do DI podem terem sido alcançados , ou seja , apresentarem resultado, porém as pessoas podem não terem ficado satisfeitas . E por isso que o nível de avaliação de reação não depende da LNT e do DI . Porém , a avaliação de reação pode fornecer o Feedback para melhorar o DI e a LNT .
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: CESPE - 2017 - SEDF - Analista de Gestão Educacional - Administração
Julgue o item que se segue, referente à gestão de pessoas nas organizações.
Nas organizações, avaliações de reação de ações de capacitação de pessoal fornecem informações que contribuem para a retroalimentação dos processos de planejamento instrucional nos quais as necessidades de aprendizagem são identificadas. ( CORRETO)
-
A redação prejudica o entendimento do item.
A "qualidade da avaliação de treinamento" é diferente de "aplicação da avaliação de treinamento . Esta depende dos processos de LNT e do planejamento instrucional, mas não necessariamente da qualidade deles. Eu posso aplicar uma avaliação de treinamento mesmo que os processos anteriores não tenham sido "lá essas coisas"
A questão não fala que a qualidade da avaliação de treinamento depende da qualidade dos processos de LNT e de planejamento instrucional
Vejo um problema de lógica na questão.
-
Rasteiraaaaa que levei e das grandes!!!!!!!
-
Kirkpatrick- 4 níveis de resultados na avaliação de treinamento:
1-Reação
2-Aprendizado
3-Desempenho
4-Resultado
Philips adicionou mais um:
*ROI- Significa o valor que o treinamento agregou a organização em termos de retorno sobre o investimento.