SóProvas


ID
2268817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A equipe responsável pela manutenção de determinada edificação constatou que um elevador parou de funcionar por defeito em uma peça. Devido à falta de peças de reposição no mercado, decidiu-se modernizar o elevador, para melhorar o seu desempenho quanto à capacidade de atendimento aos usuários.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Se a equipe tivesse trocado a peça antes de o elevador ter parado de funcionar, a atividade seria classificada como manutenção preventiva.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    Mas como?! Manutenção antes da falha total é classificada como manutenção planejada. Neste gênero, há 5 espécies de manutenção:

    Ø Preventiva;

    Ø Preditiva;

    Ø Detectiva;

    Ø Total Productive Maintenance (TPM): manutenção produtiva;

    Terotecnologia.

    Não há nada na questão que indique qual espécie de manutenção planejada foi utilizada, não sendo possível se afirmar que a manutenção executada foi preventiva ou de qualquer outra espécie de manutenção planejada.

     

    Concorda comigo esta bibliografia:

    http://www.univasf.edu.br/~castro.silva/disciplinas/MAN/apostila_senai.pdf

    Sistema de Produção Lean Manufancturing, 2 edição

    XENOS, 1998, p.24; SLACK, 1997, p. 636 e BIBVIRT, 2000, p.1.3

    http://www.ppga.com.br/mestrado/2003/moraes-paulo_henrique_de_almeida.pdf

     

    e por aí vai...

     

  • Gabarito oficial e definitivo certo, realmente essa não deu para entender...

     

  • a manuntenção pode ser preventiva ou corretiva: a preventiva ocorre à priori (antes do fato) e a corretiva à posteriori (depois do fato)

    esse entendimento se repete em algumas questões da banca

  • Gabarito: CERTO

     

    Manutenções preventivas:   é uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data possível do surgimento de uma falha, elas reduzem a probabilidade de avarias ou degradação de serviços prestados. São procedimentos da manutenção preventiva as lubrificações periódicas, as revisões sistemáticas do equipamento, os planos de calibração e de aferição de instrumentos, os planos de inspeção de equipamentos e os históricos ou recomendações do fabricante.

    Manutenção corretiva: atuam, por sua vez, quando já há desgastes ou falhas nos equipamentos, substituindo as peças e os componentes afetados. Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam corrigir, restaurar e recuperar a capacidade de produção de uma instalação ou equipamento que tenham sofrido alteração em seu funcionamento. A manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que aguarda pela falha para, assim, determinar a ação de manutenção a ser realizada.