SóProvas


ID
2268859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A compostagem é um processo biológico aeróbio e controlado de transformação de resíduos orgânicos em resíduos estabilizados, com propriedades e características completamente diferentes do material que lhe deu origem.

F. R. A. Bidone, J. Povinelli. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: EESC/USP, 1999, p. 51.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item subsequente, acerca do processo de compostagem.

O revolvimento é uma forma de manter o material em processo de compostagem dentro da faixa ideal de oxigenação e temperatura.

Alternativas
Comentários
  • No processo de compostagem, é possível dizer que a aeração é o fator mais importante a ser considerado, isso porque o arejamento evita a formação de maus odores e a presença de insetos, como as moscas de frutas, por exemplo, o que é importante tanto para o processo como para o meio ambiente. Também deve-se levar em contra que, quanto mais úmida está a massa orgânica, mais deficiente será sua oxigenação. É recomendado que o primeiro revolvimento seja feito em duas ou três semanas após o início do processo, pois esse é o período em que se exige a maior aeração possível. Em seguida, o segundo revolvimento deve ser feito aproximadamente três semanas após o primeiro, e dez semanas após o inicio de processo de compostagem deve ser feito o terceiro revolvimento para uma incorporação final de oxigênio.

  • AERAÇÃO

    A aeração é bem discutida e utilizada por vários autores (KIEHL, E. J. 1985; PEREIRA NETO,1996), os quais sugerem que ela favorece a oxigenação, secagem e diminuição do volume do material a ser compostado, a partir do fornecimento de oxigênio para atividade microbiológica (energia), remoção da umidade da massa em compostagem e remoção do calor, diminuindo atemperatura da massa.A presença de oxigênio confere duas principais características no ponto de vista da biossegurança, a elevação da temperatura e a aceleração do processo.

    Na primeira etapa da compostagem, como os materiais estão sobrepostos, ocorre a compactação natural,provocando a expulsão do oxigênio existente entre as camadas, conseqüentemente, as temperaturas tendem a ser mais baixas, devido ao caráter aeróbio dos microrganismos (KIEHL,E. J. 1985 e PEREIRA NETO, 1996).

    Já na segunda fase, o revolvimento freqüente promove uma aeração mais uniforme,promovendo o aumento da temperatura (PEREIRA NETO, 1994). A taxa de aeração deve sert otalmente controlada, de maneira que proporcione uma distribuição adequada desta, emtoda massa a ser compostada, pois se houver fermentação na ausência de oxigênio, haveráperda de nitrogênio, odores desagradáveis e presença de insetos, como moscas (OLIVEIRA, F.et al. 2004), pois a atividade anaeróbica será intensificada.Para evitar a proliferação de problemas e fabricar um produto próprio para uso, o desejado é que o revolvimento do material a ser compostado seja realizado a partir do vigésimo dia, se a temperatura estiver baixa, para que ocorra a entrada de ar no interior dos resíduos,aumentando a atividade microbiana e a temperatura, segundo NUNES, M. (2009).