SóProvas


ID
226894
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A consciência das pessoas quanto à eficácia da psicoterapia e os programas governamentais de saúde têm aumentado significativamente a demanda pública pelos serviços terapêuticos. Não há, entretanto, um aumento proporcional de disponibilidade de pessoal especializado. Portanto, as premissas que embasam as psicoterapias breves servem de resposta a tais pressões, considerando as afirmações abaixo:

I. Em quaisquer circunstâncias as terapias breves são eficazes devido ao curto período de contato com o paciente.
II. Os métodos breves desempenham um papel preventivo ou limitador em relação a distúrbios menores, agudos ou crônicos.
III. Crises e tensões comuns à vida da maioria dos seres humanos produzem uma demanda urgente de intervenção rápida.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... alguém?

    método breve não é para cuidar de questão específica? como pode ser preventivo?

    Crises e tensões comuns... demanda urgente de intervenção rápida? Esse tipo de intervenção não seria para crises mais graves?

    Agradeço!

  • Entendo que as crises e tensões comuns, de fato, são alvo de terapia breve. Basta pensar no contexto de intervenção breve hospitalares que o exemplo pode clarear o entendimento. São crises graves na vida do individuo mas comum as pessoas no geral, como morte de um ente da familia ou descobrir uma doença crônica.
    Que seja preventivo também consigo alcançar, mas perdi a questão pelo termo "limitador".

  • Limitador no sentido de por um fim, bordear, eliminar.

    Prevenir também pode significar não deixar piorar. 

  • Vamos lá:

    As crises e tensões comuns à vida da maioria dos seres humanos produzem uma demanda urgente de intervenção rápida. Por quê? Porque é clinicamente mais eficaz atuar numa perspectiva preventiva diante das crises evolutivas (aquelas que são parte do ciclo de vida do indivíduo) do que lidar com as crises acidentais determinadas por situações inesperadas e, muitas vezes, desencadeadas por negligência às crises evolutivas e que demandam uma abordagem mais interventiva em decorrência da sua cronicidade. É justamente nesse sentido que os métodos breves desempenham um papel preventivo (evitar o aparecimento de transtornos mentais, reduzir a incapacitação e promover a reintegração social) ou limitador (evitar que o problema surgido se torne incapacitante) em relação a distúrbios menores, agudos ou crônicos.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E

  • Para mim, a questão continua a não fazer sentido.