-
Este termo (MBR) se refere ao primeiro setor (com tamanho de 512 bytes ou 4096 bits) do disco (mídia magnética para a gravação de dados binários), onde ficam gravadas as informações referentes a inicialização do sistema instalado.
MBR (Master Boot Record)
-
GABARITO: E
Master Boot Record (MBR) (Registro mestre de inicialização (MBR, Master Boot Record))
O registro mestre de inicialização é contido no primeiro setor da unidade de disco rígido. Identifica onde a partição ativa está e inicia em seguida o programa de reinicialização para o setor de inicialização dessa partição. O setor de inicialização identifica onde o sistema operacional está localizado e ativa as informações de inicialização a serem carregadas no armazenamento principal ou na RAM do computador. O registro mestre de inicialização inclui uma tabela que localiza cada partição presente na unidade de disco rígido.
-
NÃO é responsável por inicializar diretamente o sistema operacional
Inicialização no início de dispositivos de armazenamento em massa particionados, como discos fixos ou unidades removíveis.
A inicialização de um sistema PC segue os seguintes passos:
1- POST (Power On Self Test, um pequeno teste de intercomunicação dos componentes da placa mãe),
2 - aquisição dos dados do BIOS e reprogramação do suporte E/S,
3 - leitura do primeiro sector (MBR) do 1º disco do 1º canal da controladora (por exemplo, IDE 0/Master).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record
-
Em um disco com uma ou mais partições, o setor zero do disco, denominado MBR, é responsável por inicializar diretamente o sistema operacional armazenado no setor um. (pode haver mais de um sistema operacioal)
-
O Comentário menos horrível é o do Paulo Fernandes...
MBR = Trilha / Setor Zero do HD
Contém 512 Bytes
Magic Number - 2 Primeiros Bytes Tabela de Partição - 64 Bytes Seguintes Setor de Boot - Últimos 446 Bytes Aqui Fica o Boot Loader - NTLDR Para Windows, e LILO ou GRUB Para Linux
-
O MBR contém 512 bytes de informação da estrutura organizacional do disco (partições, código de arranque do sistema operativo, e assinatura desse código). Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os outros 64 bytes guardam a tabela de partição e os dois últimos a assinatura.
Ao instalar o sistema operacional, é gravado mais um componente: o gerenciador de boot, responsável por carregar o sistema durante o boot.
Tanto o gerenciador de boot quanto a tabela de particionamento do HD são salvos no primeiro setor do HD (a famosa trilha MBR), que contém apenas 512 bytes. Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os outros 66 bytes guardam a tabela de partição.
Ao trocar de sistema operacional, você geralmente subscreve a MBR com um novo gerenciador de boot, mas a tabela de particionamento só é modificada ao criar ou deletar partições. Caso, por qualquer motivo, os 66 bytes da tabela de particionamento sejam sobrescritos ou danificados, você perde acesso a todas as partições do HD. O HD fica parecendo vazio, como se tivesse sido completamente apagado. Apesar disso, é quase sempre possível recuperar as partições (e os dados dentro delas) usando um programa de recuperação, como o testdisk.
Para manter dois ou mais sistemas instalados no mesmo micro é necessário instalar um boot manager, um pequeno programa que ficará residente na trilha MBR e será carregado cada vez que o micro é ligado. O boot manager exibe então uma tela perguntando qual sistema operacional deve ser inicializado. A maior parte dos sistemas operacionais atuais trazem algum boot manager. O Windows NT/2000/XP por exemplo traz o NTLDR, que permite o dual boot com o Windows 95 ou 98, enquanto no Linux temos o Lilo e o Grub, que podem ser usados para combinar Linux e Windows, ou mesmo várias versões diferentes do Linux, de acordo com a configuração. Existem ainda produtos comerciais, como o BootMagic, que faz parte do PartitionMagic.
-
Comentário do professor no tec:
Em um disco com uma ou mais partições, o setor zero do disco, denominado MBR, é responsável por inicializar diretamente o sistema operacional armazenado no setor um.
Gabarito: ERRADA
Os sistemas de arquivos são uma estrutura de dados criada em uma partição do disco para permitir a organização em arquivos e diretórios, sendo parte do Sistema Operacional (SO).
O MBR, também conhecido como "Master Boot Record", é um setor especial do disco rígido usado para inicialização, armazenando informações relevantes para o sistema de arquivo e partições no primeiro setor do HD, contendo apenas 512 bytes.
Assim, a MBR é armazenada no primeiro setor do HD (e não no zero).