SóProvas


ID
2269798
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma substância de grande auxílio em perícias médicas é o luminal. Quando borrifado sobre áreas de crime, o luminal reage com a hemoglobina resultando num composto luminoso que indica a existência de resíduos de sangue.

Com relação aos elementos do sangue que o luminal permite identificar são citados os leucócitos, os eritrócitos e os trombócitos:

Dentro os elementos citados, o luminal identifica apenas

Alternativas
Comentários
  • eritrócito = hemacea adulta

    leucócito = glóbulos brancos

  • poxa mosquei nessa 

     

  • Eritrócitos são as hemácias

    E trombócitos são as plaquetas

    Já que reage com a hemoglobina, a resposta é a B, porque é nas hemácias que elas se localizam


  • Gabarito B.

    Trata-se de um produto que é preparado misturando-se o Luminol propriamente dito, com uma substância à base de peróxido de hidrogênio (água oxigenada), que reage muito lentamente. Quando essa mistura entra em contato com o sangue humano, utiliza o ferro presente na hemoglobina como agente catalisador causando uma reação de químioluminescência.

    O reagente principal, nesta reação, é o luminol (CHON), um composto em pó. Os criminalistas misturam o pó de luminol com um líquido contendo peróxido de hidrogênio (HO), um meio alcalino e outros produtos químicos, despejando o líquido preparado por meio de um borrifador. O peróxido de hidrogênio e o luminol são os principais agentes da reação química, mas para que produzam um brilho forte, precisam de um catalisador para acelerar o processo. A mistura detecta a presença desse catalisador, no caso o ferro contido na hemoglobina.

    Os criminalistas pulverizam a mistura em qualquer lugar onde possa haver sangue. Se a hemoglobina e a mistura de luminol entram em contato, o ferro na hemoglobina acelera a reação entre o peróxido de hidrogênio e o luminol. Nesta reação de oxidação, o luminol perde átomos de nitrogênio e hidrogênio e adquire átomos de oxigênio, resultando em um composto denominado 3-aminoftalato. A reação deixa o 3-aminoftalato em um estado de energia mais elevado, pois os elétrons dos átomos de oxigênio são empurrados para orbitais superiores. Os elétrons retornam rapidamente para um nível de energia menor, emitindo a energia extra sob a forma de fótons de luz . Com o ferro acelerando o processo, a luz brilha o suficiente para ser vista em um ambiente escuro.

  • Uma boa questão!!

    Exigiu mais interpretação/compreensão de texto do que o conteúdo em si.

    Faz a relação hemácias x eritrócitos x glóbulos vermelhos, que automaticamente vc elimina as outras 4 opções.

    Gabarito: Letra B