SóProvas


ID
2271880
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

As estruturas organizacionais influenciam as características relacionadas aos projetos, podendo afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. Analise as afirmativas, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). A seguir, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) Nas organizações funcionais clássicas, os funcionários são agrupados por especialidade e cada departamento da organização fará o seu trabalho no projeto, de modo independente dos outros departamentos.
( ) Nas organizações matriciais fracas, o papel do gerente de projetos assemelha-se ao de um coordenador que não tem poder para tomar decisões por conta própria. São estruturas semelhantes às organizações funcionais.
( ) Nas organizações compostas, os membros da equipe frequentemente trabalham juntos e se dedicam em tempo integral ao projeto. Existe a figura do gerente de projeto que possui muita independência e autoridade.
( ) Nas organizações projetizadas, as estruturas assemelham-se às organizações funcionais. No entanto, são criadas equipes de projetos especiais para cuidar de um projeto crítico, incluindo pessoal de diferentes departamentos funcionais em tempo integral.

Alternativas
Comentários
  • Adriel (Tecconcursos):

    De acordo com o Guia PMBK 5, temos:

     

    organização funcional clássica é uma hierarquia em que cada funcionário possui um superior bem definido. No nível superior, os funcionários são agrupados por especialidade, como produção, marketing, engenharia e contabilidade. As especialidades podem ainda ser subdivididas em unidades funcionais especializadas, tais como engenharia mecânica e elétrica. Cada departamento em uma organização funcional fará o seu trabalho do projeto de modo independente dos outros departamentos. Logo, verdadeira a primeira afirmativa.

     

    As organizações matriciais fracas mantêm muitas das características de uma organização funcional, e o papel do gerente de projetos assemelha-se mais ao de um coordenador ou facilitador. Um facilitador de projetos atua como um assistente de equipe e coordenador de comunicações. O facilitador não pode tomar ou executar decisões por conta própria. Os coordenadores de projetos têm poder para tomar algumas decisões, têm uma certa autoridade, e se reportam a um gerente de nível hierárquico superior. Logo, verdadeira a segunda afirmativa.

     

    Em uma organização projetizada (e não composta), os membros da equipe frequentemente trabalham juntos. A maior parte dos recursos da organização está envolvida no trabalho do projeto, e os gerentes de projetos possuem muita independência e autoridade. Técnicas de colaboração virtual são muitas vezes usadas para atingir os benefícios das equipes trabalhando no mesmo projeto. Organizações projetizadas muitas vezes têm unidades organizacionais denominadas departamentos, mas elas podem se reportar diretamente ao gerente de projetos ou prestar serviços de suporte aos diversos projetos. Logo, falsa a terceira afirmativa.

     

    Muitas organizações envolvem diversas estruturas em vários níveis e são frequentemente chamadas de organizações compostas (e não projetizadas). Por exemplo, mesmo uma organização fundamentalmente funcional pode criar uma equipe de projeto especial para cuidar de um projeto crítico. Essa equipe pode ter muitas das características de uma equipe de projeto de uma organização projetizada. A equipe pode incluir pessoal de diferentes departamentos funcionais em tempo integral, pode desenvolver seu próprio conjunto de procedimentos operacionais e mesmo operar fora da estrutura hierárquica formal padrão durante o projeto. Além disso, uma organização pode gerenciar a maior parte dos seus projetos em uma estrutura matricial forte, mas permitir que pequenos projetos sejam gerenciados por departamentos funcionais. Logo, falsa a quarta afirmativa.

  • (V) Nas organizações funcionais clássicas, os funcionários são agrupados por especialidade e cada departamento da organização fará o seu trabalho no projeto, de modo independente dos outros departamentos.

    (V) Nas organizações matriciais fracas, o papel do gerente de projetos assemelha-se ao de um coordenador que não tem poder para tomar decisões por conta própria. São estruturas semelhantes às organizações funcionais.

    (F) Nas organizações compostas, os membros da equipe frequentemente trabalham juntos e se dedicam em tempo integral ao projeto. Existe a figura do gerente de projeto que possui muita independência e autoridade.

    (F) Nas organizações projetizadas, as estruturas assemelham-se às organizações funcionais. No entanto, são criadas equipes de projetos especiais para cuidar de um projeto crítico, incluindo pessoal de diferentes departamentos funcionais em tempo integral.