SóProvas


ID
2271913
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Relacione os Sistemas Integrados de Gestão com suas respectivas definições e assinale a opção correta.


SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

1 ─ MRP ─ Materials Requirements Planning

2 – MRP II – Manufacturing Resources Planning

3 – DRP – Distributions Requirements Planning

4 – SYCHRO

5 – ERP – Enterprise Resources Planning


DESCRIÇÃO
( ) Planejamento das necessidades da produção, evolução do MRP, incluindo o cálculo da necessidade de capacidade produtiva, além dos materiais, com integração de informações para planejamento de negócios financeiros e marketing.

( ) Planejamento das necessidades da empresa, apresentado em 1991 e desenvolvido pelo SAP, é a evolução dos sistemas integrados de planejamento e controle, contemplando todas as funções dos demais sistemas, incluindo qualidade, pessoal, manutenção, entre outras funções de apoio, como operações. O sistema integra todas as transações até o livro razão da empresa. A inclusão do conceito e da ferramenta de workflow permite que a empresa seja parametrizada e gerida por meio de processos que aderem a seu fluxo de geração de valor.

( ) Planejamento das necessidades de materiais – inventado no fim da década de 1950, esse sistema realiza a explosão de materiais, calcula a necessidade de materiais com base na previsão de vendas de produtos e ajusta tempos de reposição para que seja minimizado o disparo de produções antes da necessidade do item.

( ) Planejamento das necessidades de distribuição – módulo que permite calcular as necessidades de distribuição de produtos com base em uma estrutura preestabelecida de mercado ou política de distribuição.

( ) Módulo de sincronização da produção, que se integra aos MRPs e permite dimensionar, adequadamente, qual filosofia de gestão aplicar para otimizar o fluxo de produção e distribuição (fluxo do ganho, ou seja, leva em conta planejamento de acordo com as filosofias de MRP, JIT e TOC).

Alternativas
Comentários
  • ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).

    MRP (Materials Requirements Planning) surgiu nos anos 60 significa Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento. 

    MRP II (Manufacturing Resources Planning) que significa Planejamento dos Recursos de Manufatura ou Planejamento dos Recursos de Produção. O MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.

    APS (Advanced Planning and Scheduling Systems), fazem o sequenciamento das ordens de produção e geram programas de produção realistas e altamente confiáveis, porque respeitam a disponibilidade efetiva de recursos produtivos, a existência de restrições operacionais, as condições de demanda e as políticas de atendimento da empresa.

     Os MES (Manufacturing Execution Systems) são sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica.