SóProvas


ID
2272141
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das formas de tratamento de esgotos adotada pela CASAN é o uso de lagoas de estabilização, que tratam esgotos domésticos por meio de um processo simples e natural. Elas são classificadas em três tipos: anaeróbias, facultativas e de maturação, sendo que a principal diferença entre elas é

Alternativas
Comentários
  • Lagoas de Estabilização

    Lagoas anaeróbias: São lagoas com profundidades da ordem de 3 a 5 metros, cujo objetivo é minimizar ao máximo a presença de oxigênio para que a estabilização da matéria orgânica ocorra estritamente em condições anaeróbias.

    A eficiência nesse tipo de sistema poderá atingir até 60% na remoção de DBO ( Demanda Bioquímica de Oxigênio) dependendo da temperatura.

     

    Lagoas facultativas: São lagoas com profundidade de 1,5 a 3 metros. Neste tipo de lagoa ocorrem 2 processos distintos: aeróbios e anaeróbios. Na região superficial ocorre os processos fotossintéticos realizados pelas algas onde há liberação de óxigenio no meio, favorecendo o processo aeróbio e, no fundo quando a matéria orgânica tende a sedimentar ocorrem os processos anaeróbios.

     

    Lagoas de maturação: São lagoas com profundidades de 0,8 a 1,5 m e sua principal função é remover patogênicos devido a boa penetração de radiação solar, elevado pH e elevada concentração de oxigênio dissolvido.

     

    fonte: http://www.casan.com.br/menu-conteudo/index/url/ete-estacao-de-tratamento-de-esgotos-sanitarios#0