-
Gabarito B
Backup Full ou Completo
O mais básico e completo tipo de backup é o full. Como o próprio nome diz, o backup full faz cópias de todos dados para outro conjunto de mídia, que pode ser fita, disco, um DVD ou CD. Se uma organização possui a política de realizar backup todos os dias, todos os dados serão copiados diariamente, independente de terem sido modificados ou não.
Backup Incremental
O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O ultimo backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup.
Backup Diferencial
A operação de backup diferencial é semelhante a um incremental na primeira vez em que é realizada, na medida em que irá copiar todos os dados alterados desde o backup anterior. No entanto, cada vez que é executado após o primeiro backup, serão copiados todos os dados alterados desde o backup completo anterior e não com relação ao último backup.
Backup Incremental para sempre (progressivo)
Funciona como o backup incremental. O que faz um backup incremental para sempre diferente de um backup incremental é a disponibilidade dos dados. Como você deve se lembrar, a recuperação de um backup incremental requer o backup completo, e cada backup subsequente até o backup que você precisa recuperar. A diferença do backup incremental para sempre é que ele automatiza o processo de recuperação, de modo que você não tem que descobrir quais conjuntos de backups precisam ser recuperados. Em essência, o processo de recuperação de dados do incremental para sempre torna-se transparente e imita o processo de recuperação de um backup completo.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Pessoal, na realidade o gabarito é a alternativa B. (V,V,F)
Explicando:
(V) O Backup Diferencial é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução.
Após o backup completo, o primeiro backup diferencial irá copiar apenas os arquivos alterados do dia seguinte(1º dia). O backup diferencial do 2º dia irá copiar o backup diferencial do dia anterior e somá-lo com os arquivos alterados do backup do dia. O backup do terceiro dia irá copiar os dados do backup do segundo dia e adicionar os arquivos alterados do dia também, e assim por diante. Tanto o backup incremental, quanto o diferencial irão fazer somente o backup dos arquivos alterados no primeiro dia após o completo.
(V) O Backup Incremental realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados.
Correta e autoexplicativa.
(F) Na realização de um restore de um Backup Incremental, será então necessário último backup FULL, e o último Backup Diferencial.
Alternativa falsa. Será necessário o backup completo + todos os backups incrementais.
-
https://www.youtube.com/watch?v=_PndDwD_HLE
-
Bom, eu discordo !
A questão fala que "O Backup Incremental realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados." Aí eu pergunto, e os novos arquivos? Pq eles não são alterados, mas sim criados. O "apenas" restringiu demais a questão. O mesmo acontece com a primeira alternativa, houve grande restrição.
-
É longo, mas achei interessante.
BACKUP NORMAL, TOTAL, COMPLETO ou GLOBAL: Copia os arquivos novos, modificados e os antigos, observe a relação abaixo:
1º COMPLETO 2º COMPLETO 3º COMPLETO 4º COMPLETO
Com esta sequencia o usuário necessita apenas do quarto backup completo para recuperar os dados, pois o mesmo apresenta as informações contidas nos anteriores.
BACKUP INCREMENTAL: Copia os arquivos novos e modificados.
1º COMPLETO 2º INCREMENTAL 3º INCREMENTAL 4º INCREMENTAL
Com esta sequencia o usuário necessita de todos os backups para recuperar os dados, pois nesta situação o backup incremental copia os arquivos novos e modificados entre ele e o incremental/completo anterior.
BACKUP DIFERENCIAL: Copia os arquivos novos e modificados.
1º COMPLETO 2º DIFERENCIAL 3º DIFERENCIAL 4º DIFERENCIAL
Com esta sequencia o usuário necessita do primeiro e do quarto backup para recuperar os dados, pois o quarto backup diferencial apresenta os dados novos e modificados entre ele e o primeiro backup completo.
Professor Paulo França, disponível em: https://www.pontodosconcursos.com.br/Artigo/14339/paulo-franca/fcc-tre-sp-aplicacao-de-backup-nas-provas-de-informatica
-
2 - não é apenas nos alterados, tbm faz backup dos novos docs.
-
Ao meu ver a questão é passível de anulação
O Backup incremental não realiza backup apenas dos arquivos alterados, mas sim dos arquivos que foram criados, e a afirmativa sobre o backup diferencial não tem pé nem cabeça
-
Formas de Backup
Normal ou completo (ou FULL) : Copia todos os arquivos e pastas para a mídia de backup, desmarcando o atributo archive. O backup anterior será descartado para dar lugar a um novo backup full. Nesse modelo, todos os dados sempre são copiados a cada execução do backup.
VANTAGENS: Esse é o modelo mais simples e direto. Ele sempre dá a certeza de que todos os dados estarão presentes, no caso de precisar contar com as cópias em uma restauração.
DESVANTAGENS: Todo o banco de dados é sempre copiado. Isso pode ser irrelevante para uma pequena quantidade de dados, mas, à medida em que a base de dados cresce, tanto o backup quanto a restauração se tornam mais e mais demorados.
Cópia : Copia todos os arquivos e pastas, porém não desmarca o atributo archive.
Obs.: O backup completo (mais lento) vai copiar todos os arquivos, o backup incremental (em termos de lentidão) só no pior caso ( todos os arquivos serem alterados ) faria uma copia de todos os arquivos.
Diferencial : O backup diferencial é parecido com o incremental, pois aplica as alterações executadas após um backup full. Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal (ou completo). Esse tipo de backup não desmarca o atributo archive. Possibilita executar uma restauração completa somente com o último backup completo e o último backup diferencial. Para se executar uma restauração, basta utilizar o último backup full, seguido do último backup diferencial.
VANTAGENS: A vantagem principal é ter menos arquivos pra restaurar, já que não se aplicam vários arquivos na restauração, apenas o full e o último diferencial. Ele gera menos tráfego de rede do que o full, e é menos complexo que o incremental.
DESVANTAGENS: O tempo de recuperação pode se tornar um pouco maior do que quando se utiliza o modelo incremental.
Incremental : Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup - seja o completo, diferencial ou incremental. Em primeiro lugar, executa-se um backup full, seguido de diversos backups incrementais. Esse tipo de backup desmarca o atributo archive. Se houver alterações nos dados, somente elas serão copiadas.
VANTAGENS: A rapidez para cópia dos incrementais é o maior benefício, pois somente dados alterados ou novos são adicionados ao último backup executado. Essa opção diminui o tempo do processo e um eventual consumo de link de rede ou internet.
DESVANTAGENS: Exige maior domínio por parte do agente responsável, visto que é preciso ter controle sobre o catálogo dos backups executados. Além disso, a restauração é mais lenta, pois é preciso primeiro restaurar o último backup full, seguido da sequência de incrementais até o último realizado.
O que seria marcar ou desmarcar esse atributo ?
É simples, cada arquivo possui uma flag informando se esse arquivo já participou do backup. Com base na marcação ou não dessa flag, os tipos de backup se comportam de forma diferente.
-
Se eu ganhasse um centavo por cada questão de T.I da IBFC que parece que foi escrita por um analfabeto funcional, já tinha conseguido uns 3 reais aqui
-
Certamente a banca se equivocou ao afirmar que tanto backup diferencial quanto incremental são feitos apenas sobre os arquivos alterados, o correto seria sobre novos e alterados. Nesse sentido, o item E seria o correto.
-
O Backup Diferencial é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução.
Eu particularmente já acho que a primeira opção é F, tendo como o seguinte argumento.
Entendo que o trecho "em sua primeira execução" estaria relacionado ao Backup Diferencial quando executado após a primeira vez, executaria backup somente dos arquivos alterados após essa primeira vez, e portanto estaria errado. Pois continuaria executando backups dos arquivos alterados após o Full.
|-------------------------------|----------------------------------|------------------
Bckp Full ---------1º Bckp Diferencial-------- 2º Bckp Diferencial
-
Quanto à cópias de segurança, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):
(V ) O Backup Diferencial é executado após o último backup FULL, ele realiza backup apenas dos arquivos alterados, em sua primeira execução.
Perfeito. Nem precisa comentar.
( F) O Backup Incremental realiza backup apenas dos últimos arquivos alterados.
Aqui há outra falha, além do outro apontado pelos colegas: não é correto dizer "últimos arquivos alterados" e sim, último backup normal ou incremental.
Repare que, em uma rede grande, onde foram alterados um milhão de arquivos na última semana, talvez os 100 últimos arquivos podem ser classificados como "ultimos arquivos"; porém, o arquivo criado no início da semana, há 900 mil arquivos atrás, não. Mas ambos sofrerão backup incremental.
( F) Na realização de um restore de um Backup Incremental, será então necessário último backup FULL, e o último Backup Diferencial.
Errada. Sem comentários essa.
Logo, o correto deveria ser VFF. Questaõ deveria ser anulada por falta de alternativa.