SóProvas


ID
2272654
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No campo dos estudos da Comunicação, define-se o conceito de agenda-setting. Segundo Wolf, o público dá importância a acontecimentos enfatizados pelos meios de comunicação de massa, que colocam na ordem do dia os assuntos que merecem ser discutidos. Avalie as afirmativas referentes ao tema:
I. Em consequência da ação dos jornais, da televisão e de outros meios de informação, o público sabe ou ignora, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas incluem ou excluem de seus conhecimentos aquilo que o mass media inclui ou exclui de sua pauta.
II. Os mass media, descrevendo e precisando a realidade exterior, apresentam ao público uma lista daquilo sobre o que é necessário ter uma opinião e discutir. Trata-se de “conhecimento” por empréstimo, fornecido pelos mass media.
III. Nas sociedades industriais, é virtualmente impossível para o indivíduo ter acesso a todos os temas sobre os quais precisa ter alguma opinião. Os mass media se encarregam, portanto, de oferecer “pacotes” que se caracterizam pela simplificação/redução dos temas, de modo a se tornarem assimiláveis em escala industrial.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    I. (CORRETO) "a hipótese do agenda-setting ocupa um lugar de destaque. Esta hipótese defende que em consequência da acção dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo."

     

    II. (CORRETO) "Os mass media, descrevendo e precisando a realidade exterior, apresentam ao público uma lista daquilo sobre que é necessário ter uma opinião e discutir. O pressuposto fundamental do agenda-setting é que a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social lhes é fornecida, por empréstimo, pelos mass media."

     

    III. (CORRETO) "Nas sociedades industriais de capitalismo desenvolvido, em virtude da diferenciação e da complexidade sociais e, também, em virtude do papel central dos mass media, foi aumentando a existência de fatias e de «pacotes» de realidade que os indivíduos não vivem directamente nem definem interactivamente a nível da vida quotidiana, mas que «vivem», exclusivamente, em função de ou através da mediação simbólica dos meios de comunicação de massa."


    Livro: Teorias da Comunicação. Mauro Wolf. 8.ed. Lisboa: Editorial Presença, 2003. p. 144-145