SóProvas


ID
2273770
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Fundações são elementos estruturais destinados a suportar toda a carga de pressão proveniente dos carregamentos de esforços oriundos do peso próprio dos elementos estruturais como num todo, acrescidos dos carregamentos provenientes do uso (sobrecargas). Esses elementos de fundação tem por fnalidade distribuir os esforços estruturais para o terreno (solo), dando estabilidade a obra.
As fundações são divididas em dois tipos: rasas (ou superfciais) e profundas.
A respeito deste assunto, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma das questões.

    Sempre estudei que os blocos de fundação não existem armaduras. 

    Conceito:

    Bloco de Fundação - Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Pode ter suas faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentar normalmente em planta seção quadrada ou retangular. 
     

  • Hoje em dia a maioria dos blocos de fundação são executados com armadura.

    Resposta Letra E

  • Onde foi que essa banca tirou q bloco é armado? pelo amor de Cristo...

  • IBFC...tem q ter um padrao nas respostas.....

    Tem questoes que ele considera VIGA DE FUNDAÇAO...como um tipo de fundaçao...tem outras que nao....

    Eu marcaria a LETRA C)

  • Lorenna, a alternativa C diz que bloco armado é uma fundação profunda, quando na verdade é rasa. 

  • Victor, mas bloco armado não eh raso...o bloco raso não eh armado...a sua estrutura suporta os esforços de tração sem a necessidade de armação. 

  • Oh Bancazinha!!! Tem dificuldade até de procurar no google. Basta olhar lá em qualquer artigo, FUNDAÇÃO TIPO BLOCO é rasa e executada com concreto simples ou ciclópico, sendo DESNECESSÁRIO USO DE ARMADURA.

  • É por isso que os 1ºs lugares ficam empatados e muita gente gabarita civil. ai fica dificil

  • RESP LETRA E, POIS NA LETRA C ELE ERRA AO AFIRMA QUE O BLOCO ARMADO E UMA FUNDAÇÃO PROFUNDA

  • Questão passível de ser anulada.

    O Bloco, como elemento de fundação, é não armado e assentado em pequenas profundidades, portanto classificado como fundação rasa ou "não profunda". O conceito de funcionamento do Bloco de fundação (rasa) é a distribuição de carga pela sua massa (volume de concreto) ao solo.

    A grande confusão com o outro tipo de bloco (armado) está no conceito deste. Os blocos armados, cujo o nome correto seria blocos de ancoragem, tem a função de fazer a ligação de pelo menos dois elementos estruturais distintos, como é o caso da ligação de pilar (ou pilares) com as estacas. Nestes casos (que nem de longe se assemelha à uma fundação rasa), há estrita necessidade de armadura por motivos claros!

    Toda essa confusão vem da deficiência nos cursos de graduação e da literatura, que na grande maioria dos casos ou não faz menção a essa diferença, ou é desatualizada. No caso da banca, a confusão foi feita por desconhecimento, pois não há alternativa adequada. As assertivas C e D, que mais se aproximam, ainda mantem essa "confusão" dos conceitos entre Bloco de fundação e bloco de ancoragem.

  • Galera, a questão é tão simples:

    Blocos são Fundações RASAS. Fato consagrado e de conhecimento básico.

    Quanto à questão da armação, é muita polêmica para pouca prática!!

    A Norma estabelece que os Blocos dispensam a necessidade de armação, mas não determina que não tem armação em nenhuma hipótese, veda ou proíbe, sendo asim, a carga do projetista, o que permite sim a existência de Blocos ARMADOS, os quais quando existentes continuam sendo classificados como RASOS.

    letra E 

  • Os Blocos de fundação são rasos, sem necessidade de armadura, já que o concreto resiste tanto a compressão como a tração, dispensado neste caso a armação pelo aumento da altura da fundação com relação a sapata, que tem sua altura bem menor.

    Questão deveria ser anulada!

     

  • As fundações superficiais: são elementos cuja carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

    As funcações prufundas: são elemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, e que está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 m, salvo justificativa.

    Obs: Acho que o que está acontencendo é uma confusão de bloco de funcação com bloco de coroamento ( utilizado em estacas, porém NÃO SÃO ELEMENTOS DE FUNDAÇÃO, pois não trasmitem carga para o solo e sim para as estacas). Apesar dos blocos de fundação não necessitarem de armadura nada impede que eles possam ser armados.

  • Se o bloco é armado ele é uma sapata. A única diferença é que ele não terá o formato de tronco de pirâmide. Pra mim a letra "c" é a correta.