- ID
- 22747
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- Banco do Brasil
- Ano
- 2002
- Provas
- Disciplina
- Conhecimentos Gerais
- Assuntos
1 Na Dinamarca, na Holanda, na Itália e no sul da Alemanha, há um "enorme potencial" para se formar um movimento europeu de direita, segundo o extremista austríaco Jörg Haider. Líder do Partido 4 da Liberdade (PL), Haider, que integra a coalizão de poder no seu país, propõe aos "partidos irmãos" juntar seus esforços para se apresentarem unidos nas eleições para o Parlamento Europeu em 7 2004. Em sua proposta, Haider não citou a Frente Nacional, de Jean- Marie Le Pen. Haider assegura que são precisamente as "posições racistas" de Le Pen o que o tornam inaceitável "em um mundo 10 moderno". Não obstante, o PL austríaco nunca se apartou de seu discurso xenófobo.
Julieta Rudich. "Haider quer unir extrema direita européia, sem Le Pen". In: Folha de S. Paulo, 3/5/2002, p. A10 (com adaptações).
Tendo em vista o texto acima e o tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
A proposta apresentada pelo líder direitista austríaco, relatada no texto, adquire maior significado por não se ater à política interna, mas por pressupor uma estratégia mais ampla, com efeitos no interior da própria União Européia.