SóProvas


ID
2274913
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Num trecho da canção “Guerreiro Menino”, de Gonzaguinha, lê-se: “Um homem também chora / Menina morena / Também deseja colo / Palavras amenas / Precisa de carinho / Precisa de ternura / Precisa de um abraço / Da própria candura / Guerreiros são pessoas / São fortes, são frágeis / Guerreiros são meninos / No fundo do peito.” Sobre esses versos, está correto afirmar que há uma metáfora em

Alternativas
Comentários
  • Guerreiros são como meninos (D)

  • Gb: D

    A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças.Toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece.

    Ex.:

    Comparação: Seus olhos são como luzes brilhantes.

    Metáfora: Seus olhos são luzes brilhantes.

     

    Metáfora: guerreiros são meninos. 

    Comparação: Guerreiros são como meninos

  • Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos.

    Gab Letra D - Guerreiros são como meninos

    https://www.significados.com.br/metafora/

  • GABARITO D

     

    Metáfora. ( comparação implícita, que acontece com a fusão de dois elementos comparados - idéia de que um é o outro) ex : e o rio é mar...

  • GABARITO: LETRA D

    Metáfora:
    Trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos.
    Evanildo Bechara é uma fera da gramática.
    Evanildo Bechara – uma fera da gramática – é o melhor atualmente.
    fera do Bechara tem obras importantíssimas sobre a língua.
    Bechara?! Que fera!
    O Bechara vai “desmatando o amazonas de minha ignorância”.

    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.