SóProvas


ID
2275126
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A presença norte-americana no Rio Grande do Norte é sempre lembrada pela instalação da base aérea de Parnamirim durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, no pós-guerra, a presença dos Estados Unidos também foi marcante, sobretudo na década de 1960, quando o Brasil recebeu vultosos recursos da Aliança para o Progresso, programa lançado na gestão do presidente John F. Kennedy. É INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O motivo pelo qual desencadeou a cassação de Aluízio Alves foram as sérias acusações feitas por Dinarte Mariz, seu maior inimigo político.

     

    FONTE: http://www2.uol.com.br/omossoroense/131206/conteudo/aluizio_alves_09.htm

  • GAB -  A 

    pede a INcorreta

  • Gab. A

     

    O governo Aloísio Alves  (1961 - 1966) firmou com o governo norte-americano (Pres. Kennedy) o Programa Aliança para o Progresso.

  • Complementando... um dos erros da acertiva é afirmar que a casação foi em 1968. Na vdd foi em 69.

     

  • Francisco Souza,

     

    A questão não afirma que foi em 68, e sim APÓS 68.

  • Em 1969, como vingança, Dinarte Mariz conseguiu do governo militar do presidente Costa e Silva, a cassação de Aluízio Alves por corrupção, abuso de poder econômico e atos subversivos contra a revolução.

    Lembrando que Aluísio Alves não recusou aceitar o aporte de recursos da Aliança para o Progresso, pelo contrário

    - Em 1960, Aluízio Alves rompeu com DInarte Mariz e lançou candidatura própria ao governo do estado contra o candidato de Dinarte e da UDN, Djalma Marinho. A chapa de oposição, liderada por Aluízio Alves, reunia elementos do PTB, PSD, dissidentes da UDN e elementos de esquerda.

    - A campanha de 1960 ficou marcada por inovações, como o uso de símbolos, cores, passeatas, vigílias, pesquisas eleitorais e marketing. O carisma do populismo aluizista foi fator decisivo para o resultado das eleições, sendo Aluízio Alves eleito governador do estado.

    - O governo Aluízio Alves (1961-1966) - Firmou com o governo norte-americano (Kennedy) o Programa Aliança para o Progresso, que visava destinar recursos para a área social, especialmente o setor educacional. - Construiu a Cidade da Esperança, primeiro conjunto habitacional popular da América Latina. - Fundou a CAERN, a TELERN e a COSERN (trouxe energia elétrica da usina de Paulo Afonso, Bahia). - Investiu na construção de escolas e em projetos de infra-estrutura.

    - Seu governo ficou marcado por uma violenta perseguição política aos seus opositores.

    Acho que o erro da questão esta em afirmar que Aluísio RECUSOU, por isso é a INCORRETA - LETRA A

  • Já identifiquei de cara a incorreta porque meus pais são daquela época e falavam da relação amistosa entre Aluízio Alves e os irmãos Kennedy (John e Robert). Inclusive, no prédio da Tribuna do Norte aqui em Natal, existe no saguão um enorme retrato de Aluízio e Robert juntos, acredito que na inauguração da Cidade da Esperança.