SóProvas


ID
22756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Português

1 Na Dinamarca, na Holanda, na Itália e no sul da Alemanha, há um "enorme potencial" para se formar um movimento europeu de direita, segundo o extremista austríaco Jörg Haider. Líder do Partido 4 da Liberdade (PL), Haider, que integra a coalizão de poder no seu país, propõe aos "partidos irmãos" juntar seus esforços para se apresentarem unidos nas eleições para o Parlamento Europeu em 7 2004. Em sua proposta, Haider não citou a Frente Nacional, de Jean- Marie Le Pen. Haider assegura que são precisamente as "posições racistas" de Le Pen o que o tornam inaceitável "em um mundo 10 moderno". Não obstante, o PL austríaco nunca se apartou de seu discurso xenófobo.

Julieta Rudich. "Haider quer unir extrema direita européia, sem Le Pen". In: Folha de S. Paulo, 3/5/2002, p. A10 (com adaptações).

Tendo em vista o texto acima e o tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.

Textualmente, a expressão "Não obstante" (l.10) estabelece uma relação de conseqüência em relação à crítica de Haider a Le Pen, na oração anterior, tomada como causa.

Alternativas
Comentários
  • A locução "não obstante" faz parte das conjunções ou locuções conjuntivas com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "conquanto", "mas", "porém","todavia", "entretanto", etc. e, claramente, não estabelece de forma alguma uma relação de conseqûencia!
  • GABARITO: ERRADO

    → parafraseando o professor Pestana, "decorem as conjunções".

    Não obstante, o PL austríaco nunca se apartou de seu discurso xenófobo. → conjunção coordenativa ADVERSATIVA, valor de oposição, contraposição, adversidade, não apresenta valor de causa.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gab: Errado

    Não obstante, pode se caracterizar tanto como conjunção adversativa como conjunção concessiva.

    No caso em questão, acredito eu, que se trata de uma conjunção concessiva, pois percebe-se que o partido de Jörg Haider, embora, critique a posição racista da Jean- Marie Le Pen, nunca se apartou de um discurso discriminatório, no caso em questão xenófobo.

    No meu entender, seria adversativa caso ele condenasse a posição e praticasse um discurso contrário. O que não aconteceu.