SóProvas


ID
2276233
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De modo geral, as alterações metabólicas que ocorrem na gestante diabética são semelhantes às que ocorrem em gestantes normais: no início da gravidez observa-se tendência a glicemias de jejum mais baixas e discreta redução na necessidade de insulina exógena entre aquelas que usam insulina regularmente. Com o evoluir da gestação se estabelece quadro de resistência à insulina, sendo necessárias quantidades progressivamente maiores de insulina exógena para o adequado controle do diabetes. Analise as afirmações a seguir, relativas a associação entre gravidez e diabetes e assinale a alternativa correta.
I. Gestantes diabéticas são mais propensas a processos infecciosos, especialmente do trato urinário e a doença hipertensiva específica da gravidez.
II. A incidência de abortamento em gestantes diabéticas aumenta à medida que complicações vasculares, renais e retinianas surgem.
III. Oligo-hidrâmnio, associado ou não à restrição de crescimento intrauterino, está entre as principais complicações das gestantes diabéticas.
IV. As duas principais complicações específicas do filho de mãe diabética são os problemas respiratórios, principalmente a doença de membrana hialina e a hipoglicemia.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • As causas mais comuns de oligoidramnio incluem:

  • Oligoidramnio é um volume deficiente de líquido amniótico; ele está associada a complicações maternas e fetais. O diagnóstico é por medição ultrassonográfica do volume de líquido amniótico. O tratamento envolve monitoramento atento e avaliações ultrassonográficas seriadas.

    O volume de líquido amniótico não pode ser medido com segurança diretamente, exceto, talvez, durante o parto por cesariana. Assim, a deficiência de líquido é definida indiretamente usando critérios ultrassonográficos, tipicamente o índice de líquido amniótico (ILA). O ILA é a soma da profundidade vertical do líquido medido em cada quadrante do útero. O ILA normal varia de 5 a 24 cm; valores < 5 cm indicam oligoidramnio.

    As causas mais comuns de oligoidramnio incluem:

  • As causas mais comuns de oligoidramnio incluem: Insuficiência útero-placentária (p. ex., devido à pré-eclampsia, hipertensão crônica, descolamento prematuro de placenta, doença trombótica ou outro transtorno materno) ... Ruptura prematura das membranas. Idiopática

    Polidrâmnio pode ser causado por malformações fetais, gestação múltipla, diabetes materno e vários distúrbios fetais. ... Considerar a redução do volume de líquido amniótico somente se ocorrer parto prematuro ou se polidrâmnio provoca sintomas grave

    logo o item III está ERRADO!

    SOBRE O ITEM II:

    diabetes pré-gestacional de tipo 1 e tipo 2 traz um risco elevado de resultados maternos e fetais adversos, incluindo malformações congênitas, aborto espontâneo, parto prematuro, pré-eclâmpsia, macrossomia (criança de tamanho acima do normal) e mortalidade perinatal (até a primeira semana de vida

  • I, II e IV apenas.