SóProvas


ID
227758
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O tratamento térmico do leite pelo método de ultra-alta-temperatura - UHT - difere fundamentalmente da pasteurização por dar origem a um produto

Alternativas
Comentários
  • Essa questao foi anulada! Um leite UHT esta isento de microrganismos.
  • O leite UHT dipensa refrigeração, podendo ficar na prateleira do mercado e estocado em nossas residencias
  • A meu ver, a questão deve ser sim, anulada. Haja vista uma certa confusão e dupla interpretação nas assertivas. O leite UHT de fato dispensa refrigeração, enquanto na prateleira, porém pós abertura é imprescindivel sua refrigeração. Ele é sim embalado assepticamente, porém este nao é um diferencial em relacao aos outros leites. Logo a MAIS correta, por assim dizer, seria a inativação da Peroxidase, fato este que nao ocorre nos outros tipos de pasteurização. 
  • Entende-se por leite UAT (Ultra Alta Temperatura UHT), o leite homogeneizado que foi submetido, durante 2 a 4 segundos, a uma temperatura 130º C, mediante um processo térmico de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32º C e envasado sob condições asséptica em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas PORTARIA 146/1996

  • O leite pasteurizado deve possuir fosfatase alcalina negativa e peroxidase positiva. Porém, como o processo UHT ultrapassa a temperatura de pasteurização, a peroxidase também é inativada. Diferenciando assim, fundamentalmente o leite pasteurizado do leite UHT.

    Letra A. A embalagem do leite fluido pasteurizado deve ser livre de microrganismos patogênicos e outros que possam desenvolver durante a estocagem e comercialização do produto. Não sendo a resposta uma diferença fundamental.

    Letra B. Não é uma característica fundamental.

    Letra C. Os aditivos do leite UHT não são utilizados no intuito de inibir a germinação de esporos, mas sim para garantir a estabilidade do produto.

    Letra E. O processo UHT não esteriliza completamente o leite, pois já foram identificados microrganismos resistentes a esse processo.

    Novo RIISPOA:

    Art. 256.  Entende-se por processo de ultra-alta temperatura - UAT ou UHT o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 130ºC (cento e trinta graus Celsius) e 150ºC (cento e cinquenta graus Celsius), pelo período de dois a quatro segundos, mediante processo de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a temperatura inferior a 32ºC (trinta e dois graus Celsius) e envasado sob condições assépticas em embalagens esterilizadas e hermeticamente fechadas.

    Art. 257.  Para os fins deste Decreto, entende-se por processo de esterilização o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 110º C (cento e dez graus Celsius) e 130º C (cento e trinta graus Celsius) pelo prazo de vinte a quarenta minutos, em equipamentos próprios.

  • difere...

     

  • Qual a principal vantagem de se empregar o método UHT?

    Deveria ser anulada essa questão.

  • Aos comentários sobre a alternativa B, lembrem-se, após aberto deve ser guardado refrigerado. Portanto, não dispensa refrigeração.

    E é inegável que a diferença fundamental é a inativação da peroxidase, sendo até parâmetro de avaliação de qualidade do UHT.