Segundo a Revista Panorama da Aquicultura:
" Em particular, a ocorrência de “off-flavor” é mais frequente em peixes cultivados intensivamente em viveiros, onde os altos níveis de arraçoamento, e o consequente acúmulo de nutrientes, favorece a intensa proliferação de algas cianofíceas (notadamente as do gênero Oscillatoria, Anabaena e Simploca, dentre outras) e fungos actinomicetos. Estes organismos são responsáveis pela produção de geosmina (GEO), associada ao gosto ou odor de terra ou barro, e metil-isoborneol (MIB), responsável pelo gosto ou odor de mofo (odor de porão ou livro mofado) em peixes de piscicultura."
http://www.acquaimagem.com.br/docs/Pan54_Kubitza.pdf
LETRA B
Geralmente o off-flavor tipo "terra/mofo", muito frequente em peixes confinados, ocorre em viveiros com altos níveis de arraçoamento (Diogini & Bett, 1998).
O gosto de terra e mofo é causado pela presença de geosmina e do 2-metilisoborneol no ambiente aquático. Essas substâncias são produzidas por elevadas populações de cianobactérias e actinomicetos, sendo então absorvidas por difusão pelos tecidos dos peixes. Os principais gêneros das primeiras são os seguintes: Microcystis, Anabaena, Aphanizomenon, Planktothrix e Oscilatoria. Quanto aos actinomicetos, destacamse: Actinoplanes, Micromonospora, Rhodococcus, Streptomyces, Thermoactinomyc e Nodularia (BIATO, 2005; PERSSON, 1995).