As câmeras SLR mais novas, costumam ter até quatro métodos de medição: medição matricial, medição parcial, ponderada ao centro e pontual.
Modo de medição matricial
Disponível em toda câmera que possui medição de luz, utiliza toda a área de da imagem a ser capturada para calcular a medida de luz. Também é o modo usado quando estamos com nossa câmera no modo completamente automático (normalmente identificado por um quadrinho verde no disco seletor de modos). Esse é o modo ideal para tomadas amplas de grandes paisagens ao longe onde não haja muito contraste entre áreas claras e escuras, ou se houver muito contraste que esse não tenha prevalecimento do claro ou do escuro.
Modo de medição parcial
Semelhante ao modo matricial, porem só usa na medição uma região circular perto do centro da imagem, ignorando o que está em volta. É indicado para quando se deseja fazer uma foto de um grupo de pessoas agrupados e quer que as pessoas apareçam deixando o fundo com alta luz se for o caso. Numa situação de um céu muito claro no fundo, se usar a medição matricial a luz do fundo fará com que as pessoas fiquem somente silhuetas.
Modo de medição ponderada ao centro
Diferente dos outros dois modos, funciona dando prioridade de medição para a luz refletida no centro da imagem, mas leva em conta a lus do entorno de forma ponderada – quanto mais longe da região central menos importância tem a luz para a medição. De todos os modos, é o que eu menos uso, mas pode ser indicado para paisagens onde o assunto do centro tem que ter uma medição mais correta, porém não quer que as regiões adjacentes estejam fora da medição.
Modo de medição pontual
Esse é um modo de medição pouco usado por fotógrafos iniciantes, ele faz a medição de luz tomando como amostra uma região bem pequena no centro da imagem. Ele é legal para se fazer a medição da lua local usando um cartão cinza (a mão ou uma folha branca) como descrito no último artigo da série de técnica de fotografia, colocar a câmera no modo de medição pontual ou no modo de medição parcial (preferir o parcial para usar a palma da mão) ajuda a não precisar cobrir o quadro inteiro com a folha ou a mão.
Fonte: http://sobre-fotografar.blogspot.com/2010/10/modos-de-medicao-de-luz-na-camera.html