Gabarito: CERTO
Alguns pontos importantes sobre fotografar em RAW:
O arquivo/formato RAW é como se fosse o negativo que você levava para revelar na era do filme, ele gera uma imagem “crua” do momento do clique, com ele é possível ajustar com maior precisão as cores, ruído, nitidez… Ele é o máximo de qualidade que sua máquina oferece.
* Salva 100% dos dados do momento do clique;
* Maior nitidez e gama de cores;
* É possível alterar com maior precisão a exposição e as cores da fotografia na edição de imagem;
* Não é necessário/importante estar com o balanço do branco em equilíbrio exato, pois irá alterar na hora da edição – nem por isso esqueça dele, ok?;
* Se preocupe mais com o diafragma, obturador e o ISO;
* Leva um tempo maior para finalizar a imagem, pois o arquivo que ele gera é preciso abrir em algum programa para RAW, ajustar o que deseja na imagem e salvar em JPEG ou outro formato de sua preferência;
* Arquivo mais pesado que o JPEG – bota pesado nisso;
* Demora um maior tempo para gravar no cartão de memoria, dificultando fotografias de movimentos rápidos e que exijam diversos cliques consecutivos.
Fotografar em JPEG
O formato JPEG é o contrário do RAW. A câmera digital tem um computador interno responsável por tomar algumas decisões para o formato JPEG. Essas decisões são automatizadas sobre como tratar as cores, o tom, ruído e nitidez para poder criar o arquivo JPEG, o que torna a ação na pós produção (finalização da imagem) limitada.
Alguns pontos importantes:
* É necessário estar com o balanço do branco o mais correto possível;
* A exposição precisa estar bem equilibrada;
* O JPEG elimina 88% dos detalhes do momento do clique; Grava mais rápido no cartão de memória e
* Ocupa menos espaço.
RAW x JPEG
Olhando assim, você deve estar doido da vida, pensado por que não começou a fotografar em RAW antes. Não fique assim, o JPEG também é um excelente formato e muitos fotógrafos profissionais o utilizam. Você mesmo já deve ter percebido que suas imagens em JPEG não são ruins.
Fonte: fotografiadicas.com.br/fotografar-em-RAW-e-em-jpeg/