SóProvas


ID
2278066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Em relação aos motores elétricos, julgue o item que se segue.

O motor de repulsão utiliza enrolamento auxiliar, como acontece com o motor de fase dividida.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

     

    O estator de um motor à repulsão é idêntico ao de um motor de indução, no qual as ranhuras estejam uniformemente distribuídas na periferia do estator. O enrolamento é também um enrolamento "padronizado" de dois, quatro ou seis pólos, distribuído em volta do estator de forma que se produzam os pólos necessários. Não se utilizam enrolamentos auxiliares ou parciais. A estrutura do estator de um motor de repulsão é, portanto, idêntica e intercambiável com a de qualquer motor de indução monofásico.

     

    Fonte: Irving Lionel Kosow. Máquinas Elétricas e Transformadores - Vol. 1. Pg. 376.

  • O estator de um motor de repulsão é semelhante ao estator do motor de fase dividida, com exceção da ausência do enrolamento auxiliar, que no motor de repulsão é desnecessário. O torque de partida é obtido pelo princípio da repulsão.

    O motor de repulsão é ideal para aplicações que apresentam uma carga alta de inércia, pois o motor precisa imprimir um grande torque, absorvendo determinada corrente da rede durante o período de partida da máquina. O torque de partida alto é o grande atrativo desse motor, mas existe a desvantagem de desse equipamento vir com escovas e coletor, além do desgaste e da necessidade de manutenção de todo o conjunto.

    Em aplicações que precisam do torque elevado de partida com corrente reduzida, o motor de repulsão é a opção mais indicada por apresentar a melhor relação torque/corrente dos motores monofásicos.