SóProvas


ID
2278285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O emprego de lubrificantes líquidos e graxas é comum na lubrificação de máquinas e equipamentos. Em relação a lubrificantes e suas características, julgue o item subsequente.

Os óleos minerais puros são obtidos do refino de certos sais minerais, como o cloreto de sódio, enquanto os óleos graxos são provenientes do refino do petróleo. O emprego de óleos graxos é bastante comum nas máquinas atuais, especialmente naquelas que operam em altas temperaturas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Os lubrificantes são classificados, de acordo com seu estado físico, em: líquidos, pastosos, sólidos e gasosos. Os lubrificantes líquidos são os mais empregados na lubrificação. Podem ser subdivididos em: óleos minerais puros, óleos graxos, óleos compostos, óleos aditivados e óleos sintéticos.

    Os óleos minerais puros são provenientes da destilação e refinação do petróleo.

    Os óleos graxos podem ser de origem animal ou vegetal. Foram os primeiros lubrificantes a serem utilizados, sendo mais tarde substituídos pelos óleos minerais. Seu uso nas máquinas modernas é raro, devido à sua instabilidade química, principalmente em altas temperaturas, o que provoca a formação de ácidos e vernizes.

    Os óleos compostos são constituídos de misturas de óleos minerais e graxos. A percentagem de óleo graxo é pequena, variando de acordo com a finalidade do óleo. Os óleos graxos conferem aos óleos minerais propriedades de emulsibilidade, oleosidade e extrema pressão.

     

    Fonte: http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM285/Conte%FAdos/Complementos/Apostila%20Lubrificacao.pdf