SóProvas


ID
2279110
Banca
UVA
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde que começou a ser editado pela ONU, em 1990, o IDH vem sendo utilizado por quase todos os institutos ou organizações que trabalham com a questão do desenvolvimento social. A ONU refaz os cálculos sobre o IDH de cada país todo ano. Em todos os relatórios publicados desde 1990 até hoje, embora a posição de cada país varie um pouco, sempre os primeiros 21 colocados são os mesmos países. Dentre os países abaixo, marque os que não fazem parte desta relação com melhores IDH.

Alternativas
Comentários
  • Definição

    IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

    Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

    No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

    olocação no Ranking de IDH de alguns países:

    (Dados do PNUD referente ao ano de 2014)

     

    - Noruega - 0,944

    - Austrália - 0,935

    - Suíça - 0,930

    - Dinamarca - 0,923

    - Holanda - 0,922

    - Alemanha - 0,916

    - Irlanda - 0,916

    - Estados Unidos - 0,915

    - Canadá - 0,913

    10º - Nova Zelândia - 0,913

    75º - Brasil - 0,755

     

    Como vocês podem observar, a letra  

     d)

     China, Índia e Gana. 

     

    Não se enquadra dentro dos itens de classificação do IDH. 

     

    http://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm

  • IDH do Brasil: 0,755
  •        Relatório do Desenvolvimento Humano 2016, lançado pelo PNUD, aponta que mulheres, grupos étnicos e raciais e populações rurais não têm conseguido se beneficiar dos progressos registrados nos últimos 25 anos. No caso do Brasil, o país estagnou no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e se mantém na posição 79 do ranking de 188 países.

    Fonte: nacoesunidas.org/relatorio-do-pnud-destaca-grupos-sociais-que-nao-se-beneficiam-do-desenvolvimento-humano-brasil-estagnou-no-idh/