SóProvas


ID
2279122
Banca
UVA
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os períodos em que um centro urbano fica com o ar estagnado, sem correntes ascendentes na atmosfera, o que agrava a poluição desta, denominam-se:

Alternativas
Comentários
  • INVERSÃO TÉRMICA

    GEOGRAFIA

    A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos centros urbanos industrializados. Os poluentes retidos nas camadas da atmosfera próximas à superfície provocam doenças respiratórias e irritações nos olhos.

    A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    Outro agravante da inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes. Sendo assim, a dispersão desses poluentes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/inversao-termica.htm

     

    Letra B

     

     

  • Apenas como curiosidade sobre o termo SMOG:

    Smog designa, em termos genéricos, nevoeiro contaminado por fumaças. O termo resulta da junção das palavras da língua inglesa "smoke" (fumaça) e "fog" (nevoeiro).