SóProvas


ID
2279794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à memória principal e à memória cache.

Em um sistema de computação, o barramento de dados é bidirecional e o barramento de endereços é unidirecional.

Alternativas
Comentários
  • http://orgcomp2.ic.uff.br/capitulo3/Barramentos.php

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Barramento

  • Tipos de barramento:

    ·         Dados: transporta dados entre CPU e memória e entre CPU e E/S. Tipo bidirecional;

    ·         Endereços: indica o endereço na memória ou no E/S em que a CPU deve ler/escrever. Tipo unidirecional;

    ·         Controle: função que controla as ações dos barramentos anteriores. Controla solicitações e confirmações. Tipo bidirecional.

  • Certo.

    Trazendo as informações das fontes para facilitar.

     

    Um barramento é um caminho comum elétrico entre múltiplos dispositivos . Um exemplo comum é o barramento de sistema presente em todos os microcomputadores , que consiste em 50 a 100 fios de cobre paralelos ligados na placa-mãe , com conectores espaçados em intervalos regulares para inserir placas de memória e entrada / saída.

     

    Um barramento ou via ou bus é um conjunto de pinos do microprocessador por onde trafegam um ou mais sinais de hardware. Um microprocessador possui três tipos de barramentos utilizados para transporte: bus de dados, bus de endereços e bus de controle.

     

    Barramento de dados: Barramento bidirecional, utilizado para realizar o intercâmbio de dados e instruções com o exterior. Uma das principais características de um microprocessador é o número de bits que o barramento de dados pode transferir, que determina se o processador é de 8, 16, 32 ou 64 bits. Determina o número de bits da palavra de dados que pode ser transferida de/para o microprocessador e, também (quase sempre) o tamanho da palavra de dados que pode ser operada pela ALU.

    Barramento de endereços: Barramento unidirecional, constituído de um conjunto de linhas de endereço que indicam a posição de memória onde se encontra o dado requisitado. Uma vez dada a posição, a informação armazenada na memória passará à CPU através do barramento de dados. Define a quantidade de posições de memória e/ou de portas de entrada/saída que podem ser acessadas pelo microprocessador (para n bits do barramento de endereços, 2n bytes de memória podem ser endereçados, ou seja, 2n endereços físicos podem ser acessados - capacidade de endereçamento).

     

    Barramento de controle: Barramento bidirecional, formado por um número variável de linhas, através das quais se controlam as unidades complementares (habilitação e desabilitação das memórias para leitura e escrita, permissão para periféricos ou coprocessadores acessarem as vias de dados e endereços). Transfere, para as diversas partes do sistema, sinais que definem e orientam toda a sua operação.

     

    http://orgcomp2.ic.uff.br/capitulo3/Barramentos.php

  • Assertiva CORRETA.


    É assim porque o barramento de endereços serve apenas para informar o endereço no qual será realizada a operação, ao passo que o barramento de dados serve tanto para recuperar dados da memória quanto para gravar dados nela.

  • http://www.univasf.edu.br/~romulo.camara/novo/wp-content/uploads/2013/11/Barramento.pdf

  • para de bla bla bla

    barramento de dados - bidirecional

    barramento de endereço- unilateral

    barramento de controle - bidirecional