Gabarito Letra C!
De plano, não confundamos o PIBcf com PIBpm.
A agregação de bens e serviços de natureza heterogênea para se encontrar o valor do Produto só é possível porque se usam os preços como medida do valor da produção. Se os preços utilizados para se mensurar o Produto são os preços correntes praticados no mercado de bens e serviços, ter-se-á o Produto a preços de mercado.
O custo de fatores é o preço que cobre os custos de produção dos bens e serviços, inclusive o lucro empresarial. Corresponde ao preço que seria cobrado pelo produtor se não existissem os Impostos Indiretos e os Subsídios.
Os Impostos Indiretos são aqueles que incidem sobre a venda dos bens e serviços, como por exemplo o ICMS, o IPI e o ISS. Subsídios são transferências que o Governo realiza para as empresas com o objetivo de reduzir o preço de mercado dos produtos. Os subsídios funcionam como se fossem impostos indiretos negativos pois, em vez de aumentar o preço dos produtos, os reduzem.
O Produto a Preços de Mercado se diferencia do Produto a Custo de Fatores pela importância correspondente ao valor dos Impostos Indiretos deduzidos os subsídios:
>> Produto a preços de mercado = produto a custo de fatores - subsídios
>> produto a custo de fatores = produto a preços de mercado - impostos indiretos + subsídios
Logo,
PIBpm = 200 + 50 + 50 + 100 + 50 + 50 - 20
PIBpm = 480