SóProvas


ID
2279950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos conceitos de bancos de dados, julgue o item seguinte.

Em sistemas gerenciados de banco de dados, a independência dos dados refere-se à capacidade de modificar a estrutura lógica ou física do banco, sem a necessidade de uma reprogramação dos programas de aplicativos.

Alternativas
Comentários
  • cespe ama questão sobre independência da arquitetura de 3 camadas (externo, conceitual, interno)

     

    2016

    Independência lógica de dados refere-se à capacidade de alterar o esquema conceitual sem a necessidade de alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação.

    Certa

     

    2012

    Independência de dados lógica é a capacidade de modificar o esquema lógico sem que, com isso, qualquer programa de aplicação precise ser reescrito. Modificações no nível lógico são necessárias, ocasionalmente, para aprimorar o desempenho.

    errada

     

    Ano: 2011Banca: CESPEÓrgão: TJ-ESProva: Analista Judiciário -

    Devido à independência de dados, provida pela referida arquitetura, as modificações do “esquema conceitual” — tais como a adição ou a remoção de um tipo de registro (ou item) de dados — não causam ou requerem alterações no “esquema externo” ou nos programas de acesso ao banco de dados.

    errada - APENAS REMOÇÃO NÃO CAUSA ALTERAÇÃO NO ESQUEMA EXTERNO

  • Discordo do gabarito. Vejam só:

    Segundo Navathe(pagina 23 do livro sistemas de banco de dados)  inpendência de dados é a capacidade de alterar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem alterar o esquema no nível mais alto.

    Da maneira que está escrito o final  "sem a necessidade de uma reprogramação dos programas de aplicativos.", é a definição de independência lógica de dados, cuja definição é: a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os aplicativos.

  • A independência dos dados refere-se à capacidade de modificar a estrutura lógica ou física do banco, sem a necessidade de uma reprogramação dos programas de aplicativos.

     

    Segundo Navathe: "A independência de dados pode ser definida como a capacidade de alterar o esquema em um nível do SGBD sem ter que alterar o esquema de nível mais alto."

     

    Ainda segundo Navathe, existem dois tipos de independência de dados;

    1) Independência lógica de dados: é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou aplicações.

     

    2) Independência física de dados: é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.

     

    Na boa, para mim a questão não bate com o conceito genérico de independência de dados nem com os conceitos específicos de independência física de dados e independência lógica de dados.

     

    Entendo que caberia recurso.

  • concordo com os colegas....os conceitos não batem

     

  • Regras de Codd (material do Estratégia):

    8. Independência física de dados: Programas de aplicação e recursos ad-hoc permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanças no método de acesso ou na forma de armazenamento físico.
    9. Independência lógica de dados: Mudanças nas relações e nas views provocam pouco ou nenhum impacto nas aplicações. Ou seja, as alterações nas tabelas que preservam os valores originais não devem afetar os aplicativos e recursos ad hoc.

  • Programas de Aplicativos referem-se aos programas de acesso, ou seja, nível externo ou de visão, que é o que está acima dos outros dois...Certa a questão.

  • Também concordo com os colegas que discordam do gabarito.

    "Inpendência de dados é a capacidade de alterar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem alterar o esquema no nível mais alto".

    Independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os aplicativos.

    Fonte: Navathe(pg. 23, sistemas de banco de dados) 

  • É isso mesmo! A independência dos dados permite que se altere a estrutura do BD (não se preocupe com essa história de lógica ou física por enquanto) sem que sejam necessárias modificações nos programas ou aplicativos. 

    Gabarito: C

  • O nível conceitual descreve quais dados estão de fato no banco de dados e quais são suas relações. Abaixo dele encontramos o nível físico. No nível físico, descrevemos como os dados estão realmente armazenados. É possível modificar o nível físico sem afetar o nível conceitual. Dessa forma, as aplicações continuam funcionado como antes sem necessidade de reprogramação. Certo.

  • Gabarito: CORRETO

    É isso mesmo! A independência dos dados permite que se altere a estrutura do BD (não se preocupe com essa história de lógica ou física por enquanto) sem que sejam necessárias modificações nos programas ou aplicativos.

    Fonte: Arthur Mendonça | Direção Concursos

     

  • Questão

    Em sistemas gerenciados de banco de dados, a independência dos dados refere-se à capacidade de modificar a estrutura lógica ou física do banco, sem a necessidade de uma reprogramação dos programas de aplicativos. ✅

    Nível conceitual ➡ descreve quais dados estão de fato no banco de dados e quais são suas relações.

    Nível físico ➡ está abaixo do nível conceitual. No nível físico, descrevemos como os dados estão realmente armazenados.

    É possível modificar o nível físico sem afetar o nível conceitual. Dessa forma, as aplicações continuam funcionado como antes sem necessidade de reprogramação.

    Gabarito correto. ✅

  • - Independência Lógica dos Dados: A independência lógica dos dados trata da capacidade de alterar o esquema conceitual sem precisar modificar os esquemas externos ou programas/aplicações. O mapeamento nível externo para o conceitual é a chave para a independência lógica de dados.

    LÓGICA: EXTERNO

    FÍSICA: INTERNO

    CESPE: Independência lógica de dados é a capacidade de modificar o esquema lógico sem a reescritura de nenhum programa de aplicação, sendo ocasionalmente necessárias modificações no nível lógico para o aprimoramento do desempenho. ERRADO

    - Independência Física dos Dados: A independência física dos dados trata da capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. Logo, os esquemas externos também não precisam ser alterados. O mapeamento nível conceitual para o interno é a chave para a independência física de dados.

    CESPE: (MEC – 2011) Independência de dados é a capacidade de modificar a definição dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior. Existem dois níveis de independência de dados: a independência física e a independência lógica. CERTO

  •  

    Arquitetura três esquemas - (SPARC) definindo uma arquitetura de três níveis independentes: interno, conceitual e externo. 

    Modelo de dados: conceitual (alto nível), representativos (lógico ou de implementação) e físicos

    Níveis de abstração de dados: nível de visão (view), nível lógico e nível físico. 

    Arquitetura 3 esquemas: visão externa, esquema conceitual e esquema interno. 

    Arquitetura 3 esquemas (níveis): nível externo, nível conceitual e nível interno. 

    Independência de dados: lógica e física.

     

     Nível interno - (nível de armazenamento) é o mais próximo do meio de armazenamento físico - ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são fisicamente armazenados dentro do sistema.

     

     Nível conceitual - ( nível lógico de comunidade, ou nível lógico) é um nível "indireto" entre os outros dois. 

     

     Nível externo ou visão - ( nível lógico do usuário) é o mais próximo dos usuários – ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais.

     

     Independência lógica de dados - a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os aplicativos.  

    Independência física de dados - a capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.

  • Independência dos Dados

    Quando estamos falando sobre independência de dados, estamos tratando da capacidade de modificar a definição dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior. Existem dois níveis de independência de dados: a independência física e a independência lógica. Ressalto que se um sistema de banco de dados provê independência física dos dados, não se pode inferir que esse sistema também permite independência lógica de dados.

    ▪ Independência Lógica dos Dados: a independência lógica dos dados trata da capacidade de alterar o esquema conceitual sem precisar modificar os esquemas externos ou programas/aplicações. O mapeamento nível externo para o conceitual é a chave para a independência lógica de dados.

    ▪ Independência Física dos Dados: a independência física dos dados trata da capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. Logo, os esquemas externos também não precisam ser alterados.

  • Outra questão relacionada para complementar seu entendimento:

    Em relação ao conceito de independência de dados, julgue o item a seguir.

    Na literatura de banco de dados podem ser encontrados três níveis de independência de dados: física, lógica e de objetos.

    GAB. Errado

    Na questão acima coloca como objetos sendo um terceiro nível, sendo que na verdade só existem 2 níveis o FÍSICO e o LÓGICO.

  • Vamos com tudo meu aluno(a), Rumo à Aprovação!

    Gabarito: Errado.

    _____________________________________________________________________________________

    O que é Independência dos Dados?

    Trata-se da habilidade de alterar o conceito dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior.

    _____________________________________________________________________________________

    O que é a Independência Lógica dos Dados?

    É a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema externo ou as aplicações do usuário.

    _____________________________________________________________________________________

    O que é a Independência Física dos Dados?

    É a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual.

    _____________________________________________________________________________________

    RESUMO:

    Independência dos Dados = sem afetar o esquema de nível superior.

    Independência Lógica (alterar o esquema conceitual) = sem ter que alterar o esquema externo.

    Independência Física (alterar o esquema interno) = sem ter que alterar o esquema conceitual.

    Bons Estudos!