-
D)
O planejamento envolve uma volumosa parcela da atividade organizacional. Com
isso, queremos dizer que toda organização está sempre planejando: o nível institucional
elabora genericamente o planejamento estratégico, o nível intermediário segue-o
com planos táticos e o nível operacional traça detalhadamente os planos operacionais.
Cada qual dentro de sua área de competência e em uníssono com os objetivos globais
da organização. O planejamento impõe racionalidade e proporciona o rumo às ações
da organização. Além disso, estabelece coordenação e integração de suas várias unidades,
que proporcionam a harmonia e sinergia da organização no caminho em direção
aos seus objetivos principais
Nível institucional, composto por dirigentes e diretores da organização.
b. Nível intermediário, ou nível do meio do campo, composto dos gerentes.
c. Nível operacional, composto dos supervisores que administram a execução das
tarefas e operações da empresa
(CHIAVENATO, 2009)
-
Gabarito D
a) Nível intermediário: Também chamado nível mediador ou gerencial, é o nível colocado entre os níveis institucional e operacional e que cuida da articulação interna entre ambos.
b) Nível operacional: É o nível no qual as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve o trabalho básico relacionado com a produção dos produtos ou serviços da organização.
c) Nível operacional: Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas
necessários ao andamento dos trabalhos.
d) Gabarito
e) Nível Intermediário: O nível intermediário compõe-se da média administração, isto é, das pessoas ou órgãos que transformam as estratégias formuladas para atingir os objetivos empresariais em programas de ação.
Fonte: Chiavenato.
-
FICARIAM CORRETAS DESSA FORMA:
a) O nível OPERACIONAL recebe o nome de supervisão de primeira linha.
b) O nível INTERMEDIÁRIO é aquele que recebe as decisões globais tomadas no nível institucional.
c) O nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas é o nível OPERACIONAL.
d) CORRETA. No nível institucional, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.
e) O administrador do nível INTERMEDIÁRIO é aquele que interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação cotidiana.
-
NÍVEL INSTITUCIONAL: O nível institucional é o nível mais periférico da organização, e recebe o impacto das mudanças e pressões ambientais. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.
NÍVEL INTERMEDIÁRIO: É o nível administrativo que articula internamente o nível institucional com o nível operacional da organização. É o nível do meio do campo e é composto pelos gerentes. Recebe o nome de nível gerencial ou tático. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação cotidiana para que o nível operacional possa transforma-los em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão tática. Funciona como uma camada amortecedora dos impactos ambientais, pois recebe as decisões globais tomadas no nível institucional as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação cotidiana para que o nível operacional possa transforma-los em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão tática.
NIVEL OPERACIONAL: É o nível administrativo mais baixo de todos. É o mais íntimo da organização e constitui a base inferior do organograma. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão operacional. Recebe o nome de supervisão de primeira linha, pois tem contato direto com a execução ou operação, que é realizada pelos funcionários não-administrativos e operários que se incubem da realização das tarefas e atividades rotineiras do dia-a-dia da organização.
a) O nível intermediário recebe o nome de supervisão de primeira linha. (OPERACIONAL)
b) O nível operacional é aquele que recebe as decisões globais tomadas no nível institucional. (INTERMEDIÁRIO)
c) O nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas é o nível intermediário. (OPERACIONAL)
d) No nível institucional, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio. (GABARITO)
e) O administrador do nível institucional é aquele que interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação cotidiana. (INTERMEDIÁRIO)
-
LETRA D.
a) O nível intermediário recebe o nome de supervisão de primeira linha. NÍVEL OPERACIONAL
b) O nível operacional é aquele que recebe as decisões globais tomadasno nível institucional. NÍVEL INTERMEDIÁRIO
c) O nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas é o nível intermediário. NÍVEL OPERACIONAL.
d) No nível institucional, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio. CORRETA
e) O administrador do nível institucional é aquele que interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação cotidiana. NÍVEL INTERMEDIÁRIO.
-
D
Fiz um resumo de adm.geral. (inclusive tem esse esqueminha lá na segunda página)
Segue o link abaixo
https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1
-
Classificação de Administradores
Stoner (1999) classifica o Administrador pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais).
Pelo nível que ocupam na organização:
▪ Gerentes de Primeira Linha: Estão localizados no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de superviso- res, não são responsáveis por outros supervisores e gerenciam apenas trabalhadores operacionais.
▪ Gerentes Médios: Estão localizados no nível intermediário, são responsáveis por Gerentes de Primeira Linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais.
▪ Administradores de Topo: São comumente chamados de CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos.
De acordo com Silva (2008):
■ A alta administração encontra-se no topo da pirâmide e é representada pela alta direção ou diretoria (presidente e diretorias) responsável por direcionar, desenvolver políticas, estratégias e estabelecimento de metas que são repassadas aos níveis hierárquicos. Representa a organização perante a comunidade, o governo e outras organizações.
■ A média administração está no nível médio da pirâmide organizacional, é conhecida como gerência de departa- mento ou gerência de setor. Estes planejam, organizam, dirigem e controlam outras atividades de uma unidade ou subunidade coordenando as atividades de outros gerentes, de primeiro nível, e outras pessoas não gerentes, como por exemplo recepcionistas e assistentes administrativos.
■ A administração operacional compreende o primeiro nível e é diretamente responsável pela produção de bens e serviços. Constituída por gerentes de venda e chefes de seção, este nível representa a ligação entre produção ou operações de cada departamento e a maior parte do tempo gasto pela administração operacional é com a supervisão de pessoas na execução das tarefas.
De acordo com Silva (2008), outra maneira de classificar os níveis administrativos é:
a. Estratégico, que também corresponde à alta Administração, determinando objetivos a serem atingidos a longo prazo e a direção para a organização como um todo.
b. Tático, correspondendo à média administração ou também chamado de gerência intermediária, como aponta Maximiano (2004), coordenando e decidindo que produtos ou serviços serão produzidos no médio prazo.
c. Operacional, que corresponde à supervisão, ou também chamado de supervisão de primeira linha, de acordo com Maximiano (2004), coordenando a execução das tarefas de todo o pessoal operacional.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
LETRA D