SóProvas


ID
2280514
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

É característica de governabilidade:

Alternativas
Comentários
  • Governabilidade é a capacidade do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.

    Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas.

  • Governabilidade diz respeito às condições de legalidade de um determinado governo para atentar às transformações necessárias, enquanto que governança está relacionada à capacidade de colocar as condições da governabilidade em ação. Governabilidade e governança dizem respeito à democracia e cidadania, não a projeto de poder. No entanto, deploravelmente o Brasil apresenta um vício de raiz, que emperra as significações. O termo governança, originado do inglês g o v e r n a n c e, no sentido de regulação social com vistas à governabilidade, vincula-se à probabilidade normativa de “bom governo”, no sentido da participação, eficácia, inovação, confiabilidade, como condições para evitar métodos de pirataria nos governos: tais como o clientelismo, favorecimentos imorais, corrupção, etc. Seria então, controlar as políticas do governo, sem ser incriminado de ingerência no plano político e social, transformar o ato governamental em ação pública, o ambiente governamental em espaço público, para articulação das ações do governo, questionando a governança através da demarcação do alcance da governabilidade, imperando aí o consenso controlado. 

    A capacidade de governabilidade resulta da afinidade de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização de praticar políticas. Sem governabilidade é impossível governança. Então g overnança é o conjunto de normas, persuasão e procedimentos que são adequados à vida coletiva de determinada sociedade. É fundamental destacar que governança congrega o conceito de capital social ou cultura cívica. 

  • GABARITO C

     c) capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições.

  • GOVERNABILIDADE: Capacidade política do Estado. Tem forte relação com a afinidade de legitimidade do gestor público em relação a sociedade. Sem legitimidade não há como se falar em governabilidade. Capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as Políticas Públicas.

    GOVERNANÇA: Possui um caráter mais amplo que a governabilidade e refere-se uma capacidade administrativa de executar as políticas públicas. Governança é instrumental.

  • LETRA C

     

    Governança!

    -Capacidade financeira e administrativa.

    - Gerir recursos 


     

     

    Governabilidade !

    - Legitimidade

    - Capacidade de governo.

    - Capacidade Politica 


     

  • Augustinho Vicente Paludo
    Série Provas & Concursos - Administração Pública
    6ª edição

     

     

    governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade”. Nesse mesmo sentido, o Caderno Mare nº 01 esclarece que um governo tem governabilidade “na medida em que seus dirigentes contem com os necessários apoios políticos para governar”, e que a capacidade política de governar ou governabilidade decorre do relacionamento “do Estado e do seu governo com a sociedade”.

    Para Vinicius Araújo (2002), a governabilidade “refere-se às próprias condições substantivas/materiais de exercício do poder e legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas de sua postura diante da sociedade civil e do mercado”. Portanto, legitimidade está relacionada com governabilidade, visto que, se os governos não forem legitimados, não haverá condições necessárias para governar.

    Mas governabilidade significa também que o governo deve tomar decisões amparadas num processo que inclua a participação dos diversos setores da sociedade, dos poderes constituídos, das instituições públicas e privadas e segmentos representativos da sociedade, para garantir que as escolhas efetivamente atendam aos anseios da sociedade, e contem com seu apoio na implementação dos programas/projetos e na fiscalização dos serviços públicos.

  • Matias Pereira. Manual de Gestão  Pública Contemporânea.

  • Eu vejo esse assunto como a Hierarquia de Necessidades do Maslow. Só há Governança, se houver Governabilidade. Só há Accountability, se houver Governança.

    Governabilidade ----> Governança ----> Accountability

    Governabilidade: quando falar em apoio (cidadão/ legislativo), estrutura, capacidade política e legitimidade.

    Governança: capacidade técnica, gerenciamento e implantação de políticas públicas.

    Accountability: prestação de contas, fiscalização e responsividade.

     

    Imagine um corpo humano. Se o indivíduo possui braços, pernas e é capaz de enxergar, então ele possui Governabilidade. A partir do momento que ele vai trabalhar, avalia seu desempenho, busca novos conhecimentos e lidera subordinados, possui Governança.

     

     a) capacidade econômica de governar. GOVERNANÇA

     b) relação de gerenciamento do estado e do seu governo com a sociedade. ACCOUNTABILITY

     c) capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições.

     d) forma como os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados, com vistas a promover o desenvolvimento. GOVERNANÇA

     e) capacidade governativa, em sentido amplo, envolvendo a capacidade de ação estatal de implantação das políticas e na consecução das metas coletivas. GOVERNANÇA

  • q m... sempre errando esse conceito.

    Governabilidade: quando falar em apoio (cidadão/ legislativo), estrutura, capacidade política e legitimidade.

    Governança: capacidade técnica, gerenciamento e implantação de políticas públicas.

  • Gab: C

    Governabilidade:

    -> é a capacidade política de o Estado governar;

    -> decorre da legitimidade e do governo do Estado com a sociedade.

    Governança:

    -> é a capacidade do governo em formular e implementar suas políticas

  • LETRA C

  • Nesse debate fica evidenciado que a principal diferença entre governabilidade e governança está na maneira como a legitimidade das ações dos governos é entendida. No conceito de governabilidade, a legitimidade é proveniente da capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições. Por sua vez, no conceito de governança, uma parcela de sua legitimidade advém do processo como ela se concretiza, ou seja, quando grupos específicos da população participam da elaboração e implementação de uma política pública, ela tem maior possibilidade de obter sucesso nos seus objetivos. O ponto de convergência entre as duas – tornando-as semelhantes – refere-se à defesa da participação institucionalizada como meio para se atingir a estabilidade política.

    Curso de Administração Pública : foco nas instituições e ações governamentais - José Matias-Pereira. – 4. ed. – São Paulo : Atlas, 2014, p. 84

  • Governança é a capacidade de implementar e administrar

    governabilidade capacidade de tomar decisões , legitimidade perante o povo

    c

  • Não marquei a C porque achei esquisito "capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições". Afinal, os parlamentares não são da esfera executiva.

  • A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da populaçao e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar, "governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade".

    Nesse mesmo sentido, o Caderno Mare no 01 esclarece que um governo tem governabilidade "na medida

    em que seus dirigentes contem com os necessários apoios políticos para governar", e que a capacidade política de

    governar. A governabilidade decorre do relacionamento "do Estado e do seu governo com a sociedade".

    Apostila Heron Lemos

  • A) capacidade econômica de governar. (governança)

    B) relação de gerenciamento do estado e do seu governo com a sociedade. (accoutability)

    C) capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições. (governabilidade)

    D)forma como os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados, com vistas a promover o desenvolvimento. (governança)

    E) capacidade governativa, em sentido amplo, envolvendo a capacidade de ação estatal de implantação das políticas e na consecução das metas coletivas. (governança)

    recursos/economia/metas = governança

    sociedade/transparência/prestação de contas = accoutability

    governo/representatividade/instituição = governabilidade

  • GOVERNABILIDADE----- RELACIONA-SE COM A LEGITIMIDADE

    capacidade de tomar decisões

    representar os interesses da sociedade

    articular as diversas partes interessadas

    representar o país

    negociar

    pense no governo atual, tudo isso falta

    principalmente neste período de pandemia o país passando vergonha no cenário internacional

    ...........................................................................................................................................................

    GOVERNANÇA------ ADMINISTRAR

    capacidade de implementar

    eficiência e eficácia

    efetividade nas políticas públicas

    reduzir custos -lembre do governo atual gastando com cloroquina e desperdiçando o dinheiro público para nada

    atingir objetivos

    beneficiar a sociedade

    desenvolvimento do país

    É IMPOSSIVEL TER GOVERNANÇA SEM GOVERNABILIDADE