SóProvas


ID
2280565
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre os princípios arquivísticos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) GABARITO

    B) PROVENIENCIA OU RESPEITO AOS FUNDOS

    C) CUMULATIVIDADE

    D)UNICIDADE

    E)ORGANICIDADE

  • GAB: A

     

    Item B fala do princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

  • a) proveniência: devem ser ser organizados por fundos (conjunto de documentos de uma mesma proveniência).
    b) indivisibilidade: os fundos dos arquivos devem ser preservados SEM DISPERSÃO.
    c) cumulatividade: são formação progressiva e natural 
    d) unicidade: se refere à conservação do caráter único dos documentos, em função do contexto em que foram produzidos
    e) organicidade: afirma que os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

  • Complementando: 

     

    Princípio da INTEGRIDADE ou INDIVISIBILIDADE: Os FUNDOS devem ser mantidos SEM divisão/dispersão/separação

    *RESPEITO À ORDEM ORIGINAL: Os arquivos de uma mesma proveniência DEVEM CONSERVAR a ORDEM ESTABELECIDA pela entidade produtora, a fim de preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.

  • a) Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): Duchein (1977) diz que o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.(GABARITO)

    b) Princípio da Cumulatividade: O arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. De acordo com Lodolini, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.

    c) Princípio da Indivisibilidade (ou integridade arquivística): Segundo Heloísa Bellotto os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.

    d) Princípio da Organicidade: Segundo Heloísa Bellotto os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.

    e) Princípio da Unicidade: Os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.

    Fonte: Prof. Ronaldo Fonseca (Estratégia Concursos)

     

     

  • b) O princípio da indivisibilidade defende que os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão.

    c) O princípio da cumulatividade arquivística denota que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    d) O princípio da unicidade se refere à conservação do caráter único dos documentos, em função do contexto em que foram produzidos.

    e) O princípio da organicidade afirma que os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

  • A) PROVENICÊNCIA: O princípio da Proveniência estabelece que os documentos de arquivo devem ser reunidos tendo como critério principal a sua origem, ou seja, devem ser reunidos conforme a instituição que os produziu.


    B) CUMULATIVIDADE:  O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. Os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados naturalmente nas administrações, em função do cumprimento dos seus objetivos práticos.


    C) INTEGRIDADE: O Dicionário de Terminologia Arquivística menciona que “os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida”. Sabe-se que cada arquivo está vinculado a uma entidade específica, seja física, seja jurídica. Assim, o arquivo reflete as atividades desenvolvidas pela entidade. Esse princípio tem como premissa manter a integridade da entidade, sem destruição, evitando inserir arquivo indevido.


    D) ORGANICIDADE: Princípio segundo o qual os documentos de arquivo são acumulados naturalmente ao longo das atividades da pessoa (física ou jurídica), mantendo relação de dependência com a entidade acumuladora e com os demais documentos do conjunto.



    E) UNICIDADE: Conforme o Dicionário de Terminologia Arquivística, “os documentos de arquivos devem conservar o seu caráter único, em função do seu contexto de produção, INDEPENDENTE de sua forma, gênero, tipo ou suporte”. Trata-se do contexto de produção do arquivo, pois o documento é único.

    GABARITO -> [A]

  • O GABARITO É A LETRA A. Fiquei em dúvida por conta da palavra relativamente. Mas...

  • Edinalva Queiroz, eu também, fui por eliminação. 

  • GAB: A 

     

    a) O princípio da proveniência fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. (Certo. Proveniência é similar a proteção aos fundos, alegando que cada documento deve ser organizado de acordo c/ a entidade que o produz. Ou seja, arquivo de secretaria é arquivo de secretaria, de assessoria é de assessoria, de presidência é de presidência. Logo, cada qual deverá ser juntado à seção q/ o produz)

     

     b) O princípio da cumulatividade defende que os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão. (Sempre que falar em dispersão, destruição, alienação etc, está se referindo ao princípio da INTEGRIDADE ou indivisibildade)

     

     c) O princípio da integridade arquivística denota que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. (Falou de formação progressiva, a gente já sabe que se refere ao princ. da CUMULATIVIDADE)

     

     d) O princípio da organicidade se refere à conservação do caráter único dos documentos, em função do contexto em que foram produzidos. (Se tiver querendo alegar que cada arquivo tem seu caráter único, seja devido a função p/ qual foram produzidos ou quer que seja, então, estamos falando do princ. da UNICIDADE)

     

    e) O princípio da unicidade afirma que os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. (Se menciona que os arquivos devem ser organizados de acordo c/ a relação orgânica que mantêm com a entidade, então, estamos lidando com o Princ. da ORGANICIDADE)

  • A)correta (proveniência ou respeito aos fundos)

    B)integridade

    C) cumulatividade

    D) unicidade

    E) organicidade

  • GABARITO: LETRA A

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.