Paro (2010) apresenta os pressupostos de uma administração escolar comprometida com a transformação social. Nessa direção, analise as alternativas e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F).
( ) A gestão escolar constituída à imagem e semelhança da administração empresarial capitalista se mostra compatível com uma proposta de articulação da escola com os interesses dos dominados.
( ) A especificidade para a administração escolar coincide com a busca de uma nova proposta de administração, fundamentada em objetivos educacionais representativos dos interesses das classes dominadas da população, e que leve em conta a especificidade do processo pedagógico escolar.
( ) A administração escolar deverá se preocupar não apenas com a racionalidade interna ou a eficiência na utilização de recursos, mas há que considerar o desempenho da escola em termos de sua racionalidade externa, ou racionalidade social, ou seja, em que medida aquilo que ela realiza tem repercussão na vida do todo social.
( ) Uma administração escolar verdadeiramente revolucionária deve poder elevar-se de uma práxis reflexiva a uma práxis espontânea, enquanto um processo criador capaz de atender aos objetivos identificados com a transformação social.
( ) A administração escolar atual, pautada pelo autoritarismo em suas relações e pela ausência de participação dos diversos setores da escola e da comunidade em sua realização, não se coaduna com uma concepção de sociedade democrática a que se pretende chegar através da transformação social.