Gabarito: Alternativa D
Este é um estudo encontrado no campo da "Gestão por Competências". De maneira bem resumida, segue abaixo:
Habidades Conceituais: Muito importante na alta cúpula (estratégica) da organização. Está relacionada à habilidade de fazer análises crítica, interpretar dados, gráficos, quebrar paradigmas...
Habilidades Humanas: Muito importante nos níveis de supervisão (gerencial), pois está relacionada intimamente com a capacidade dos gerentes de motivar a sua equipe a alcançar os objetivos da organização.
Habilidades Técnicas: Muito importante nos níveis operacionais, são as habilidades relacionadas a conseguir fazer determinada tarefa ou atividade.
Thiago de Luca é professor e escritor de Administração.
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as habilidades consideradas essenciais a um administrador. Vejamos qual das alternativas contém as habilidades consideradas essenciais para um bom administrador.
Para Robert Katz, três tipos de habilidades são importantes para que o desempenho administrativo bem-sucedido. São elas:
- Habilidade técnica: é a habilidade intimamente relacionada com a atividade específica do gerente. Estão relacionados às habilidades técnicas os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades que estão no campo da sua área especializada do gestor.
- Habilidade humana: é a área que envolve a compreensão das pessoas e das suas necessidades, interesses e atitudes. Tem a ver com a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.
- Habilidade conceitual: é a habilidade que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar, a partir disso, o intelecto para formular estratégias. A criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são representações da habilidade conceitual.
Sabendo quais são as habilidades exigidas, podemos marcar a alternativa "D".
GABARITO: D
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.