SóProvas


ID
228241
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A lei dos rendimentos decrescentes, presente no pensamento econômico contemporâneo em quase toda a literatura de microeconomia, foi elaborada inicialmente pelo economista

Alternativas
Comentários
  •  

    Se aumentar a quantidade de um fator variável (ex: materia prima, mão de obra), permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores (ex: terra), a produção terá taxas crescentes, á principio, contudo, após certa quantidade utilizada do fator variável, passará a ter taxas decrescentes de produtividade.
    Essa análise de David Ricardo é conhecida como a Lei dos Rendimentos Descrescentes
    .
     

  • Tá de sacanagem essa pergunta né ? 
  • Esse conceito parece ter bastante relação com economias de escala.
  • Rendimentos crescentes de escala (ou economias de escala): se a produção cresce mais do que o dobro quando se dobram todos os insumos, então há rendimentos crescentes de escala. Neste caso, vale a pena aumentar a quantidade dos fatores de produção e operar em escala maior (isto é, operar com grande quantidade de fatores de produção – grandes empresas). Quando temos rendimentos crescentes de escala, é mais vantajoso ter uma grande empresa produzindo do que ter muitas empresas pequenas. É o caso da prestação de serviços de utilidade pública, por exemplo (companhias de energia elétrica, gás, saneamento, etc).

    lei dos rendimentos marginais decrescentes: a medida que aumentamos o uso de determinado fator de produção, mantendo-se os outros insumos de produção constantes, chegamos a um ponto em que a produção adicional resultante começa a decrescer.

    Fonte: Prof. Héber Carvalho, Estratégia Concursos