a) São menores que os demais linfócitos. (ERRADA) São maiores
b) Correspondem a mais de 40% das células mononucleares do sangue periférico.(ERRADA) Não é tudo isso, aproximadamente 20%
c) As células NK fazem parte do sistema imune adaptativo.( ERRADA) fazem parte da imunidade inata
d)As células NK são restritas por proteínas MHC (exibidas na superfície das células infectadas) e desenvolvem células de memória. (ERRADA) nem são restritas por proteinas MHC e nem desenvolvem células de memória.
e) As atividades das células NK são reguladas por meio da ativação e inibição das moléculas receptoras expressas em sua superfície celular. (GABARITO)
As células NK são oriundas da medula óssea, linfócitos granulares grandes que correspondem a 5-15% das células mononucleares do sangue periférico. Possui tamanho ligeiramente maior que o do linfócito pequeno, e a presença do citoplasma granular abundante, permitem diferenciá-las do linfócito T. Comumente elas são referidas como linfócitos granulares grandes. Seu citoplasma, bem como o dos linfócitos T, é caracterizado por grânulos citotóxicos que contêm dois potentes mecanismos que medeiam a lise da célula-alvo.
Diferentemente dos linfócitos citotóxicos, as NK não são restritas por proteínas MHC (exibidas na superfície das células infectadas), são constitutivamente citolíticas e não desenvolvem células de memória. Por as células NK serem ativadas precocemente em uma resposta imune e não requererem sensibilização prévia para o desenvolvimento de células de memória após a sua ativação, elas são as células citotóxicas da imunidade inata, em contrapartida ao linfócito T citotóxico da resposta imune adaptativa.
Apesar de as células NK não expressarem nenhuma molécula específica para antígenos, elas são altamente eficientes em reconhecer e exterminar as células que apresentam alterações ou que estão infectadas por vírus.
As células NK também facilitam a resposta precoce às infecções virais, não apenas respondendo às citocinas produzidas precocemente durante uma infecção viral, mas também pela produção de citocinas que auxiliam diretamente a reposta imune.