SóProvas


ID
2282962
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança cujo sangue é do tipo B é filha de mãe com tipo sanguíneo A. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não pode ser a d, pois se o pai for AB ou B homozigoto, será impossível que haja um filho ou filha do tipo O.

  • É a letra D, pois a questao afirma que PODE ter irmãos de todos os tipos, ja que:

    mãe X pai:

    Iai X Ibi = ab, ai, bi, ii

    A questão não determina que sangue o pai tem. Pede que nós analisemos todas as possibilidades.

     

  • Eritroblastose fetal  é um problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivo. Não tem relação com o enuncidado.

    O sangue humano possui quatro diferentes fenótipos: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O, que formam o conhecido sistema ABO. 

    Cada um desses grupos sanguíneos é definido de acordo com a presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas. Denomin-se de aglutinogênios determinados polissacarídios da membrana plasmática das hemácias que funcionam como antígenos. As aglutininas, por sua vez, estão no plasma e são anticorpos.

    Sendo assim, temos os seguintes fenótipos e genótipos:

    Fenótipo                     Genótipo

    A                                 IA Iou IA i

    B                                 IB IB ou IB i

    AB                               IA IB

    O                                 i i

    Portanto, uma criança do tipo B e a mãe do tipo A, ele herdou necessariamente o alelo do tipo B do pai e uma alelo recessivo i da mãe.

    A criança pode receber sangue apenas do pai se ambos tiverem o mesmo RH, ou se o pai for RH negativo.

    Considerando que ambos os pais possuem o i, a criança poderá ter irmãos de todos os tipos sanguíneos para o sistema ABO (I Ai, I Bi, I AI B , ii).


    Gabarito do Professor: Letra D



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


  • a)Nesse caso, pode-se afirmar que a criança correu risco de sofrer de eritroblastose fetal. Impossível fazer essa afirmação, pois na questão não foi informada os fatores Rh.

     b)O tipo sanguíneo do pai poderá ser B ou O. Se o tipo de pai for O, não teria como ele ter uma finha com o tipo B.

     c)A criança poderá receber transfusões de sangue do pai ou da mãe, se todos forem RH positivo. A criança não poderá receber sangue da mãe, pois elas são incmpatíveis, porém seria possível receber do pai, se ele fosse do tipo B

     d)Essa criança poderá ter irmãos de todos os tipos sanguíneos para o sistema ABO. Gabarito. Se o pai for do tipo B heterozigótico, é possível sim que a crinaça tenha irmãos de todos os tipos do sistema ABO. Como a questão não deixou claro o tipo do pai, há sim uma possibilidade de isso acontecer se o tipo dele for B heterozigótico (contrário do que a colega Ana Queiroz falou)

     e)As proteínas que determinam o sistema ABO são antígenos presentes no plasma. Os antígenos do sistema ABO estão nas membrans da hemácias.