SóProvas



Questões de Sistema Hematopoiético


ID
566779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O resultado do exame de sangue de um trabalhador de uma empresa petroquímica, exposto a risco, indicou uma contagem de três milhões de eritrócitos. Quando essa taxa está relacionada às células precursoras na medula óssea, trata-se de uma anemia do tipo

Alternativas
Comentários

ID
725674
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anemia hemolítica, dentre outros fatores, pode resultar

Alternativas
Comentários

ID
758929
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Portador de hemofilia admitido na instituição solicitou informações sobre a patologia. Ele pode ser informado que se trata de uma doença

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.
  • Existe também um terceiro tipo de hemofilia a C , fenômeno raro caracterizado pela deficiencia de fator XI da coagulação , também conhecida como sindrome de Rosenthal, entretanto vale salientar que a Hemofilia C não é ligada ao sexo.

  • ORIGEM GENÉTICA


ID
800668
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a utilização de hemocomponentes e hemoderivados como recurso terapêutico, é correto afirmar:

Alternativas

ID
919495
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao sistema hematológico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
953062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes aos conceitos das doenças nas diversas especialidades clínica

Hemofilia é o distúrbio hereditário ligado ao cromossomo X e caracterizado por deficiência nos fatores de coagulação.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO

    Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.

    Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

    A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta.

    Causa

    O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade.

  • A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência ou anormalidade da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou do fator IX (hemofilia B).


ID
1030189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferenciadas entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intracelulares, que realizam determinada função em um organismo multicelular. Julgue os itens seguintes, a respeito da histologia dos tecidos.

O sangue é um tecido conjuntivo constituído por células diferenciadas ( hemácias, leucócitos e plaquetas) e por plasma, o qual é composto por água, sais minerais e diversas proteínas.

Alternativas
Comentários
  • Tecido conjuntivo?? alguém esclarece,please.

  • O sangue é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células. O sangue é considerado um tipo de tecido conjuntivo pelo fato de ter uma grande quantidade de substância (matriz) intercelular, que neste caso é líquida e é chamada plasma.

    O plasma é constituído por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação (parte amorfa). Os constituintes celulares são: glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos); glóbulos brancos (também chamados de leucócitos) e estão suspensos no plasma.

    Resposta CERTO

    Bibliografia

    Junqueira LCU, Carneiro J. Histologia Básica. Editora Guanabara Koogan, 12 edição, 2013.
  • existem vários tipos de tecidos conjuntivos. Existe o tecido conjuntivo propriamente dito, existe o tecido conjuntivo frouxo, o tecido conjuntivo denso, os tecidos conjuntivos de transporte , etc. Existem duas variedades de tecidos conjuntivos de transporte: o sanguíneo e o linfático. Esses tecidos promovem o transporte e a distribuição de substâncias diversas dentro do organismo, além de participar do mecanismo de defesa do corpo. 
    O tecido sanguíneo (ou simplesmente sangue) é constituído por uma parte líquida denominada plasma e pelos elementos figurados. 
    O plasma é uma solução aquosa clara, constituída de água (mais de 90%), sais, aminoácidos, glicoses, vitaminas, hormônios, uréia, etc. 
    Os elementos figurados do sangue compreendem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas

  • Composição do plasma: 91% de água, 7% de proteínas e 2% de solutos não proteicos (principalmente gorduras, vitaminas, gases, eletrólitos, hormônios, glicose e produtos residuais).

     

    http://www.todabiologia.com/anatomia/plasma_sanguineo.htm

  • Eu marcaria a questão como errada pelo único fato de que plaquetas NÃO SÃO CÉLULAS


ID
1047319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às hemácias.

As células que se formam nas medulas vermelhas dos ossos longos contêm os aglutinógenos, classificados em A e B, cuja presença define o tipo sanguíneo.

Alternativas
Comentários
  • Aglutinogênios e aglutininas

    No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.

    Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.


  • C - Aglutinogênio (português brasileiro)  é uma glicoproteína existente nas hemácias sanguíneas vinda da junção do glicídio (N-Acetilgalactosamina do sangue tipo A ou galactose do sangue tipo B, segundo a UEPA, Universidade Municipal do Pará, esta galactose é um polissacarídeo) e da proteína respectiva ao tipo do sangue codificada pelo gene também respectivo ao tipo do sangue. Em contato com sangue de outra tipagem, exerce a função de antígeno (corpo estranho ao organismo, que estimula a produção de anticorpos para blazeira total, as chamadas aglutininas), exceto no sangue de tipo AB, que não possui aglutininas.

    Os aglutinogênios são responsáveis pela determinação do fenótipo sanguíneo, são antígenos encontrados na superfície das hemácias.

    O sangue tipo A possui o aglutinogênio do tipo A e o sangue tipo B o aglutinogênio tipo B, já o sangue tipo O não possui aglutinogênio A Por ter essa característica antigênica, em transfusões sanguíneas existem certas restrições quanto ao tipo de sangue que um indivíduo pode receber


ID
1047322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às hemácias.

A parte sólida do sangue é composta majoritariamente pelas hemácias, células que apresentam núcleo e hemoglobina, pigmento rico em ferro e responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois as hemácias não possuem núcleo.

  • por um lado a questão estaria correta,pois a hemoglobina é o principal componente das hemácias, e realmente é responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos,porém,ocorre que as hemácias não possuem núcleo.

  • As hemácias são células vermelhas do sangue ANUCLEADAS.

  • O sangue é um tecido vivo e renovável. Ele transporta nutrientes essenciais para todos os tecidos e órgãos do corpo.

    As hemácias, também conhecidas como eritrócitos, são os glóbulos vermelhos do sangue. A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue. A Hemoglobina é o principal componente das hemácias. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico. Além da hemoglobina, as hemácias também são compostas por íons, glicose, água e enzimas. A hemoglobina não possui núcleo.

     O sangue é composto pelo plasma sanguíneo, hemácias, leucócitos e plaquetas.  plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarela palha, na qual os glóbulos estão suspensos. Composto de água (90%), proteínas e sais.

    O plasma é um fluído que transporta todas as partes sólidas do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), além de outras substâncias, como: proteínas, fatores de coagulação e elementos químicos.

    Enfim, a hemoglobina não apresenta núcleo.


    Resposta ERRADO


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.

  • Além de as hemácias seram anucleadas, cerca de 55% do sangue é composto pelo plasma(maior parte) e de 42 a 47%(máximo) de células vermelhas(hemácias).

  • Parei em hemácias tem núcleo. ERRADO

  • Sangue:

    plasma: água, sais, proteínas.

    hemácia: transportes. (anuclear) , (antígeno, aglutinogêneo)

    leucócitos: defesa, Aglutininas.

  • parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos). Quando o sangramento começa, em um machucado, são exatamente as plaquetas que auxiliam a interrupção desse sangramento, pois participam do processo de coagulação.

    Parte líquido do sangue: soro e plasma


ID
1061158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao tipo de estrutura e à função de alguns tecidos humanos, julgue os itens subsecutivos.

As células-tronco hematopoiéticas, cuja função é produzir células de defesa, como os macrófagos, estão presentes no tecido liso.

Alternativas
Comentários
  • OS MACRÓGRAGOS: são células do sangue.

  • As células-tronco hematopoiéticas (CTH) são células primitivas que possuem a capacidade de auto-renovação e diferenciação em diversos tipos de células, sendo as responsáveis pela manutenção da hematopoese, ou seja, originam as células sanguíneas adultas do tecido sanguíneo e do sistema imune. As CPH podem ser obtidas por meio de punção da medula óssea e do sangue de cordão umbilical e placentário.

    As células-tronco hematopoiéticas dão origem a todas as células do sangue: monócitos, macrófagos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, eritrócitos, plaquetas, dendrítica e linhagens linfóides (células T, células B, células NK)

    O tecido muscular liso, também chamado de tecido muscular não estriado ou tecido muscular visceral, é constituído por células mononucleadas e alongadas. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos, etc.

    Logo as células-tronco hematopoiéticas não estão presentes no tecido liso, mas sim na medula óssea.

    Resposta: ERRADO


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.



  • os macrofagos sao encontrados no tecido conjuntivo e nao liso. 


ID
1125580
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele requer cuidados específicos quando é acometida por ruptura de sua integridade. A propósito da pele e dos cuidados relacionados a ela, julgue cada uma das proposições seguintes:

A fase proliferativa do processo de cicatrização caracteriza-se pela granulação e contração.

Alternativas
Comentários
  • AS 3 ETAPAS DA CICATRIZAÇÃO:

    •     Processo Inflamatória;

    •     Processo Proliferação ou de Granulação;

    •     Processo Remodelamento ou de maturação;

    CERTO


ID
1140433
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Guyton & Hall (2006) definem que a anemia designa a deficiência de hemoglobina, que pode ser causada por número deficiente de eritrócitos ou por quantidade insuficiente de hemoglobina nas células. Sobre a anemia, avalie as seguintes afirmativas:

I – Anemia Por Perda Sanguínea: na perda crônica de sangue, o indivíduo frequentemente não consegue reabsorver ferro suficiente do intestino para formar hemoglobina na mesma velocidade em que ela é perdida.

II – Anemia Aplásica: refere-se à falta de medula óssea funcionante.

III – Anemia Megalobástica: os eritroblastos não conseguem proliferar rápido o suficiente para formar número normal de eritrócitos; as células produzidas são, em sua maioria, de grande tamanho, com formas bizarras e membranas frágeis.

IV – Anemia Hemolítica: diversas anormalidades dos eritrócitos, muitas das quais são hereditárias, tornam as células frágeis, resultando em sua fácil ruptura à medida que passam pelos capilares, particularmente no baço.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1301329
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi publicada na mídia eletrônica que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) iniciou a realização do exame que detecta a anemia falciforme. A referida doença é

Alternativas
Comentários
  • A doença falciforme (DF) é uma alteração genética caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada como hemoglobina S (ou Hb S), que provoca a distorção dos eritrócitos, fazendo-os tomar a forma de “foice" ou “meia-lua", e as tornam mais rígidas, dificultando sua passagem pelos vasos sanguíneos e comprometendo a circulação sanguínea e a oferta de oxigênio aos tecidos.

    Estas alterações ocorrem na presença de desidratação, infecções, estresse físico ou emocional, alterações bruscas de temperatura, etc. e provocam dores ósseas e lesões nos órgãos em consequência da falta de oxigênio. Além disso as hemácias de forma anômala sofrem destruição (hemólise), causando icterícia (olhos e pele amareladas) e anemia. Ocorre ainda risco aumentado de infecções.

    A doença falciforme é pesquisada pelo teste do pezinho na primeira semana após o nascimento, porém, não é a principal causa de morte na primeira semana de vida do RN.

    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Doença falciforme: condutas básicas para tratamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


  • - A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou siclemia é uma doença hematológica (do sangue), hereditária, que causa destruição crônica das células vermelhas (as hemácias, ou eritrócitos) do sangue é muito comum em pessoas da raça negra. Para se obter um caso completamente desenvolvido de anemia falciforme, um gene para a doença deve ser herdado de ambos os pais. Quando uma pessoa herda só um gene da anemia falciforme, de um pai por exemplo, é dito que a pessoa tem um “traço” da doença ao invés de ter anemia falciforme verdadeira. As pessoas com “traços” de anemia falciforme normalmente não têm nenhum sintoma da doença, mas elas podem passar o gene para seus filhos.

     

    - A anemia perniciosa é uma doença em que o corpo não produz quantidade suficiente de uma substância chamada “fator intrínseco”. É uma proteína produzida por células da parede do estômago que se liga à vitamina B12, permitindo sua absorção pelo intestino delgado. A vitamina B12 é importante para a produção de hemácias. Sem fator intrínseco, o corpo não pode absorver essa vitamina da dieta, o que prejudica a formação de hemácias e resulta em anemia.

    - O ácido fólico é outra vitamina do complexo B, e sua deficiência também provoca anemia. O ácido fólico (ou folato) é encontrado em muitos alimentos, especialmente vegetais com folhas verdes.

    - As anemias resultantes de deficiência de vitamina B12 ou de folato são chamadas anemias macrocíticas ou anemias megaloblásticas, porque as hemácias são maiores que as normais. A falta dessas vitaminas prejudica o desenvolvimento e a divisão dos precursores das hemácias, produzindo hemácias grandes e anemia.

     

    - A anemia aplástica é uma doença em que há diminuição de todos os tipos de células produzidas na medula óssea. Em condições normais, a medula óssea produz hemácias, leucócitos e plaquetas em número suficiente para as funções do corpo. Cada tipo de célula passa para a corrente sanguínea, circula e morre depois de um determinado tempo. Por exemplo, a vida normal das hemácias é de cerca de 120 dias. Se a medula óssea não for capaz de produzir células suficientes para repor as que morrem, ocorrem diversos sintomas, incluindo os de anemia.

     

    Letra B

    Fonte: https://labtestsonline.org.br/conditions/anemia

    https://www.infoescola.com/doencas/anemia-falciforme/

  • ==> Os dois tipos mais comuns de anemia hemolítica hereditária são a falciforme e as talassemias.

     

    ==> A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou siclemia é uma doença hematológica (do sangue), hereditária, que causa destruição crônica das células vermelhas (as hemácias, ou eritrócitos) do sangue é muito comum em pessoas da raça negra. Para se obter um caso completamente desenvolvido de anemia falciforme, um gene para a doença deve ser herdado de ambos os pais. Quando uma pessoa herda só um gene da anemia falciforme, de um pai por exemplo, é dito que a pessoa tem um “traço” da doença ao invés de ter anemia falciforme verdadeira. As pessoas com “traços” de anemia falciforme normalmente não têm nenhum sintoma da doença, mas elas podem passar o gene para seus filhos.

    Pessoas com anemia falciforme herdaram genes para um tipo de hemoglobina (hemoglobina S). Este tipo de hemoglobina, quando submetida a quantidades baixas de oxigênio se “cristaliza” e se deforma, tornando a hemácia rígida e com uma aparência de foice. As hemácias com o formato de foice não conseguem atravessar os vasos sanguíneos do corpo com facilidade. Ao contrário, elas entopem os vasos sanguíneos, bloqueiam o fluxo de sangue e diminuem o suprimento de oxigênio aos tecidos e órgãos.

     

    ==> A talassemia (palavra oriunda do grego thalassa=mar; haemas=sangue), também conhecida como anemia de Cooley (primeiro médico que descreveu a doença em 1925), é uma doença hereditária autossômica recessiva que acomete o sangue.

    Caracteriza-se por uma anemia leve ou severa, decorrente da hemoglobina reduzida e menor quantidade de eritrócitos (células vermelhas) do que o normal. Em indivíduos portadores da talassemia, os genes que codificam a hemoglobina (proteína dos eritrócitos que carregam o oxigênio) estão faltando ou são diferentes.

    Existem dois tipos de talassemia:

    - α-talassemia: quando o defeito genético está na cadeia α da hemoglobina.

    - β-talassemia: quando o defeito genético está na cadeia β da hemoglobina.

     

    Esse defeito genético tem maior prevalência em populações do sudoeste da Ásia e China (α-talassemia), e também, Grécia e Itália (β-talassemia). Por predominar em populações que vivem em torno do Mediterrâneo recebem também o nome de anemia do Mediterrâneo.

     

    Letra B

    https://www.infoescola.com/doencas/anemia-falciforme/

    https://www.infoescola.com/doencas/talassemia/


ID
1320307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia febril está sempre associada a infecção.

Alternativas
Comentários
  • A neutropenia febril é definida pela presença de febre, com temperatura oral > 38,3°C (ou temperatura axilar maior que 37,8°C), ou persistência de temperatura entre 38 e 38,3°C por mais de 1 hora. Já a neutropenia é definida por contagem de neutrófilos < 500/mm3 ou entre 500 e 1.000/mm3 e com tendência à queda. Esta definição é simples e objetiva, porém algumas observações de ordem prática devem ser realizadas. Se, à admissão no serviço de saúde, o paciente não possui resultado de hemograma para confirmação da neutropenia ou se, após a coleta, existe previsão de demora de mais de 30 minutos na obtenção do resultado, o paciente deve ser considerado neutropênico se estiver entre o 7º e o 15º dia após a administração da quimioterapia, pois a maioria dos esquemas quimioterápicos utilizados atualmente induz neutropenia com duração de 2 a 3 semanas. Se a neutropenia não for confirmada, deve-se reavaliar a prescrição antimicrobiana. Assim, neste paciente, é prioritária a administração de antibioticoterapia até os primeiros 30 minutos da chegada ao serviço; o atraso nesta conduta implica aumento de mortalidade e indica prática médica inadequada.


    http://www.medicinanet.com.br/conteudos/casos/1541/neutropenia_febril.htm


ID
1320379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A síndrome da coagulação intravascular disseminada (CIVD) é um estado de hipercoagulação que ocorre em uma grande variedade de doenças, incluindo o câncer. O pronto reconhecimento dos sinais e sintomas dessa emergência oncológica pela equipe de enfermagem propicia um atendimento capaz de minimizar a morbidade e a mortalidade associadas à CIVD. A respeito dessa síndrome, julgue os itens a seguir.

São sinais e sintomas de CIVD: púrpura, petéquias, equimoses, hematomas, sangramento gastrintestinal e hemorragia intracraniana.

Alternativas
Comentários
  • A coagulação intravascular disseminada (CIVD) é uma síndrome adquirida caracterizada pela ativação descontrolada da coagulação no espaço intravascular levando à formação e deposição de fibrina na microvasculatura. Na maior parte dos casos de CIVD, há inibição da fibrinólise, o que contribui para a deposição de fibrina em diferentes órgãos. A deposição de fibrina pode levar à oclusão vascular e conseqüente comprometimento do fluxo sangüíneo para diversos órgãos, o que em conjunto com alterações metabólicas e hemodinâmicas pode contribuir para a falência de múltiplos órgãos.

    Clinicamente pode-se observar os sinais de resposta inflamatória sistêmica, como febre, hipotensão, acidose, manifestações de sangramento difuso (petéquias, equimoses, sangramento em locais de punção venosa e cicatriz cirúrgica ou traumática) e sinais de trombose. A CIVD é um processo de gravidade progressiva o que permite caracterizar sua evolução em fases (ativação “compensada” da coagulação, ativação “descompensada” da coagulação, e CIVD plenamente manifesta)..


ID
1320856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as precauções dos pacientes neutropênicos e os conhecimentos específicos acerca desses pacientes, julgue o item subsequente.
Os neutrófilos, que são leucócitos granulócitos responsáveis pela fagocitose, duram cerca de 5 dias nos tecidos orgânicos.

Alternativas
Comentários
  • Neutrófilos são leucócitos granulócitos e uma de suas funcões é a fagocitose, porém eles duram no máximo 72h.


ID
1485421
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É correto afirmar que a trombocitopenia ocorre quando o número de plaquetas no sangue é inferior a

Alternativas

ID
1518949
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Complete as lacunas e marque a alternativa correta:

Os _______________ transportam oxigênio e dióxido de carbono para tecidos corporais.
A _______________ é a substância transportadora de oxigênio, que dá ao sangue a coloração vermelha.
Os ________________ participam nos sistemas corporais de defesa e imunidade.

Alternativas

ID
1521382
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Os quatro grupos sanguíneos ABO são determinados de acordo com a presença ou ausência de uma proteína geneticamente determinada sobre a superfície dos eritrócitos”.
Qual o nome desta proteína ?

Alternativas

ID
1521481
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema hematológico consiste no

Alternativas

ID
1543783
Banca
IBFC
Órgão
CEP 28
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A definição de hemorragia é: “perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como nariz, boca, etc. Ela pode sertambém interna, resultante de um traumatismo”. As hemorragias podem ser classificadas inicialmente em arteriais e venosas, e, para fins de primeiros socorros, em internas e externas. Analise as definições a seguir e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Arteria = O^2 = pulsão forte = sangue claro.  Arteria pulmonar o inverso.

    Veia = CO ^2 continuo e lento = sangue escuro. Veia Pulmonar o inverso.

  • Hemorragia externa: ocorre devido a ferimentos abertos, onde o sangue é eliminado para o exterior do organismo.

     

    Hemorragia interna: ocorre quando há lesão de um órgão interno e o sangue se acumula em uma cavidade do organismo, como: peritônio, pleura, pericárdio, meninges ou se difunde nos interstícios dos tecidos. Geralmente não é visível.

     

    - Arterial: quando o vaso atingido é uma artéria, caracteriza-se por hemorragia que faz jorrar sangue pulsátil e de cor vermelho vivo; a perda de sangue
    é rápida e abundante.


    - Venosa: quando o vaso atingido é uma veia, caracteriza-se por hemorragia na qual o sangue sai de forma contínua, na cor vermelho escuro,
    podendo ser abundante.


    - Capilar: quando o vaso atingido é um capilar, o sangue escoa lentamente, normalmente numa cor menos viva que o sangue arterial.

  • Pessoal minha fórmula para memorizar:

    JATO em AR CLARO (sai em JATO sangue ARterial é vermelho CLARO). Sendo o oposto o sangue venoso.

    Nossa hora está chegando !


ID
1594387
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O principal mecanismo de ação da heparina administrada a um indivíduo consiste na inibição da transformação da protrombina em trombina, que converte o fibrinogênio em fibrina. Esse efeito é resultado da fusão das moléculas da heparina com as moléculas de uma proteína conhecida como

Alternativas
Comentários
  • A heparina é constituída por uma mistura de ésteres polissulfúricos de um mucopolissacarídeo. Seu efeito anticoagulante é exercido por intermédio da antitrombina III que, como cofator, neutraliza vários fatores ativados da coagulação (calicreína XIIa, XIa, IXa, Xa e trombina). A heparina promove o aumento, além disso, da hidrólise dos triglicerídeos dos quilomícrons e das VLDL através da liberação e estabilização das lipases-lipoprotêicas presentes nos tecidos. http://www.medicinanet.com.br/m/bula/8196/heparina__herin.htm
  • A coagulação é uma série complexa de interações nas quais o sangue perde suas características de fluido, sendo convertido em massa semi-sólida, formando um coágulo irreversível, pela interação do tecido lesado, plaquetas e fibrina. O mecanismo bioquímico da formação do coágulo sanguíneo envolve uma sequência interações proteína-proteína . Consiste na conversão de uma proteína solúvel do plasma, o fibrinogênio em fibrina, por ação de uma enzima denominada trombina . É uma série de etapas de ativação, sequenciais, onde o substrato para cada enzima (ou complexo enzimático) é uma pró-enzima que é ativada para atuar na próxima etapa da reação, sequência de reações frequentemente denominada “cascata"

    A coagulação sangüínea é o resultado final de uma série de reações entre várias proteínas plasmáticas, que recebem o nome de fatores de coagulação. Os fatores da coagulação podem ser agrupadas da seguinte maneira: fatores que se modificam durante a coagulação (fatores I, V, VIII e XIII); fatores do grupo da protrombina (fatores II, VII, IX e X); e fatores do grupo de contato (fatores XI e XII)

    A antitrombina III é um dos principais anticoagulantes endogenos que limitam a conversão do fibrinogênio em fibrina na cascata de coagulação.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.



ID
1600423
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hemostasia tem por objetivo impedir ou coibir a hemorragia durante o ato operatório. Ela pode ser temporária ou definitiva, preventiva ou corretiva. Marque a opção que indica formas de hemostasia temporária.

Alternativas

ID
1741351
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo que pode ser uma artéria ou uma veia. Em relação à hemorragia arterial, é correto afirmar que se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • Jato, cor vermelha vivo

    Cor de framboesa


ID
1927771
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TBG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tipo de hemorragia, que pode ser sinal de trauma torácico ou edema agudo de pulmão, dentre outras patologias, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. 

    Hemoptise é expectoração de sangue proveniente dos pulmões, traqueia e brônquios. Poder ser evidenciado em trauma torácico (hemorragia interna), tuberculose pulmonar, entre outros. 

     

    Melena é a presença de sangue nas fezes; epistaxe é o sangramento advindo do nariz e faringe; e vômito com sangue é denominado hematêmese. 

  • Epistaxe: Sangue pelo nariz

    Hematêmese: Sangue pelo estômago

    Hematoquezia: Sangue pelo ânus

    Estomatorragia: Hemorragia pela boca

     

  • Epistaxe: Sangue pelo nariz

    Hematêmese: Sangue pelo estômago

    Hematoquezia: Sangue pelo ânus

    Estomatorragia: Hemorragia pela boca

    Hemoptise é expectoração de sangue proveniente dos pulmões, traqueia e brônquios. Poder ser evidenciado em trauma torácico (hemorragia interna), tuberculose pulmonar, entre outros. 

     

    Melena é a presença de sangue nas fezes; epistaxe é o sangramento advindo do nariz e faringe;

    e vômito com sangue é denominado hematêmese. 


ID
1950250
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner e Suddarth(2011), na administração da terapia trombolítica, o sangramento é uma das contraindicações absolutas. Assinale a opção que apresenta três sinais e sintomas do sangramento.

Alternativas

ID
2008804
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Trombocitopenia é o distúrbio hemorrágico mais comum e é caracterizado por uma deficiência de plaquetas circulantes. Como as plaquetas desempenham um papel vital na coagulação sangüínea, assinale a alternativa incorreta em relação aos sinais e sintomas que devemos observar nesses casos.

Alternativas
Comentários
  • Trombocitopenia causa prostração.

ID
2008900
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

 Enumere os itens abaixo, de 1 a 6, conforme a ordem de ocorrência dos eventos na evolução de um processo inflamatório. A seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os basófilos liberam heparina, histamina e acontece a produção de cinina.

( ) A vasodilatação acontece juntamente com o aumento da permeabilidade capilar.

( ) Os micro-organismos invadem o tecido danificado.

( ) Os neutrófilos correm para o sítio de invasão a fim de engolfar e destruir os micro-organismos decorrentes das células mortas.

( ) Reparação do tecido.

( ) O fluxo sanguíneo aumenta para os tecidos afetados e o fluido fica retido dentro deles. 

Alternativas

ID
2048554
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A eritropoetina é um hormônio produzido principalmente pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • eritropoetina (EPO) é uma glicoproteína sintetizada pelo rim, mais especificamente pelas células adjacentes aos túbulos proximais renais (90%), e pelo  também, porém, em menor quantidade (10%). Apresenta como função a regulação da eritropoiese (produção de , também conhecidos como hemácias ou glóbulos vermelhos) no homem e em outros animais.

    Fonte: https://www.infoescola.com/hormonios/eritropoetina/


ID
2059822
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Kawamoto (2003), a aplicação de calor tem as seguintes finalidades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Sangramento só estanca com pressão sobre o ferimento ou a sutura da região afetada
  • Essa resposta está errada. Aplicação de calor faz dilatae os vasos sanguíneos, ou seja, faz exatamente o efeito de sangramento.


ID
2087596
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Do ponto de vista funcional, o sangue pode ser chamado de tecido devido à sua complexidade e pelo fato de ser composto por células e componentes que exercem funções específicas. Associe adequadamente as colunas considerando as células, os componentes sanguíneos e suas funções ou características.
1. Hemácias. ( ) Parte líquida do sangue.
2. Plaquetas. ( ) A partir de sua ação dá origem à fibrina.
3. Albumina. ( ) Proteína de maior concentração plasmática.
4. Plasma. ( ) Possui um tempo de vida de cerca de 120 dias.
5. Neutrófilos. ( ) Tem função de defesa do organismo nas infecções bacterianas.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • 4, 2, 3, 1, 5.

    Parte líquida do sangue: Plasma

    A partir de sua ação dá origem à fibrina:plaquetas

     Proteína de maior concentração plasmática: abulmina

    Possui um tempo de vida de cerca de 120 dias: hemácias

    Tem função de defesa do organismo nas infecções bacterianas: neutrófilos

     


ID
2282962
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança cujo sangue é do tipo B é filha de mãe com tipo sanguíneo A. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não pode ser a d, pois se o pai for AB ou B homozigoto, será impossível que haja um filho ou filha do tipo O.

  • É a letra D, pois a questao afirma que PODE ter irmãos de todos os tipos, ja que:

    mãe X pai:

    Iai X Ibi = ab, ai, bi, ii

    A questão não determina que sangue o pai tem. Pede que nós analisemos todas as possibilidades.

     

  • Eritroblastose fetal  é um problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivo. Não tem relação com o enuncidado.

    O sangue humano possui quatro diferentes fenótipos: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O, que formam o conhecido sistema ABO. 

    Cada um desses grupos sanguíneos é definido de acordo com a presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas. Denomin-se de aglutinogênios determinados polissacarídios da membrana plasmática das hemácias que funcionam como antígenos. As aglutininas, por sua vez, estão no plasma e são anticorpos.

    Sendo assim, temos os seguintes fenótipos e genótipos:

    Fenótipo                     Genótipo

    A                                 IA Iou IA i

    B                                 IB IB ou IB i

    AB                               IA IB

    O                                 i i

    Portanto, uma criança do tipo B e a mãe do tipo A, ele herdou necessariamente o alelo do tipo B do pai e uma alelo recessivo i da mãe.

    A criança pode receber sangue apenas do pai se ambos tiverem o mesmo RH, ou se o pai for RH negativo.

    Considerando que ambos os pais possuem o i, a criança poderá ter irmãos de todos os tipos sanguíneos para o sistema ABO (I Ai, I Bi, I AI B , ii).


    Gabarito do Professor: Letra D



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.


  • a)Nesse caso, pode-se afirmar que a criança correu risco de sofrer de eritroblastose fetal. Impossível fazer essa afirmação, pois na questão não foi informada os fatores Rh.

     b)O tipo sanguíneo do pai poderá ser B ou O. Se o tipo de pai for O, não teria como ele ter uma finha com o tipo B.

     c)A criança poderá receber transfusões de sangue do pai ou da mãe, se todos forem RH positivo. A criança não poderá receber sangue da mãe, pois elas são incmpatíveis, porém seria possível receber do pai, se ele fosse do tipo B

     d)Essa criança poderá ter irmãos de todos os tipos sanguíneos para o sistema ABO. Gabarito. Se o pai for do tipo B heterozigótico, é possível sim que a crinaça tenha irmãos de todos os tipos do sistema ABO. Como a questão não deixou claro o tipo do pai, há sim uma possibilidade de isso acontecer se o tipo dele for B heterozigótico (contrário do que a colega Ana Queiroz falou)

     e)As proteínas que determinam o sistema ABO são antígenos presentes no plasma. Os antígenos do sistema ABO estão nas membrans da hemácias.


ID
2310400
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema hematopoiético constitui um complexo formado pela medula óssea e outros órgãos hemoformadores e pelo sangue. Sobre este assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Entre os agentes hematotóxicos de menor interesse para a saúde do trabalhador são o benzeno e as radiações ionizantes, por acarretarem raros casos de doença no sangue.
II. Os valores de referência de hematologia em adultos normais, considera 13-18g/dl de hemoglobina para homem e 12-16g/dl para mulher.
III. Os valores de referência de hematologia em adultos normais, considera 40-52% hematócrito para homem e 35-47% para mulher.
IV. A análise desses valores deve levar em conta as variações interindividuais, como idade, sexo, etnia, raça, altitude, temperatura ambiental, condições socioeconômicas e intra-individuais, como a hora do dia, exercício físico, tabagismo, uso de medicamentos, entre outros fatores. Eles apresentam uma distribuição gaussiana na população, sendo que 2,5% dos normais estarão abaixo e acima desses limites.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Entre os agentes hematotóxicos de interesse para a saúde do trabalhador destacam-se o benzeno e as radiações ionizantes. Esses agentes podem lesar a célula primitiva multipotente, reduzindo seu número ou provocando lesões citogenéticas, resultando em hipoprodução celular ou em linhagens celulares anormais. A primeira afirmativa é falsa.

    Os valores de referência do hemograma completo, geralmente, variam de acordo com o sexo e idade do paciente, os valores de referência de hematologia em adultos normais, considera 13-18g/dl de hemoglobina para homem e 12-16g/dl para mulher, considera também 40-52% hematócrito para homem e 35-47% para mulher, porém Não existe unanimidade sobre os valores considerados como normais. Segunda e terceira afirmativas são verdadeiras.

    A análise desses valores deve levar em conta as variações interindividuais, como idade, sexo, etnia, raça, altitude, temperatura ambiental, condições socioeconômicas e intra-individuais, como a hora do dia, exercício físico, tabagismo, uso de medicamentos, entre outros fatores. Eles apresentam uma distribuição gaussiana na população, sendo que 2,5% dos normais estarão abaixo e acima desses limites. A interpretação das séries históricas é a melhor maneira de avaliar uma alteração hematológica discreta e que não seja de aparecimento súbito. A quarta afirmativa é verdadeira.

    Resposta B

    Bibliografia

    Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde / Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.

  • hematologia em adultos normais:

    13-18g/dl (Hb - homem) e 40-52% (Ht - homem)

    12-16g/dl (Hb - mulher) e 35-47% (Ht - mulher)


ID
2545165
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemostasia é uma série de reações fisiológicas e bioquímicas, que ocorrem em imediata resposta à lesão de um vaso sanguíneo, com o objetivo de deter a hemorragia. Para que isso ocorra, é necessária a interação entre plaquetas, proteínas da coagulação e sistema fibrinolítico. Analisando as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fator III é a tromboplastina.

  • para que a coagulação ocorra de forma adequada, é necessária a ação de vários fatores, como o cálcio denominado fator III da coagulação.

  • A letra C está incorreta por que o Cálcio é denominado como Fator IV e não III que é Tromboplastina.


ID
2906449
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A função principal do sangue é transportar oxigênio para os tecidos periféricos, impedindo o metabolismo anaeróbio da glicose. O sangue transporta esse gás principalmente ligado à hemoglobina, constituinte primário das células sanguíneas denominadas

Alternativas
Comentários
  • eritrócitos.

  • LETRA : C

     

     

    De acordo com o site: TODA MATÉRIA.

     

    As hemácias são também conhecidas pelos termos "glóbulos vermelhos" ou "eritrócitos" e sua principal função é o transporte de oxigênio e de gás carbônico no sangue. A quantidade de hemácias presentes no sangue de cada ser humano é variável, por exemplo, quanto ao sexo: nas mulheres adultas são aproximadamente 4,8 milhões de hemácias por milímetro cúbico, enquanto nos homens adultos há aproximadamente 5,5 milhões por milímetro cúbico.

     

    FONTE : https://www.todamateria.com.br/hemacias/

  • As hemácias são também conhecidas pelos termos glóbulos vermelhos ou eritrócitos.


ID
3093568
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Hemorragia é definida como uma perda _____ de _____. (DE CIRURGIÕES, Colégio Americano. Comitê de Trauma. ATLS: Suporte Avançado de Vida no Trauma, Manual do curso para alunos. 9º edição, 2012)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B.

    Definição de hemorragia:

    - A hemorragia é definida como uma perda AGUDA de VOLUME SANGUÍNEO.

    PHTLS, 9º EDIÇÃO.

  • Esse é o tipo de questão que nunca cairá na minha prova..... kkkkk


ID
4035478
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Primeira linha de resistência no organismo às viroses, que também está envolvida na proteção do organismo contra as células tumorais.” A descrição anterior refere-se aos(às)

Alternativas
Comentários
  • Acertou ou erro a questão?

    Sempre peça o comentário do professor. A grande maioria das questões não tem comentário dos professores.

  • C - Interferons

  • Alternativa C

    c) Interferon ou interferão é uma proteína produzida pelos leucócitos e fibroblastos para interferir na replicação de fungos, vírus, bactérias e células de tumores e estimular a atividade de defesa de outras células. Existem três tipos de interferon, classificados de acordo com o receptor celular e resposta que ativam

    d) Células T citotóxicas estão entre as principais células efetoras do sistema imune adaptativo; quando virgens, são incapazes de destruir células-alvo, sendo consideradas precursores dos linfócitos T citotóxicos

    e)células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer Cell) são um tipo de  citotóxicos necessários para o funcionamento do sistema imunitário inato. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.