SóProvas


ID
2283520
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Ela deve ser caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

     

     Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

            Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

            Outros procedimentos rotineiros na redação de comunicações oficiais foram incorporados ao longo do tempo, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes, etc. Mencione-se, por exemplo, a fixação dos fechos para comunicações oficiais, regulados pela Portaria no 1 do Ministro de Estado da Justiça, de 8 de julho de 1937, que, após mais de meio século de vigência, foi revogado pelo Decreto que aprovou a primeira edição deste Manual.

            Acrescente-se, por fim, que a identificação que se buscou fazer das características específicas da forma oficial de redigir não deve ensejar o entendimento de que se proponha a criação – ou se aceite a existência – de uma forma específica de linguagem administrativa, o que coloquialmente e pejorativamente se chama burocratês. Este é antes uma distorção do que deve ser a redação oficial, e se caracteriza pelo abuso de expressões e clichês do jargão burocrático e de formas arcaicas de construção de frases.

            A redação oficial não é, portanto, necessariamente árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com impessoalidade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.

            Apresentadas essas características fundamentais da redação oficial, passemos à análise pormenorizada de cada uma delas.

  • Gabarito E

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

    - clareza e precisão;

    - objetividade;

    - concisão;

    - coesão e coerência;

    - impessoalidade;

    - formalidade e padronização; e

    - uso da norma padrão da língua portuguesa.

    (Manual de redação da Presidência da República – 3. ed., rev., atual. e ampl.)