ALTERNATIVA D
Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. OK
Art. 43. A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos. OK
Art. 45. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando. OK
Art. 42, § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.
A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante à adoção. Vejamos:
a) A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.
Correto, nos termos do art. 41, ECA: Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.
b) A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.
Correto, nos termos do art. 43, ECA: Art. 43. A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.
c) A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando.
Correto, nos termos do art. 45, ECA: Art. 45. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando.
d) Podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.
Errado e, portanto, gabarito da questão. Exatamente o oposto: não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando, nos termos do art. 42, § 1º, ECA: § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.
Gabarito: D