SóProvas


ID
2284447
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Guerra improvável, paz impossível”, disse o historiador francês Raymond Aron. A frase ilustra as relações internacionais Pós-Segunda Guerra Mundial. Sobre esse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sobre o projeto Guerra nas Estrelas, criado pelos EUA no governo Reagan: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/o-que-foi-o-projeto-guerra-nas-estrelas/

    Sobre interpretações da Guerra Fria: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2012/09/correcao-da-prova-de-historia-terceiro.html

    sobre a Teoria dos Mundos (primeiro, segundo e terceiro mundos): http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/primeiro-segundo-terceiro-mundo.htm

  • Resposta A

    ------------------------------------------

    a)  A frase é relevante ao período conhecido por "Guerra Fria",ou seja,disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética ,após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.              A disputa divide o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumem a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

    ------------------------------------------

    b) O programa "guerra nas estrelas" foi um produto da fase final da Guerra Fria travada entre os EUA e a antiga URSS, podendo ser entendido, também, sob o ponto de vista da política interna dos EUA, como um projeto típicamente neoconservador, defendido pelo Partido Republicano dos Estados Unidos.

     

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio

  • a) A intensa rivalidade entre as superpotências lan- çava o risco de guerra, resultando numa corrida armamentista. Entretanto, a disputa armamentista suscitava o risco de destruição em massa, afastando a possibilidade de uma guerra direta entre as superpotências.

     b) O projeto Guerra nas Estrelas foi desenvolvido pela URSS como forma de garantir a hegemonia políticomilitar, sendo neutralizado pelos EUA, que, para isso, se valeram de campanhas com forte conteúdo ideológico e da extensão do seu domínio sobre o Terceiro Mundo. (o projeto guerra nas estrelas foi americano)

     c) Os EUA, debilitados pelo aumento dos gastos militares, limitaram-se comercialmente, perdendo importantes áreas de controle na América Latina para o bloco soviético. (houve grandes gastos militares de financiamento de grupos guerrilheiros pelos americanos, principalmente em El Salvador, Honduras e Guatemala. Pode-se dizer que apenas Cuba tinha relações mais próximas com a URSS)

     d) Os movimentos revolucionários financiados pela URSS eclodiram principalmente no Terceiro Mundo. (a frase não está errada, mas não está de acordo com o enunciado da questão)

     e) Os EUA buscaram abrir, estrategicamente, a economia dos países socialistas como forma de controle, tentando uma aliança econômica, apesar das divergências político-ideológicas. (o termo "cortina de ferro" cunhado por Churchill descreve bem que não era possível qualquer intervenção, seja ela qual fosse, nos países do bloco soviético)