SóProvas


ID
2284456
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Independência do Brasil, afirma-se:
I. Implicou uma ruptura de laços políticos e econô- micos com Portugal, já que no Brasil seria adotado um regime político constitucional, e Portugal manteria o sistema absolutista.
II. Pode ser considerada uma decorrência da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, na medida em que esse acontecimento implicou um processo crescente, e difícil de ser revertido, de autonomização político-econômico da colônia.
III. Está associada a uma profunda mudança estrutural interna, por colocar em cheque a base econômico-social que sustentou a exploração econômica do Brasil durante o regime colonial.
IV. Sofreu resistência dentro do próprio País, tendo em vista que determinadas Províncias, como o Grão-Pará e o Maranhão, tinham mais vínculos com Lisboa do que com o Rio de Janeiro.
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    ---------------------------------------------------

    II. Pode ser considerada uma decorrência da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, na medida em que esse acontecimento implicou um processo crescente, e difícil de ser revertido, de autonomização político-econômico da colônia. Antecedendo o processo de independência do Brasil, mas com fortes influências sobre o mesmo, ocorre a transferência da corte portuguesa para o Brasil.

    ---------------------------------------------------

    IV. Sofreu resistência dentro do próprio País, tendo em vista que determinadas Províncias, como o Grão-Pará e o Maranhão, tinham mais vínculos com Lisboa do que com o Rio de Janeiro. Assim começou a guerra de independência que vê nascer e atuar o exército brasileiro, formado a partir da contratação de mercenários, do alistamento de civis e de tropas coloniais portuguesas, contra aquelas que permaneceram fiéis ao Reino de Portugal em algumas partes do país.

     

    Wiki

    #UAB2018

  • Ao vir para o Brasil, a corte criou vários orgãos administrativos necessários para a administração local efetiva, tais como Casa da Moeda, Banco do Brasil,ministérios,tribunais; Escolas de medicina, Teatro Real, Imprensa Real, Academia Real Militar, dentre outros;Revogação do Alvará de 1815 que impedia a produção de manufaturas na colônia. Assim, aumentou a autonomização politico-econômica da colônia.

  • I - errado, o Brasil não adotou um regime político constitucional e sim um Império com uma constituição que prega um sistema de ditadura do imperador.

    II - correto, a presença da Corte Portuguesa acelerou o processo de independência e desvinculou o pacto colonial com a metrópole Portuguesa (Lembrar dos tratados com a Inglaterra).

    III - errado, a independência do Brasil não trouxe uma profunda mudança na estrutura interna do país, tanto na sociedade (patriarcal, desigual econômica e politicamente, escravista etc), tanto na economia (presa ao capital internacional, no caso agora estava presa ao capital inglês), tanto na política (centralizadora). Ao contrário, a independência foi só da elite.

    Daí, você já marcaria a letra B, eu nunca tinha estudado sobre o assunto do Item IV, mas por eliminação sobrava a letra B.